Como parar de procrastinar

0

Quando você tem uma lista enorme de tarefas, o melhor é priorizar e lidar com as tarefas em ordem de importância. Mas nosso mundo moderno está cheio de distrações que podem tentá-lo a procrastinar. Por exemplo, talvez, em vez de pagar contas, você seja sugado para assistir a uma série de TV. Ou, em vez de limpar sua casa, você começa a jogar.

Não é o fim do mundo se o seu quarto não for arrumado a tempo. A procrastinação pode ser um problema se afetar seu trabalho ou tarefas importantes. Com o tempo, a procrastinação pode afetar suas finanças e sua autoestima, e até mesmo ter um impacto negativo em sua saúde mental.

A psicóloga clínica Becky Tilahun, explica por que procrastinamos e dá dicas de como parar.

Por que procrastinamos?

Ser alguém que procrastina muitas vezes é muito frustrante. Você pode estar ciente de que está sempre atrasado com os prazos, mas se sente incapaz de mudar seus caminhos.

Não há necessariamente uma razão específica pela qual você pode ser propenso à procrastinação.

Por exemplo, talvez você simplesmente tenha adquirido o hábito de esperar até o último minuto. Hábitos são comportamentos que são formados ao longo do tempo.

Outras pessoas podem apenas precisar de ajuda com habilidades de gerenciamento de tempo ou exigir mais orientação no trabalho. “Para muitos procrastinadores, não é que você não tenha tempo”, diz a Dra. Tilahun. “Talvez você não seja organizado ou não saiba como organizar seu tempo. Talvez você não saiba usar as oportunidades e os recursos corretamente.” Alguns procrastinadores também podem “se sentir sobrecarregados ou intimidados por uma tarefa e podem optar por trabalhar em uma que seja menos urgente, mas mais simples”, acrescenta ela.

Sua personalidade também pode explicar uma tendência a procrastinar. Você pode ser alguém que deixa suas emoções ditarem suas ações. Como resultado, você pode sentir que precisa estar em uma determinada mentalidade para iniciar uma tarefa.

As personalidades de algumas pessoas são naturalmente descontraídas. Ser tão descontraído muitas vezes significa que você não sente urgência em cumprir os prazos. Isso significa que você pode esperar até o último minuto e se esforçar para recuperar o atraso.

Em contraste, outras pessoas são perfeccionistas. Se você é perfeccionista, tende a concluir as tarefas no prazo. No entanto, o próprio perfeccionismo pode levar à procrastinação porque você está tão preocupado com o trabalho não ser perfeito.

E, às vezes, podemos adiar até mesmo coisas simples porque não gostamos delas ou simplesmente não sentimos vontade de fazer o esforço. Essas tarefas podem levar apenas alguns minutos, mas ainda as adiamos. Por quê? Isso pode ser devido à fadiga emocional ou má gestão do tempo. Você também pode sentir que fazer uma tarefa mais tarde de alguma forma a torna mais fácil do que fazê-la agora.

Quando a procrastinação é um problema?

A procrastinação não é incomum. E se você faz isso habitualmente, muitas vezes você se acostuma a operar dessa maneira. “Você pode ter uma tendência a fazer as coisas no último minuto”, diz a Dra. Tilahun. “Mas você pode ter apenas um problema leve. Mesmo que você adie o início de uma tarefa, você sabe que ainda pode fazê-la funcionar. Você sabe que procrastina, mas sente que sabe como gerenciá-lo.”

A procrastinação é mais grave quando começa a afetar o seu dia-a-dia. Se você atrasar o pagamento de uma conta, por exemplo, poderá acumular multas por atraso ou outras multas adicionais. Ou seu desempenho no trabalho também pode sofrer, custando-lhe oportunidades no trabalho.

Em certas situações, suas tendências de procrastinação também podem piorar. Se você está sentindo fadiga emocional ou esgotamento, priorizar tarefas se torna difícil e você pode não ter certeza por onde começar quando se depara com uma grande lista de tarefas. Esses sentimentos negativos podem se acumular com o tempo e se tornar uma bola de neve, afetando a forma como você responde no futuro a projetos adicionais.

“Torna-se um ciclo”, observa a Dra. Tilahun. “A culpa, a autocrítica e o desânimo afetam sua autoestima. Da próxima vez que você tiver que fazer um projeto, você terá uma noção mais baixa de suas capacidades. Se você for mais disciplinado e concluir uma tarefa imediatamente, isso ajudará sua autoestima.”

A procrastinação também pode causar estresse crônico, que ao longo do tempo pode se acumular e causar problemas de saúde. “Se você está sempre concluindo tarefas no último minuto, está sempre sob pressão”, diz a Dra. Tilahun. Além disso, quando você conclui uma tarefa, não sente o mesmo sentimento de orgulho ou realização que teria se tivesse concluído os projetos no prazo.

“Quando você sabe que poderia ter feito um trabalho melhor se tivesse começado um projeto um pouco mais cedo e percebe que não fez o seu melhor, pode se sentir desencorajado”, diz a Dra. Tilahun. “A procrastinação pode ser destrutiva.”

