13 dicas sobre como limpar seus armários de cozinha corretamente
Seja você um chef de cozinha experiente ou alguém que ocasionalmente despeja cereais em uma tigela, seus armários de cozinha tendem a se desgastar se não forem cuidados regularmente. Poeira e respingos de comida se acumulam nos lugares mais inesperados, criando uma camada de sujeira com o passar do tempo. Contudo, é fácil manter sua cozinha brilhando se você cuidar um pouco de seus armários.
O primeira passar para limpar seus armários corretamente é escolher um limpador externo com base na superfície do seu gabinete. Por um lado, detergente neutro misturado com água morna funciona na maioria das superfícies dos armários, incluindo metal, plástico laminado, madeira pintada e vinil. Além disso, é recomendado adicionar uma pitada de vinagre à solução para destruir as bactérias. Se você tiver armários de madeira, faça um polimento com sabão de óleo e limpe. Sem mais delongas, aqui estão 13 dicas sobre como para limpar seus armários de cozinha.
Como limpar seus armários de cozinha
Comece pelo alto
Se você estiver simplesmente tirando pó ou fazendo uma limpeza profunda dos armários da cozinha, sempre comece pela parte superior e vá descendo para não precisar limpar nada mais de uma vez. Certifique-se de fechar todas as suas gavetas e armários com antecedência para que os detritos não caiam neles à medida que avança. Quando tudo estiver fechado, comece no ponto mais alto do armário e limpe para baixo.
Se as partes superiores dos seus armários estiverem expostas, forre a parte superior com papel manteiga e, quando ficar empoeirado, remova-o com cuidado e substitua-o por um novo pedaço de papel.
Remova a poeira rotineiramente para facilitar a limpeza profunda
Alguns especialistas dizem para limpar seus armários semanalmente, mas sejamos realistas. Para muitos de nós, ensaboar toda a cozinha de cima a baixo não está nos planos. Se você não consegue limpar seus armários semanalmente, tente pelo menos remover o pó uma vez por semana.
Antes de limpar seus balcões, passe um pano seco sobre as superfícies do gabinete, tomando um pouco de cuidado extra em torno dos locais onde a poeira se acumula. Para tirar o máximo proveito de um único pano, é recomendado dobrá-lo ao meio duas vezes e depois virá-lo ou desdobrá-lo depois que cada parte começar a acumular poeira.
Faça uma limpeza séria no exterior do seu gabinete
Além de tirar o pó regularmente, basta limpar manchas de comida para manter seus armários com uma aparência limpa. Mas quando eles estiverem prontos para uma lavagem mais completa, pegue um pano de microfibra e a solução de limpeza certa para o acabamento do seu gabinete e o limpe cada canto dele.
Começando nos pontos altos, é recomendado que você borrife o pano em vez de usar o produto diretamente no gabinete para evitar saturar a superfície. Não se esqueça de passar o pano no topo das portas dos armários inferiores, onde a sujeira geralmente se acumula.
Evite encharcar seus armários
A maioria das superfícies do gabinete não vai gostar de muito líquido. O excesso de umidade pode danificar o acabamento ou a pintura e, em alguns casos, começar a deformar os materiais. Também é importante não deixar água escorrer pelas dobradiças do gabinete, o que pode fazer com que enferrujem.
Além de borrifar o produto em um pano em vez de diretamente nos armários para evitar a saturação, torça o pano ou a esponja na pia se você acidentalmente borrifar demais. Quando você terminar de limpar, é recomendado pendurar toalhas úmidas e panos longe dos armários de madeira.
Remova o acúmulo de graxa
Uma solução de detergente suave deve cuidar de um pouco da graxa que se acumula em seus armários, mas para um acúmulo mais resistente, existem algumas opções. Uma solução caseira recomendada é criar uma pasta suave com uma parte de bicarbonato de sódio e duas partes de água. Deixe-a descansar na área afetada por alguns minutos e depois limpe-a.
