Como criar um site para pequenas empresas

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Para um pequeno empreendedor, um site é uma ferramenta de vendas e marketing muito eficaz. Em apenas cinco etapas, você pode criar um belo site pessoal ou comercial que envolva os visitantes e os estimule a comprar seus produtos e serviços. Veja como começar.

Escolha um nome de domínio para o site

Um domínio é o nome exclusivo do seu site.

Você pode escolher o nome que quiser, mas é melhor ter um que corresponda ao nome da sua empresa. Isso não apenas mantém sua marca consistente, mas também pode afetar significativamente a maneira como você aparece nos resultados dos mecanismos de pesquisa. Um bom nome de domínio pode ajudá-lo a ficar mais alto nas classificações, o que pode aumentar o número de pessoas que acessam seu site.

Ao fazer brainstorming de nomes de domínio, preste atenção a estas dicas úteis:

  • Inclua palavras-chave relevantes para o seu negócio para aumentar sua visibilidade nos mecanismos de busca.
  • Evite usar nomes muito complicados.
  • Se você estiver sem ideias, use um gerador de nomes de domínio como ponto de partida.
  • Mantenha seu domínio curto para facilitar a memorização dos visitantes.
  • Evite abreviaturas, siglas, hífens e números.
  • Procure usar domínios de nível superior tradicionais, como .com ou .net ou um que melhor se relacione com você ou sua empresa.
  • Certifique-se de que ninguém mais o esteja usando. Embora você possa comprar um domínio de outra pessoa, isso pode sair caro. Talvez seja melhor escolher outro nome ou usar um domínio de nível superior diferente, como .net.

Registre seu domínio e escolha seu design e provedor de hospedagem

Depois de escolher um nome de domínio, você precisará registrá-lo em um registrador de domínios. Você pode fazer isso usando um site como o Registro.br. Lembre-se de que esses provedores simplesmente registram a propriedade do domínio para você, o que pode custar um valor anual.

Você ainda precisará encontrar outro provedor para hospedar o URL onde você construirá seu site e potencialmente usar outro programa para projetá-lo. Para simplificar, você pode optar por registrar seu domínio em um provedor que ofereça recursos de registro, hospedagem e design.

Se você não tem muita experiência em codificação, talvez queira uma opção completa como WordPress, Squarespace ou Wix.

Se você optar por usar empresas separadas para gerenciar sua hospedagem e design na web, procure um serviço de hospedagem que ofereça vantagens como suporte técnico, um nome de domínio gratuito ou certificado Secure Sockets Layer (SSL).

Você deve avaliar muito o certificado SSL, pois é uma tecnologia de segurança padrão global que permite uma conexão segura e protege seus dados e informações confidenciais e de seus visitantes. Simplificando, essa medida de segurança adiciona o S em HTTPS na frente do URL de um site. Os motores de busca e os visitantes olham favoravelmente para ele.

Esses recursos são mais comuns com provedores multifuncionais, mas não há garantia, portanto, certifique-se de que o que você escolher os ofereça antes de comprar um plano.

Se o seu host não fornecer nenhum recurso de integração, alguns programas de design de terceiros que você pode considerar são os aplicativos Canva e Adobe Creative Cloud. Você pode criar designs nessas plataformas e incorporá-los nas páginas do seu site.

Adicione páginas e conteúdos úteis

Você tem muitas opções quando se trata de como organizar seu conteúdo sobre sua empresa e seus serviços.

Dito isso, esforce-se para incluir páginas importantes como:

  • Página inicial: O página inicial do seu site de negócios deve cativar as pessoas e dizer a elas exatamente o que você faz e a quem atende. Incorpore gráficos atraentes, fontes legíveis, descrições concisas e claras e frases de chamariz atraentes.
  • Página ‘Sobre nós’: Compartilhe a história de origem do seu negócio. Destaque suas conquistas, objetivos e valores. Você também pode apresentar os membros da equipe para promover conexões mais profundas com os clientes.
  • Página de vendas: Gere mais receita e integre uma plataforma de agendamento online de terceiros ou uma plataforma de comércio eletrônico.
  • Página de contato: Inclua contas de mídia social, e-mails, números de telefone, endereços e um formulário de contato para facilitar o contato das pessoas com você. Se for adequado ao seu negócio, adicione também o seu horário de funcionamento.
  • Páginas de conteúdo: O compartilhamento de conteúdo estabelece você como um especialista em seu setor e ajuda a aumentar uma comunidade leal para sua empresa. Isso pode incluir blogs, vídeos, episódios de podcast, estudos de caso e muito mais. Como bônus, esse conteúdo pode ajudar a aumentar sua classificação nos resultados de pesquisa e aumentar os visitantes do site.
  • Página de perguntas frequentes: Responder a perguntas comuns não apenas ajuda a criar mais confiança em sua marca, mas também reduz o número de chamadas e tíquetes de suporte que você recebe.
  • Página de avaliação: Aumente sua credibilidade compartilhando seus sucessos. Crie uma página que compartilhe críticas positivas sobre seus serviços e inclua qualquer menção à sua empresa em meios de comunicação notáveis.

