Arancini: O que é e como fazer

0

Originários da Sicília, dizem que os arancini datam do século X, quando a ilha estava sob domínio árabe (bolinhos de arroz com açafrão faziam parte de sua culinária naquela época). Outros acham que vieram depois, já que as receitas de arancini apareceram pela primeira vez em livros de culinária no século 19.

Neste artigos, iremos te ensinar a como fazer arancini, um bolinho de risoto frito delicioso.

Arroz

Qualquer tipo de arroz para risoto funcionará, mas o arbóreo é o melhor para o arancini. Seu maior teor de amido ajuda a unir os grãos para formar uma esfera perfeita. O arroz deve ser cozido em um risoto grosso e resfriado um pouco antes de adicionar o recheio.

Mantenha uma tigela de água morna à mão para lavar as mãos entre cada rolagem. Isso evitará que o amido de arroz grude nas palmas das mãos, o que afetará a forma. Enrole o arroz em bolas do tamanho de uma bola de golfe, coloque um polegar, insira o recheio e feche o arroz de volta ao redor.

Recheios

O recheio clássico da Sicília é o ragu com queijo e ervilhas, mas as possibilidades são infinitas. O Nduja, um tipo de salame típico da Calabria, funciona bem, assim como gorgonzola. Para uma alternativa vegetariana, você pode rechear o arancini com berinjela à parmegiana picada.

Cozinhando

Cada bola deve ser mergulhada em ovo e farinha de rosca antes de ser frita. Certifique-se de que o óleo esteja quente (entre 180° e 200° C) antes de colocá-los.

Receita: Arancini de açafrão recheado com nduja

  • Serve de 7 a 8 pessoas.
  • Tempo de preparo: 1 h 45 min, mais 15 min de resfriamento.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de azeite.
  • 250g de cebola, descascadas e picadas.
  • 500g de arroz arbóreo.
  • 1 pitada de açafrão.
  • 1 litro de caldo quente de frango ou legumes.
  • 100g de parmesão ralado.
  • 50g de linguiça nduja (ou pasta).
  • 100g de farinha.
  • 4 ovos.
  • 2 colheres de sopa de leite.
  • 500g de farinha de rosca.
  • óleo vegetal, para fritar.

Modo de preparo:

  1. Adicione o azeite em uma panela grande ou caçarola de fundo grosso e coloque em fogo baixo. Adicione as cebolas e uma pitada de sal e deixe por 3-5 minutos.
  2. Adicione o arroz e toste por 2-3 minutos, mexendo sempre com uma colher de pau.
  3. Aumente o fogo para médio e adicione o açafrão. Adicione uma concha de caldo, mexendo para que o arroz não grude no fundo. Uma vez que o caldo tenha sido absorvido, adicione outra concha. Repita, mexendo sempre, até usar todo o caldo e ter um risoto espesso. Isso deve levar cerca de 20 minutos.
  4. Transfira o risoto para uma tigela grande e deixe esfriar por 15 minutos.
  5. Enquanto isso, pegue a linguiça nduja e enrole em 20 bolinhas do tamanho de uma bola de gude.
  6. Depois que o risoto esfriar, dobre o parmesão e cubra a tigela com um pano de prato para evitar que seque enquanto você faz as bolinhas.
  7. Pegue uma pequena porção de risoto e enrole na palma da mão até ficar do tamanho de uma bola de golfe. Usando toda a mistura, você deve ter 20 bolas.
  8. Agora pegue cada um na palma da mão e, usando o polegar, faça um buraco no meio e insira uma bola de nduja. Feche cuidadosamente o arroz ao redor do nduja e enrole novamente em uma bola.
  9. Adicione a farinha a uma tigela pequena. Quebre os ovos em outra tigela pequena e bata com o leite. Adicione a farinha de rosca a uma terceira tigela.
  10. Pegue cada bola de arancini uma a uma, enrole na farinha e remova o excesso. Mergulhe na mistura de ovos e, em seguida, enrole-a na farinha de rosca, cobrindo uniformemente.
  11. Quando todas as bolas de arancini estiverem cobertas, encha uma panela grande e funda com óleo vegetal e aqueça a cerca de 180° a 200°C.
  12. Frite por 2 a 3 minutos, até dourar. Transfira para um pedaço de papel toalha para escorrer o excesso de óleo e sirva bem quente.