Como saber se seu filho realmente precisa de aparelho

0

Aparelhos são uma coisa comum para as crianças, e é provável que o dentista do seu filho sugira que você faça uma consulta com um ortodontista em algum momento. Mas seu filho realmente precisa de aparelho?

Como saber se seu filho realmente precisa de aparelho

Muitas vezes, quando você chega ao consultório do ortodontista, ele assume que você está lá porque já está interessado em colocar um aparelho. A conversa pode partir dessa suposição, portanto, se você quiser saber se seu filho precisa de aparelho, certifique-se de dizer antecipadamente que essa é a sua pergunta principal.

Você também pode iniciar esta conversa com o dentista regular, pois ele estará familiarizado com os dentes do seu filho e poderá lhe dar bons conselhos sobre o que você pode aprender com uma consulta ortodôntica. Aqui estão algumas perguntas a serem feitas a um ou a ambos os profissionais:

Pergunte sobre como os dentes funcionam, não apenas como eles se parecem

Aparelhos e outros tratamentos ortodônticos podem ser feitos por razões funcionais, como garantir que os dentes do seu filho não estejam dificultando muito a mastigação dos alimentos ou a fala. Também podem ser feitos por motivos estéticos, basicamente para deixar os dentes mais bonitos.

Esses interesses geralmente se sobrepõem, com o endireitamento dos dentes servindo a ambos os propósitos. Portanto, se você não estiver preocupado com a aparência dos dentes do seu filho, precisará ser específico ao perguntar se há problemas de saúde ou funcionalidade.

Pergunte sobre prós e contras

Estas perguntas devem ser o seu princípio orientador para qualquer discussão com um profissional de saúde. Quando você está considerando um tratamento, pergunte:

  • Quais são os benefícios de fazer isso?
  • Quais são as desvantagens?
  • O que acontecerá se não fizermos isso?
  • Quais são as alternativas?

Se a resposta para “e se ele não usar aparelho?” é “talvez os dentes dele sejam um pouco tortos”, então você pode fazer seu próprio julgamento com base em quão tortos eles são e como você e seu filho se sentem sobre isso. Por outro lado, se a resposta for que seu filho pode ter problemas respiratórios ou de deglutição, esse pode ser um bom motivo para colocar o aparelho.

Pergunte sobre os resultados

Não nos referimos apenas a pedir para ver fotos de antes e depois de pacientes com pontos de partida semelhantes, embora isso possa ser útil. Certifique-se de perguntar qual é a gama de resultados possíveis desde o início do tratamento ortodôntico e qual a probabilidade de cada resultado.

Às vezes, os aparelhos ortodônticos não resolvem totalmente o problema, especialmente se seu filho não usa a contenção de forma consistente. Além disso, as taxas de sucesso podem variar dependendo dos tipos de aparelhos usados, da idade do seu filho e de outros fatores.

Pergunte sobre o horário

O fato de você estar em uma consulta não significa que esta seja a última ou a única chance de seu filho usar aparelho. Alguns problemas podem ter uma idade ideal para corrigi-los. Outras coisas podem melhorar ou piorar com o tempo.

Se você não tiver certeza sobre fazer isso agora, pergunte se alguma coisa seria diferente se você esperasse um ano antes de decidir. E se você sentir que está sendo pressionado, ou se não tiver certeza se confia em tudo o que seu ortodontista está dizendo, sinta-se à vontade para procurar uma segunda opinião.