Como encontrar um emprego à distância

0

Se você está recebendo entrevistas localmente, mas não fora do estado, é quase definitivamente sobre a localização. Pode ser muito mais difícil encontrar um emprego quando você não é local da área em que está se candidatando. (Empregos totalmente remotos são uma história diferente, é claro, mas não são os que você está mirando.)

Há muitas razões pelas quais os empregadores hesitam em entrevistar candidatos não locais. Muito disso tem a ver com conveniência: supõe-se que você geralmente não poderá comparecer a uma entrevista com apenas alguns dias de antecedência ou parar para uma reunião improvisada com um tomador de decisões cuja agenda acabou de ter uma rara abertura e que você provavelmente não poderá começar imediatamente como um candidato local. Também é mais caro para as empresas entrevistar candidatos de fora do estado (pelo menos deveria ser, pois eles devem cobrir suas despesas de viagem, embora nem todos os empregadores o façam). E embora as entrevistas virtuais tenham tornado a distância um problema muito menor do que costumavam ser, muitos locais de trabalho não remotos ainda dependem de entrevistas presenciais, já que é assim que estão acostumados a conduzir os negócios.

Os empregadores também podem se preocupar que você espere que eles paguem seus custos de realocação se o contratarem, o que pode não ser algo que eles farão, dependendo das circunstâncias. E como você se mudaria para uma nova área, alguns gerentes veem os candidatos de fora da cidade como um risco maior. Eles não sabem se você vai acabar se adaptando bem à nova cidade ou se vai acabar sentindo falta de casa e voltando.

Como qualquer uma dessas variáveis ​​pode ser um incômodo, se um empregador tiver muitos candidatos locais bem qualificados, eles geralmente não têm incentivo suficiente para considerar candidatos remotos. Se eles podem fazer uma boa contratação sem nenhuma das desvantagens da contratação de longa distância, pode fazer sentido focar apenas localmente.

Claro, isso não é verdade para todos os papéis. Se você estiver olhando para cargos bastante juniores sem conjuntos de habilidades especializadas, é mais provável que a distância seja um obstáculo, porque provavelmente há muitos candidatos locais que atendem aos requisitos. Mas à medida que você se torna mais sênior – ou se você está em um campo em que suas habilidades estão em alta demanda – os empregadores geralmente se importam menos com sua localização. É um mercado de trabalhadores para muitos empregos no momento, e quando isso limita as opções dos empregadores, eles geralmente ampliam o grupo de candidatos que estão dispostos a considerar.

Mas como você está preocupado que seja um problema em sua busca de emprego, há coisas que você pode tentar que podem melhorar suas chances.

Explique suas razões para se mudar em sua carta de apresentação

Parece que você já está fazendo isso, mas procure maneiras de vinculá-lo a algo que pareça sólido e confiável para o empregador. “Ouvi dizer que você tem belas praias” não será tão convincente quanto “Tenho família na área e estou animado para me juntar a eles” ou “Meu parceiro recentemente aceitou um emprego lá” ou mesmo “Eu visitei várias vezes e tenho há muito planejava fazer minha casa lá.” (E embora eu não esteja encorajando você a deturpar sua situação, a realidade é que é improvável que eles saibam se você fizer isso.)

Quanto mais você puder fazer sua jogada parecer um negócio fechado, melhor

Idealmente, você poderia dizer que sua mudança já está em andamento ou dar um prazo em que espera viver na nova área. Isso não soa como sua situação, mas você pode driblar um pouco, por exemplo, listando o novo local em seu currículo. Não quero dizer que você deva inventar um endereço local falso, mas não há razão para não colocar “(realocação para …)” diretamente abaixo de suas informações de contato. Afinal, você será realocado se conseguir esse emprego, então não é forçar demais a verdade para que seu currículo reflita isso.

Como alternativa, não liste um local em seu currículo

Tornou-se cada vez mais normal ver currículos sem endereços de correspondência. Isso costumava ser um sinal imediato para os gerentes de contratação de que o candidato estava tentando esconder sua localização, mas se tornou uma prática tão comum que é improvável que levante bandeiras vermelhas agora. Sua localização provavelmente aparecerá em algum momento do processo de entrevista, mas deixá-la de fora do seu currículo pode ajudá-lo a passar pela triagem inicial. (É claro que muitos trabalhos pedem que você preencha formulários eletrônicos que exigem que você anote sua cidade e estado, portanto, esse método não é infalível – mas vale a pena tentar para ver se altera sua taxa de resposta.)

Torne o mais fácil possível para os empregadores entrevistá-lo e contratá-lo

Se você estiver disposto a cobrir seus próprios custos de viagem e despesas de realocação, informe isso antecipadamente em sua carta de apresentação. E seja o mais flexível possível sobre uma data de início. Por exemplo, idealmente, você não diria aos empregadores que levará seis semanas para se mudar quando eles tiverem outros bons candidatos que possam começar imediatamente. (Bons empregadores esperarão pelo melhor candidato quando puderem. Mas às vezes eles terão dois “melhores” candidatos ou terão razões legítimas para precisar de alguém para começar mais rapidamente.)

Apoie-se na sua rede o máximo que puder

É sempre útil pesquisar em sua rede conexões com as empresas que você está segmentando, mas é especialmente importante quando você está pesquisando de longe. Ter um insider sinalizando você para o gerente de contratação pode chamar a atenção do seu aplicativo quando, de outra forma, poderia ter sido ignorado.

Fazer todos os itens acima pode fazer muito para combater a desvantagem em que sua localização o coloca. Dito isso, às vezes as buscas de emprego à distância podem ser muito difíceis, e as pessoas acabam tendo que se mudar para a nova área antes de conseguirem um emprego. Isso nem sempre é possível financeiramente, e é especialmente complicado quando você não tem um lugar específico em mente além de “apenas não é minha cidade atual”. Mas às vezes essa é a realidade.