Como parar de se comparar com outras pessoas

0

A comparação pode ser um problema para várias pessoas. Você pode estar saltitando no seu dia, se sentindo muito bem e, de repente, vê uma imagem, ouve uma notícia ou vê uma postagem no feed de uma mídia social e de repente você é acionado de volta a um padrão antigo e indesejável, mas generalizado, de comparar e contrastar sua vida de alguma forma com alguém ou alguma outra coisa.

Em apenas alguns segundos, seus sentimentos passam de felizes, alegres e leves para tristes, pesados ​​e sombrios. É um padrão negativo com o qual muitos de nós se sentem presos. No entanto, não precisa continuar na mesma intensidade, embora alguns níveis equilibrados de comparação social façam parte de nossa estratégia normal de comportamento como humanos.

A chave é não permitir que a comparação domine seu dia e afete negativamente seu humor e senso de autoestima. A saída do ciclo é conectar-se a um lugar mais profundo dentro de você, onde sua intuição, pensamento, validação interior, paz e criatividade vivem. Quando você se estabelece cada vez mais profundamente naquele lugar, coisas do mundo exterior tem menos efeito.

Assim como quebrar qualquer padrão, a repetição e substituição de um novo padrão e novas formas de ser têm que ser induzidas ao longo do tempo. Há controvérsias na comunidade científica sobre quanto tempo um novo hábito ou padrão de pensamento leva para ser estabelecido, mas em média pode levar cerca de 66 dias.

Portanto, a boa notícia é que é possível fazer uma mudança, mas nos primeiros meses, você terá que se esforçar mais para fazer essa mudança. No entanto, isso é algo que definitivamente vale a pena trabalhar. Aqui estão algumas dicas práticas e diárias para você atingir esse objetivo.

Como parar de se comparar com outras pessoas

Diminua o zoom

Improvisar, ou “criar algo novo no calor do momento”, pode ajudar a romper com padrões de pensamento estabelecidos. Comece a notar quando os sinais de comparação começam a aparecer. Pode parecer uma sensação de constrição em seu intestino, um aperto nos ombros ou uma sensação de vazio em seu coração.

No momento em que isso acontecer, comece a “diminuir o zoom” ou afaste sua atenção da imagem, da ideia, do gatilho. Traga seu foco de volta para seu corpo e sua energia, e respire fundo algumas vezes. Permita que seu corpo relaxe e se regule para longe de uma ameaça percebida em seu sistema nervoso e quebre o ciclo de comparação.

Em seguida, “improvise” ou concentre-se em algo diferente, como algo pelo qual você é grato naquele momento. Isso funciona no momento, mas também como um estilo de vida de longo prazo.

Encontre a quietude

O grande guru do yoga Paramahansa Yogananda falou sobre “fluxo superficial”, significando que todos nós nos comparamos em diversas atividades, incluindo memórias do passado e imaginações sobre o futuro. Quando fazemos isso, unimos nossos pensamentos e o que está presente no momento, e começamos a observar o que outras pessoas estão fazendo. Isso pode rapidamente se transformar em comparação.

Quanto mais encontramos uma maneira de nos conectarmos ao agora, mais nos treinamos para estar em um lugar mais pacífico de ser e observar, e mais soltamos as garras do ego, que tenta criar segurança dos meios fúteis de separação e comparação.

Comece a se conectar mais com a quietude da vida diária através da meditação e, especificamente, implementando uma prática de meditação matinal.

Lembre-se que estamos todos em jornadas iguais, embora diferentes

Você pode dizer a si mesmo que já sabe disso, mas você realmente tenta experimentar essa verdade em sua vida diária? Caso contrário, o mundo, cheio de imagens externas e mensagens de marketing destinadas a nos fazer comprar mais coisas, nos fará acreditar que temos que continuar comparando.

Para viver essa verdade, considere a leitura do Tao Te Ching e outros textos reflexivos antigos com foco na profunda realização da igualdade que supera todo julgamento. Preencher sua mente com verdades pode ajudar a inspirá-lo a começar a vivê-las como uma prática cotidiana.

Comece o dia com uma afirmação positiva.

Os ensinamentos do grande guru do yoga Paramahansa Yogananda sobre afirmações eficazes nos aconselham a praticá-los melhor após a meditação, quando a mente está mais tranquila. Comece repetindo a afirmação em voz alta, depois cada vez mais silenciosamente, fazendo um esforço para se fundir com a energia por trás das palavras

Passe alguns minutos tranquilos por dia na natureza, testemunhando as formas infinitas

Todos nós precisamos redefinir nossas mentes do dilúvio implacável de imagens e conformidade, que gera comparação em toda a sociedade. A Mãe Natureza está sempre lá para ajudar a nos curar. Há muito a aprender com o ser sem palavras, humilde e poderoso de cada árvore, rocha, planta e grão de areia. Apenas sentar, observar e respirar por alguns minutos o ajudará a absorver o simples poder de ser quem você é, sem tentar ser outra coisa.

Coma alimentos de ancoragem

Pesquisas descobriram que somos mais propensos à ansiedade quando nossos microbiomas intestinais estão desequilibrados, e esse desequilíbrio pode contribuir ainda mais para uma mentalidade menos robusta e estável que pode nos tornar mais propensos ao julgamento e à comparação.

Certifique-se de comer muitos alimentos vegetais sazonais ricos em fibras para nutrir seu microbioma intestinal. Inclua verduras ricas em clorofila, vegetais de raiz como cenoura, batata doce e beterraba, frutas e assim por diante.