Como proteger a saúde bucal de seus filhos

Dad and little son brushing teeth together in bathroom
0

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, a cárie dentária é uma das doenças crônicas mais comuns da infância. Stephen Mitchell, professor e dentista pediátrico da Universidade do Alabama, diz que os pais desempenham um papel vital na proteção do sorriso das crianças. Mitchell recomenda construir uma base sólida para uma boa higiene dental, ajudando as crianças a manter uma dieta equilibrada, escovando e usando fio dental todos os dias e garantindo exames odontológicos regulares.

Manter a higiene dental

De acordo com Mitchell, a escovação pela manhã e antes de dormir é fundamental para manter a saúde bucal.

“Quando dormimos, nossa boca seca, permitindo que bactérias conhecidas como placa cresçam. Queremos escovar o máximo de placa bacteriana dos dentes antes de dormir”, disse ele.

A escovação adequada deve focar onde os dentes e as gengivas se unem.

“É aqui que as bactérias gostam de se esconder”, diz Mitchell. “Muitas vezes, você precisará puxar o lábio inferior para baixo para poder levar a escova de dentes até as gengivas dos dentes inferiores.”

Mitchell recomenda que os pais supervisionem a escovação até que a criança desenvolva uma coordenação olho-mão madura, o que é fundamental para uma escovação eficaz.

“A maioria das crianças não está pronta para escovar os dentes de forma independente até os 6-7 anos de idade”, diz Mitchell. “Antes disso, deixe a criança praticar a escovação, mas depois vá atrás deles para realmente limpar os dentes.”

Outra prática importante é o uso do fio dental, recomendado pelo menos um por dia. “Uma escova de dentes não pode alcançar entre os dentes, então o fio dental é a única maneira de remover as bactérias entre os dentes”, diz Mitchell.

Prevenir a cárie dentária

A cárie dentária é uma doença crônica que ocorre por um longo período de tempo, em parte devido à exposição constante a guloseimas açucaradas. Portanto, gerenciar o consumo de alimentos açucarados é fundamental na prevenção da cárie dentária.

“Embora a escovação e o uso do fio dental ajudem a prevenir a cárie dentária, a melhor maneira de prevenir a cárie é limitar o número de alimentos açucarados que seu filho come todos os dias”, diz Mitchell. “As pessoas geralmente associam doces a cáries, mas bebidas doces como sucos, refrigerantes e leites aromatizados parecem causar mais cáries em meus pacientes.”

Limitar o consumo de açúcar é o passo mais importante que os pais podem tomar para reduzir o risco de cárie.

Se uma criança tiver uma lesão dentária, chame seu dentista imediatamente

“Doces com moderação não são uma coisa ruim”, diz Mitchell. “Doces pegajosos e azedos que ficam na boca por muito tempo tendem a ser os mais arriscados, enquanto o chocolate que derrete rapidamente tende a causar menos danos aos dentes. Mas, se os pais querem realmente reduzir o risco de cáries, reduza as bebidas doces.”

Adoçantes artificiais como sucralose, estévia ou aspartame não causam cáries. Portanto, outra forma de reduzir o risco de desenvolver cáries é trocar as bebidas por produtos adoçados com esses tipos de adoçantes.

Responda ao trauma dental imediatamente

O traumatismo dentário é uma lesão física nos dentes, gengivas, no osso que sustenta os alvéolos dos dentes ou nos tecidos moles da boca, incluindo os lábios e a língua.

Ao praticar esportes, o risco de trauma dentário é alto. Mitchell recomenda o uso de protetor bucal em qualquer esporte que permita. Se um dente permanente for arrancado, o tempo é crítico.

“Se o dente puder ser recolocado em menos de 30 minutos, há uma chance maior de um bom resultado”, disse ele. “Colocar o dente imediatamente no leite aumenta consideravelmente o tempo.”

Se uma criança tiver uma lesão dentária, chame seu dentista imediatamente.