Como definir limites no trabalho

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A ideia de desistir silenciosamente tem recebido muita atenção nas mídias sociais recentemente e pode ser mais difundida do que você pensa. Muitos funcionários adotaram a ideia de não se esforçar mais no trabalho, em muitos casos em resposta ao sentimento de excesso de trabalho.

Porém, alguns especialistas em carreira alertam que fazer coisas como essa no trabalho pode ter sérias consequências de longo prazo para a carreira dos funcionários, bem como para seus empregadores.

Anita Williams Woolley, professora associada de comportamento organizacional e teoria da Universidade de Carnegie Mellon, incentiva os trabalhadores a assumir um papel mais ativo na melhoria de sua vida profissional, em vez de um papel passivo. “Se você está realmente chateado com alguma coisa, muitas vezes pode superestimar o quão insolúvel é”, diz ela. “Eu não acho que você precisa parar quieto para sair de uma situação.”

Aqui estão as maneiras pelas quais Wooolley e outros especialistas sugerem estabelecer limites no trabalho, antes de chegar ao ponto de se desvincular completamente.

Seja sincero sobre o que não está funcionando e o que está

Os funcionários geralmente tomam a decisão de mudar o ritmo silenciosamente, sugerindo que não se comunicarão diretamente com o empregador sobre sua decisão. O passo mais simples que você pode dar para estabelecer limites no trabalho é ser tudo, menos quieto.

Falar com seu gerente sobre o que não está funcionando e quais são seus objetivos pessoais pode fazer toda a diferença. Tente ter essas conversas significativas com frequência para estabelecer um sistema de responsabilidade. Isso cria alguma equidade na cultura. Isso é bom para você, seu bem-estar e é bom para a empresa.

Se você está insatisfeito com o trabalho que deve fazer pelo que ganha, talvez seja hora de conversar sobre seu salário também. Mary Nice, consultora de carreira e local de trabalho, diz que conversar com seu gerente, defendendo salários mais altos, articulando claramente seus pontos de por que você merece um aumento, pode ser muito construtivo. “Conversas sobre dinheiro são desconfortáveis, mas também são completamente esperadas e merecidas”, diz ela.

Tirar uma folga

Para muitos, solicitar folga pode parecer assustador, mesmo quando os dias de folga remunerada estão escritos em seu contrato de trabalho. Não fazer uma pausa necessária pode levar ao esgotamento, estresse crônico e outros problemas de saúde.

“É difícil ganhar perspectiva quando estamos em nossas rotinas normais”, diz Nice. “A folga remunerada nos dá a chance de quebrar nossa rotina e superar nosso ciclo de estresse.” Priorizar-se significa legitimamente solicitar seus dias de folga (com aviso prévio ao seu gerente) para que você possa descansar e voltar ao trabalho recarregado.

Limite as notificações fora do horário de trabalho

Os últimos anos de trabalho remoto borraram as linhas do equilíbrio habitual entre vida profissional e pessoal, levando a um acúmulo de ressentimento a cada e-mail ou mensagem após o expediente. Ana Goehner, estrategista de carreira com quase cinco anos de experiência em recursos humanos, diz que limitar sua disponibilidade fora do horário de trabalho pode tornar essas linhas muito mais claras.

A chave é se comunicar com sua equipe sobre como serão esses limites, diz Goehner. “Os gerentes não são leitores de mentes, então você precisa comunicar sua disponibilidade.” Se você planeja configurar seu telefone no modo ‘Não perturbe’ ou está limitando seu prazo de resposta a e-mails após uma determinada hora, certifique-se de transmitir isso claramente ao resto de sua equipe para gerenciar suas expectativas em relação a você.

Priorize sua saúde mental e física

O estado de sua saúde mental e física é fundamental para o seu bem-estar e como você se apresenta no trabalho. Os educadores estão entre os que mais lutam com esse equilíbrio.

Existem alguns pequenos passos que os trabalhadores podem tomar para ajudar a aliviar o estresse. Atividades como de ioga e meditação podem ajudar a gerenciar seus níveis de estresse.

Tente encontrar significado em seu trabalho

Um dos principais fatores que contribuem para o estresse no trabalho é o aumento da negatividade relacionada ao trabalho, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Sentir paixão, propósito e variedade que você faz pode causar um grande impacto. “É significativo quando você sente que está fazendo algo que tem impacto, que lhe interessa ou que parece importante para a empresa”, diz Woolley.

Essa mentalidade pode ser difícil de abraçar quando seu trabalho parece mundano, mas Woolley argumenta que mesmo a tarefa mais simples desempenha um papel importante no resultado maior de uma empresa. Nice diz que encontrar significado no trabalho pode ir além de suas contribuições para uma empresa. Fatores que melhoram sua vida, como fazer conexões com colegas de trabalho, garantir estabilidade ou ganhos financeiros ou obter acesso à saúde, também podem ser motivadores, diz ela.

Portanto, antes de “desistir em silêncio” do seu emprego, ou simplesmente desistir, tente fazer com que seu local de trabalho atual funcione para você e seus objetivos. Se você não estabeleceu limites e comunicou o que precisa, quando você vai para outro trabalho você está apenas levando toda essa falta de clareza para um ambiente diferente. Você pode se livrar do estressor, mas não se livrar do estresse.