Todos nós já estivemos lá. Você pula um treino, depois dois, depois três. De repente, o impulso que você teve com sua rotina de exercícios não está à vista.
Muitas pessoas pensam que o ato físico de malhar é a parte mais difícil de manter uma rotina de exercícios. No entanto, a maioria das pessoas lutam com a motivação mental. Ficar motivado depois de alguns dias de folga é difícil, pois isso mexe com o fluxo de sua programação de treino e pode dificultar o retorno a ela.
Então, como você pode garantir que perder um dia de treino não se transforme em uma semana inteira? Aqui estão cinco dicas para manter em mente.
- Descubra o motivo pelo qual você perdeu o treino
Você perdeu porque algo realmente aconteceu, ou você encontrou uma desculpa para pular o treino porque não estava ansioso por isso? Talvez você tenha perdido porque não teve tempo suficiente ou porque o mau tempo não permitiu sua caminhada ou passeio de bicicleta. Responder a essa pergunta com sinceridade permitirá que você entenda as mudanças que precisa fazer para garantir que seu treino aconteça. Se você não estava ansioso para o seu treino, talvez seja hora de mudar e encontrar uma forma de exercício com a qual você possa se empolgar. Se um fator como restrições de tempo ou clima impediu seu treino, é hora de explorar algumas outras opções que você pode ter em segundo plano quando o plano A não funcionar. Crie uma lista de exercícios como plano B que sejam mais curtos e consigam ser feitos em qualquer lugar. Isso vai deixar você sem desculpas de por que você não pode se exercitar!
- Pergunte a si mesmo: Estou fazendo um treino que realmente gosto?
Um fator importante de permanecer motivado para continuar uma atividade é o prazer. De acordo com pesquisas, aqueles que realizam exercícios porque gostam ou querem expandir suas habilidades são mais propensos a se exercitar do que aqueles que realizam exercícios para alcançar objetivos relacionados ao corpo. Isso não significa que você não deva ter metas relacionadas ao corpo, mas significa que aproveitar seus treinos é a chave para manter a motivação. Se você encontrar um tipo de movimento que realmente goste, o exercício não será uma tarefa árdua e será mais fácil retomar de onde parou se tiver que perder um dia.
- Defina metas menores
Você pode estar lutando com a motivação porque não está alcançando seus objetivos com rapidez suficiente. Isso acontece com todos nós, e é normal. Quando você trabalha duro e não consegue ver resultados, é frustrante. Em vez de um objetivo de longo prazo, é recomendado definir marcos menores para si mesmo que o manterão motivado em sua jornada. Em vez de um objetivo elevado de perda de peso, como perder 30 quilos. Defina metas incrementais, como perder 1-2 quilos por semana. Isso lhe dará algo para comemorar a cada semana e toda vez que você atingir o pequeno marco, isso o motivará a mantê-lo. E não se esqueça de que há muitos sinais além da escala de que sua rotina de exercícios está funcionando. Fique atento a esses sinais de que você está progredindo.
- Apenas caminhe
Se você está lutando para encontrar motivação para se exercitar depois de alguns dias de folga, tentar um treino de musculação de 60 minutos pode não ser o melhor plano de ataque. Em vez disso, escolha uma forma de exercício fácil e acessível que não exija muita força mental para se convencer a fazer. Trata-se apenas de colocar seu corpo em movimento novamente. Nossa sugestão? Amarre seus tênis e comece a andar. Diga a si mesmo que começará com uma caminhada de cinco minutos ao redor do quarteirão. As chances são de que cinco minutos se transformem em 10 e depois em 20. Com uma caminhada sólida hoje, enfrentar uma rotina de treinamento de força amanhã parecerá menos assustador.
- Tire um dia de descanso
Pode parecer estranho recomendar tirar mais um dia de folga depois de perder um treino. Mas às vezes perder um treino acontece por um motivo: estar sobrecarregado. Se você não está realmente em seu treino ou está se sentindo cansado ou dolorido, isso pode ser seu corpo lhe dizendo para agendar um dia de descanso de vez em quando. Aproveite o tempo para reavaliar sua agenda e realmente ouvir seu corpo. Considere agendar alguns dias de recuperação ativa entre exercícios mais extenuantes, onde você faz ioga, alongamento ou caminhada. Após esta pausa, você se sentirá rejuvenescido e pronto para enfrentar seus treinos novamente.