Como fazer tortilhas de milho

0

Não há nada como tortilhas de milho frescas e caseiras. Siga nosso guia passo a passo sobre como fazer tortilhas de milho que mudarão para sempre a noite do taco.

Tacos, quesadillas e enchiladas são todos os favoritos durante a semana. Aumente a aposta naqueles jantares rápidos com uma atualização simples, aprendendo a fazer tortilhas de milho.

Acha que não pode fazer tortilhas caseiras em uma noite de semana? Pense de novo! Esta receita de três ingredientes prova que uma boa comida não precisa ser complicada.

Use Masa Harina

Para fazer tortilhas de milho caseiras, você precisará de um tipo de farinha chamada masa harina. É uma farinha feita de milho seco (também conhecido como masa). Alguns supermercados e mercearias vendem masa harina, mas se você não conseguir encontrá-lo lá, pare no mercado mexicano local. Você pode usar o masa harina para todos os tipos de pratos mexicanos autênticos, incluindo tamales.

Você precisa de uma prensa de tortilha?

Usar uma prensa de tortilha facilita o trabalho de achatar as bolas de massa ao fazer tortilhas de milho caseiras. Não tem certeza se quer comprar um gadget de cozinha apenas para tortilhas? Compreensível, mas no lado positivo eles possuem um preço razoável. Se você estiver pulando a prensa, você pode achatar a massa usando uma panela pesada de fundo chato.

Como fazer tortilhas de milho

Ingredientes

  • 2 xícaras de farinha de masa harina.
  • 1,5 xícaras de água quente.
  • 1/2 colher de chá de sal.

Instruções

Passo 1: Faça a massa da tortilha de milho

Em uma tigela, misture a farinha, a água e o sal. Acrescente mais água, 1 colher de sopa de cada vez, até que a massa fique firme, mas úmida. Quando a massa estiver macia, mas não pegajosa, cubra e deixe descansar por 1 hora.

Dica: A massa deve ficar parecida com massinha de modelar.

Passo 2: Divida a massa e achate

Divida a massa em 12 porções iguais e enrole em bolinhas. Achate suavemente uma bola de massa entre dois pedaços de papel manteiga, usando uma prensa de tortilha.

Dica: você pode usar uma panela grande de fundo chato no lugar da prensa de tortilha.

Passo 3: Cozinhe as tortilhas até ficarem secas, mas macias

Remova um pedaço do papel manteiga e transfira a tortilha, com o lado do papel para cima, para uma frigideira ou chapa pré-aquecida em fogo médio-alto. Remova com cuidado o pedaço restante de papel manteiga e cozinhe a tortilha por 1 minuto até que esteja ligeiramente seca. Vire a tortilha e cozinhe por mais 1 minuto até ficar seco e marrom claro, mas ainda macia.

Passo 4: Mantenha as tortilhas de milho quentes

Transfira as tortilhas para um aquecedor ou embrulhe em papel alumínio para mantê-las aquecidas. Repita o processo de achatamento e cozimento com as bolas de massa restantes.

Dicas para fazer tortilhas de milho

Como fazer tortilhas de milho coloridas?

Fazer tortilhas de milho coloridas é tão fácil quanto comprar diferentes tipos de massa. Experimente todos os tipos de masa para encontrar o seu favorito para tacos, enchiladas, taquitos e muito mais. Cada tipo de masa tem um sabor ligeiramente diferente, e você aprenderá rapidamente qual tipo prefere quanto mais vezes fizer suas próprias tortilhas.

Você pode fazer tortilhas de milho sem masa harina?

Infelizmente, não, você realmente precisa de masa harina para fazer tortilhas de milho. Não é intercambiável com fubá ou farinha de milho, porque é embebido, enxaguado, seco e depois moído. Fubá e farinha de milho não passam por todo esse processo.

Como você armazena tortilhas de milho caseiras?

Mantenha as tortilhas cozidas embrulhadas em papel alumínio na geladeira por até 3 dias. Se você quiser fazer um lote duplo e guardar alguns para uma data posterior, você pode congelar as tortilhas. Basta embrulhar suas tortilhas cozidas em filme plástico e papel alumínio, transferir para um saco com zíper e congelar por até 4 meses. Descongele as tortilhas durante a noite na geladeira antes de usar.

Como você reaquece tortilhas de milho?

Logo depois de fazer suas tortilhas de milho, você vai querer mantê-las aquecidas até que sejam servidas, pois elas têm um sabor melhor assim. Você pode usar um aquecedor de tortilhas ou envolvê-los em papel alumínio ou uma toalha limpa até que o resto da sua refeição esteja pronta.

Se você fez suas tortilhas de milho com antecedência, tire-as da geladeira e coloque-as, uma de cada vez, em uma frigideira de ferro fundido quente em fogo médio-alto. Quando cada tortilha estiver um pouco tostada e com manchas marrons se formando, vire-a e toste o outro lado. Se você não tiver tempo para aquecê-los um por um, você pode embrulhar algumas tortilhas de milho em papel alumínio e colocá-las no forno até que estejam quentes. Mantenha-os embrulhados em papel alumínio depois de tirá-los para que fiquem aquecidos até que o jantar esteja na mesa.

Quando você deve usar tortilhas de milho em vez de tortilhas de farinha?

Você já viu um burrito ou quesadilla feito com uma tortilha de milho? Por outro lado, você já fez taquitos ou tostadas com tortilhas de farinha? Provavelmente não!

As tortilhas de farinha são necessárias para receitas que precisam de um pouco mais de apoio, pois são mais grossas e resistentes. Eles têm a força para manter todos os ingredientes que você ama em um burrito e a capacidade de estabilizar o que você quiser em suas quesadillas enquanto você pega cada triângulo de queijo.

As tortilhas de milho são perfeitas para receitas que precisam de uma tortilha mais flexível. Por exemplo, taquitos e enchiladas exigem uma tortilha que seja facilmente enrolada nos recheios. As tortilhas de milho também ficam muito mais crocantes do que as tortilhas de farinha, e é por isso que são melhores para fazer tortilhas e tostadas.

Maneiras de usar tortilhas de milho caseiras

Depois de aprender a fazer tortilhas de milho caseiras, use-as para nivelar seus tacos, tostadas e enchiladas.

Você pode trocar por tortilhas caseiras ao fazer seus próprios taquitos, ou usar as tortilhas em caçarolas picantes, como uma tortilha de frango assada ou copos de tostada de frango em porções individuais.