Otimize seu site para mecanismos de pesquisa

A otimização do mecanismo de pesquisa, ou SEO, é a prática de otimizar o site da sua empresa para que suas páginas tenham uma classificação mais alta nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa (SERPs), principalmente no Google. É o que ajuda as pessoas a encontrar você.

Ao construir seu site, lembre-se dessas práticas básicas de SEO para aumentar sua visibilidade e direcionar mais tráfego:

  • Use palavras-chave relevantes em todas as suas postagens e páginas. Não use palavras-chave apenas por causa delas, no entanto. Certifique-se de que suas escolhas sejam intencionais. O uso excessivo pode afetar negativamente sua classificação.
  • Publique consistentemente conteúdo valioso para seus clientes ou leitores.
  • Realize auditorias ou limpezas de conteúdo de rotina para ver o que você pode consolidar ou atualizar.
  • Mantenha a velocidade de carregamento do seu site o mais baixa possível otimizando imagens ou ativando o cache do navegador. Esses ajustes podem ajudar sua página da web a ter uma classificação mais alta nos resultados dos mecanismos de pesquisa.
  • Garanta que seu design e conteúdo funcionem corretamente em computadores, celulares e tablets. Não subestime o desempenho do seu site em dispositivos móveis.
  • É ótimo ter um site de negócios bem projetado, mas os mecanismos de pesquisa querem ver mais do que isso para estabelecer sua autoridade quando o indexam em seus resultados de pesquisa.

Ao otimizar seu site para pesquisa, lembre-se de manter seus visitantes em mente. Você vai querer escolher sistemas de navegação fáceis e criar páginas que permitam tempos de carregamento rápidos. Torne seu site o mais acessível possível.

Revise seu site antes de publicá-lo

Antes de publicar seu site, você precisará testá-lo para garantir que ele funcione corretamente.

Entre outras coisas, certifique-se de:

  • Ler seu conteúdo para garantir que esteja livre de erros.
  • Verificar se há links quebrados.
  • Remover qualquer conteúdo de preenchimento do tema ou modelo do seu site.
  • Testar seu site em navegadores como Google Chrome, Mozilla Firefox, Safari e outros navegadores populares.
  • Conectar seu site ao Google Analytics para monitorar seu desempenho.

Quando estiver pronto, clique em publicar. Para ajudar a direcionar o tráfego para seu site recém-criado, compartilhe-o com amigos, comercialize-o com clientes e inclua-o em seu LinkedIn, Twitter, Instagram, Facebook e outros perfis de mídia social.

Mantenha seu site atualizado

Você não termina seu site no minuto em que você clica em publicar. Para permanecer no topo das classificações de pesquisa e melhorar a experiência de seus visitantes, você precisará atualizá-lo de forma consistente. Considere adicionar o seguinte à sua lista de tarefas:

  • Use ferramentas de webmaster e análise, como o Google Analytics, para monitorar como as pessoas usam seu site.
  • Atualize regularmente seu site com postagens de blog, produtos e ofertas promocionais.
  • Realize revisões mensais para garantir que todos os aspectos do seu site, incluindo links internos e externos, páginas e plug-ins, estejam funcionando conforme o esperado.
  • Atualize sua página “Sobre nós” com novos membros da equipe ou conquistas.
  • Com o passar do tempo, você pode querer promover relacionamentos com outros sites de negócios para estabelecer credibilidade e melhorar seu SEO. Quando outros sites importantes são vinculados ao seu site, os mecanismos de pesquisa veem seu site como mais confiável e digno de ser classificado mais alto nos resultados.