Como parar de procrastinar

A procrastinação pode fazer com que até tarefas simples pareçam montanhas a serem escaladas. “A questão é: ‘Como posso fazer a mesma tarefa um pouco mais cedo?’”, diz a Dra. Tilahun. Felizmente, existem algumas coisas concretas que você pode adotar para começar a mudar seus hábitos para melhor.

Seja autoconsciente sobre suas ações

A autoconsciência é “crítica”, diz a Dra. Tilahun. “Se você é um procrastinador e ainda consegue gerenciar e conhece seus limites, pode não estar motivado para mudar, porque não está custando nada.”

No entanto, se sua procrastinação “tende a ser mais moderada ou grave, você precisa perceber o impacto em sua saúde, seu desempenho no trabalho e sua visão geral da vida”, continua ela. “Aumente sua consciência de suas barreiras emocionais – e desenvolva um sistema para se motivar e modificar seu comportamento.”

Em um caso como esse, você precisa trabalhar em si mesmo para superar suas tendências de procrastinação. “Pergunte a si mesmo por que está adiando algo e se acha a tarefa difícil ou esmagadora”, aconselha a Dra. Tilahun. “Pergunte a si mesmo se adiar isso tornaria a tarefa mais fácil.”

Tenha as consequências em mente

Você também pode refletir sobre sua procrastinação fazendo uma análise de custo-benefício – basicamente, pesando os prós e os contras – da procrastinação. “Pergunte a si mesmo: ‘O que eu ganho se fizer isso agora versus se fizer mais tarde?’”, diz a Dra. Tilahun. “Essa consciência pode ajudar a impedir que você aja de acordo com suas emoções e adie uma tarefa urgente.”

Essa mudança pode não acontecer imediatamente. Na verdade, você pode ter que ficar se lembrando do custo da procrastinação. “Pergunte a si mesmo: ‘O que eu perco completando esta tarefa agora?’ Ao adiar esta tarefa, você está prolongando o estresse. Você não vai se livrar dele.”

Divida as tarefas em projetos menores

Quando você tem uma pilha gigante de coisas para fazer, é fácil ficar sobrecarregado ou se sentir despreparado para lidar com o que está por vir. Estar sob estresse emocional ou viver com depressão também pode tornar mais difícil começar a fazer as coisas.

Premiar a si mesmo é uma ótima opção. Por exemplo, se pagar contas o deixa cansado, faça uma troca com algo divertido. “Você pode dizer a si mesmo: ‘Vou fazer apenas um telefonema para pagar uma de minhas contas e depois vou me recompensar assistindo meu programa de TV favorito por 30 minutos’”, sugere a Dra. Tilahun. Em seguida, você pode voltar e pagar outra conta, seguida de 30 minutos jogando seu jogo favorito. “Para cada pequena tarefa que você realizar, recompense-se com algo agradável.”

Se você está sobrecarregado com a ideia de limpar toda a sua casa bagunçada, divida-a em espaços menores. Escolha um lado de uma sala e arrume por um tempo finito – digamos, 10 minutos – e depois recompense-se com um biscoito. “O bom é que, uma vez que você começa, você pode completar a sala inteira sem uma pausa”, diz ela. “Mas comece com o mínimo de 10 minutos, seguido de algo divertido para você.”

Fale com um profissional de saúde

Em alguns casos, há uma causa física ou mental subjacente à procrastinação. “Muitas vezes, é fadiga emocional”, diz Dra. Tilahun. Isso pode ser o subproduto de viver com uma condição médica diagnosticável, como a depressão. Em outros momentos, você pode estar experimentando burnout.

“Quando você está sob estresse constante ou emocionalmente cansado, é difícil se organizar e priorizar as tarefas”, acrescenta o Dr. Tilahun. “Você não tem energia mental.” Conversar com seu médico pode ser uma grande ajuda. Se eles suspeitarem que sua procrastinação pode ter raízes mais profundas, eles podem recomendar os melhores próximos passos.

Quanto tempo levará para desaprender comportamentos de procrastinação?

Depende. “Se você está procrastinando porque está lutando psicologicamente, ou está emocionalmente ou mentalmente cansado, a procrastinação desaparecerá sempre que o que estiver atrapalhando for abordado.”

Mas se sua procrastinação é mais um hábito, isso pode ser revertido. “O problema com os procrastinadores é que você nunca quebrou esse hábito – e nunca sentiu a recompensa de concluir as tarefas no prazo”, diz a Dra. Tilahun. “Na psicologia, dizemos ‘Comportamento recompensado, comportamento repetido’. Se você se tornar mais autoconsciente do que está fazendo e tentar cuidar de seus deveres algumas vezes, poderá mudar rapidamente porque deseja continuar fazendo isso.”

Esteja ciente, porém, de que hábitos arraigados não mudam da noite para o dia. “Quando você está tentando se tornar um atleta, você treina”, diz ela. “O treinamento requer comportamentos repetidos. Portanto, seja paciente consigo mesmo.”