Remova manchas dos armários
O bicarbonato de sódio também serve como um produto milagroso quando você está lidando com manchas no armário da cozinha. Misture a solução simples de uma parte de bicarbonato de sódio, duas partes de água e esfregue suavemente com uma escova de dentes de cerdas macias ou esponja úmida. Deixe-a descansar na área manchada por alguns minutos antes de limpar. Também é recomendado secar a área com um pano quando terminar.
Marcas de água limpa
Marcas de água lima podem aparecer na superfície dos armários de cozinha após limpá-los. Elas aparecem quando a umidade penetra no acabamento do gabinete, mas felizmente existem alguns métodos testados e comprovados para removê-los.
É recomendado aplicar maionese (sim, você leu certo!) no local e deixá-lo descansar durante a noite. Os cremes dentais brancos também funcionam se você os esfregar suavemente sobre a marca d’água. Se as marcas brancas aparecerem constantemente, é sugerido mudar da torneira para a água de limpeza destilada para evitá-las.
Não se esqueça das janelas dos armários
As portas de vidro em seus armários de cozinha precisam ser limpas como qualquer outra janela. Certifique-se de usar um limpador de vidro que será suave no acabamento do seu gabinete se eles entrarem em contato. Evite borrifar o limpador de vidro diretamente na superfície para evitar pingar o líquido em todo o seu gabinete. Em vez disso, molhe o pano com o limpador, limpe-o e lustre-o para evitar riscos. Não se esqueça de abrir a porta do armário e limpar por dentro também.
Certifique-se de desinfetar os equipamentos
Estamos constantemente tocando no armário para abrir e fechar portas. Portanto, desinfetá-los regularmente é fundamental. Você pode fazer limpar o local com um pano umedecido com uma mistura de vinagre e água.
Para uma limpeza mais profunda, remova seus puxadores e coloque-os em um balde de vinagre e água com um pouco de detergente. Deixe-os de molho por uma hora antes de dar uma boa esfregada. Isso funcionará para a maioria dos acessórios de metal ou cerâmica duráveis, mas verifique novamente se o seu armário requer materiais de limpeza específicos.
Fique longe de produtos que danifiquem os armários
A última coisa que você quer fazer ao limpar seus armários de cozinha é danificá-los. Certifique-se de testar uma superfície sempre que experimentar novos produtos ou ferramentas de limpeza, de preferência em uma área que não seja visível.
Realoque itens que podem danificar seus armários
Aparelhos que emitem calor ou vapor podem degradar seus armários ao longo do tempo, especialmente se forem feitos de materiais como madeira compensada. Esteja atento ao usar itens indutores de vapor, como chaleiras e panelas de pressão, direcionando o vapor para longe de seus armários.
Se você tiver uma torradeira ou cafeteira, considere movê-las para uma tomada diferente quando estiverem em uso. Se você notar danos em um aparelho que não pode mover, considere usar protetores térmicos.
Limpe dentro dos armários
Você ficaria surpreso com a rapidez com que poeira e detritos se acumulam dentro dos armários. Por conta disso, é recomendado a limpeza desses interiores mensalmente. Se a ideia de remover tudo em seus armários que muitas vezes não te agrada, uma dica útil é esperar até que sua máquina de lavar louça esteja carregada ou sua pia esteja cheia de pratos para que você tenha menos itens para remover.
Quando um armário estiver vazio, remova migalhas e detritos (aspirar dentro fará com que isso seja mais rápido) e limpe com um limpador suave. Lembre-se de secar as prateleiras quando terminar. E não se esqueça de tirar o pó de qualquer coisa que esteja guardada por muito tempo antes de colocá-la de volta dentro do seu armário limpo.
Adicione revestimentos de gabinete
Os revestimentos não apenas protegem o interior do seu gabinete da umidade, mas a adição de papel removível também oferece uma proteção contra derramamentos pegajosos. Embora a tarefa de cortar os revestimentos no tamanho certo possa ser tediosa, valerá a pena no final.
Um truque simples para tornar o processo de revestimento de armários mais rápido: em vez de medir todas as dimensões do seu armário repetidamente, coloque o papel contra os dois lados do armário e marque ou dobre o resto, depois corte ao longo das dobras.