Como saber se você está tendo noites de sono de qualidade
O sono de qualidade é, sem dúvida, um dos pilares mais importantes da nossa saúde geral – mas como é realmente? Às vezes, pode ser difícil avaliar se realmente tivemos uma noite de sono profundo e restaurador porque, é claro, estamos dormindo! Por isso, foi perguntado a especialistas sobre as melhores maneiras de avaliar a qualidade do sono, que geralmente é medida pela quantidade de tempo que você passa em estágios mais profundos do sono, como o sono de ondas lentas e o sono REM. Aqui está o que eles recomendam procurar:
Quanto tempo você dormiu
A duração do sono não garante a qualidade do sono, mas passar horas suficientes na cama todas as noites certamente pode ajudar a prepará-lo para o sucesso.
A doutora em quiropraxia e especialista em medicina funcional Stacie Stephenson diz que o número de horas que você dormiu é uma das primeiras coisas que você deve considerar ao avaliar o quão bem você dormiu.
“Subtraia o tempo que levou para adormecer e as vezes que você ficou acordado durante a noite”, acrescenta ela. E lembre-se, nem todo mundo precisa das oito horas padrão, então descobrir quanto sono é suficiente para você é importante.
Como você se sente ao acordar
Agora, nem todo mundo é uma pessoa matinal, especialmente quando o alarme toca. Mas como você se sente ao acordar e se mexer, de acordo com Stephenson, é outro fator importante ao qual se deve prestar atenção. Ela sugere olhar se você se sente acordado e pronto para o dia ou grogue e letárgico. Depois de começar, sentir-se energizado é um bom sinal de sono de qualidade.
Quantas vezes você acordou
É perfeitamente normal acordar uma ou duas vezes durante a noite, seja para usar o banheiro, ter animais de estimação ou crianças, ou devido a qualquer outro número de distúrbios externos. Mas, de acordo com Stephenson, “um sono realmente de boa qualidade deve ser direto durante a noite, ou acordar não mais de uma vez”.
Como você se sente durante o dia
Você provavelmente viu isso acontecer, mas uma das melhores indicações de quão bem você dormiu é como você se sente durante o dia.
De acordo com o especialista em sono e autor de The Sleep Solution, W. Chris Winter, você quer fazer perguntas como: “Como estou com sono durante o dia? Eu cochilo no cinema ou durante as aulas ou reuniões? Tirar uma soneca o tempo todo?” Tudo isso pode significar que a qualidade (ou quantidade) do seu sono não é ótima, diz Winter.
Stephenson também acrescenta considerando seu desempenho durante o dia. Coisas como esquecimento, irritabilidade e sonolência geral não são sinais de um bom sono. “Se você se sente alerta e capaz de se concentrar, e não se sente tentado a tirar uma soneca no meio da tarde, provavelmente está tendo um sono de alta qualidade”, acrescenta ela.
Quão bem seu rastreador de sono diz que você está indo
E, por fim, em caso de dúvida, considere investir em um rastreador de sono se você realmente quiser mergulhar nos meandros da sua noite de sono. “Seja com um relógio, um anel, uma pulseira ou um monitor de cabeceira”, diz Stephenson, “de manhã você pode ver quantas horas realmente dormiu, quanto tempo passou acordado, quanto tempo levou para adormecer, qual era a sua frequência cardíaca e quão rápido você estava respirando.”
Alguns rastreadores até lhe dirão quanto tempo você passou nos diferentes estágios do sono. “Os monitores podem ajudá-lo a entender a qualidade do seu sono, dizer se você está dormindo o suficiente ou tempo suficiente em cada estágio do sono e relatar se sua frequência cardíaca ou respiratória estava muito alta”, acrescenta Stephenson.
Conclusão
Saber e entender se você teve uma noite de sono de qualidade é importante porque permite que você faça os ajustes necessários. Ouça as dicas que seu corpo fornece, diz Stephenson, “e se você determinar a partir do feedback do seu próprio corpo que não está dormindo o suficiente ou de boa qualidade, intervenha melhorando a higiene do sono”.