Como enfrentar conflitos no local de trabalho

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O conflito em qualquer parte de nossas vidas podem ser ruins, mas e o conflito no trabalho? Isso pode ficar especialmente complicado. Além do trabalho que já temos que fazer, às vezes pode parecer que seria necessário um esforço hercúleo para lidar com um conflito no trabalho. Abaixo temos algumas dicas de como lidar com isso.

Normalize a fala no momento

Isso pode ser desconfortável no começo, mas quanto mais você mencionar as coisas no momento, mais fácil será.

“Queremos normalizar a fala quando essas coisas acontecem em tempo real, para que não precise ser um segredo, para que ninguém sinta que está sendo pouco profissional porque se defende”, dizem Tiffany e Jana. Elas são fundadoras e CEO da TMI Consulting, uma empresa de consultoria de gestão que se concentra na diversidade e inclusão no local de trabalho.

Ao falar, tenha em mente estes princípios orientadores: Mantenha-o factual, curto e o mais gentil possível. Jana diz que se alguém usa um termo ofensivo no trabalho, por exemplo, alguém com coragem, antiguidade ou equidade de relacionamento deve falar naquele momento e dizer algum termo que não é mais utilizado. Isso é antiquado. Isso é doloroso… Queremos reconhecer que isso aconteceu e pedir desculpas se alguém se machucou.”

Se você estiver em uma situação em que alguém no trabalho continua a usar linguagem ofensiva ou se comportar de maneiras que não são inclusivas para você ou para as pessoas no trabalho, convém começar a documentar esse comportamento, diz Jana.

Verifique com você mesmo

O que você faz com um colega de trabalho que não está sendo ofensivo, mas começa as reuniões com distrações, como compartilhar muitos detalhes pessoais sobre seu último encontro ou por que você deve seguir o plano de dieta dele?

A terapeuta de Los Angeles, Camille Tenerife, diz para explorar o que você está sentindo para decidir se o problema precisa ser abordado. Ela sugere começar fazendo a si mesmo as seguintes perguntas:

  • Isso é algo que está constantemente me incomodando?
  • Isso é algo que eu sinto fortemente?
  • Quanta energia eu quero colocar nisso?

“Se você se encontra repetidamente nessa situação… acho que pelo menos vale a pena abordar”, diz Tenerife. “Caso contrário… o que vejo com frequência é que meus clientes começam a criar ressentimento e depois frustração, e isso também afeta seu trabalho e sua energia e atitude no local de trabalho.”

A pessoa não é o problema – o problema é o problema

Uma mudança de perspectiva sobre o problema pode ajudar bastante, diz Abdul Omar, que trabalha na ouvidoria do estado do Havaí, nos Estados Unidos. Um ombud é um mediador de conflitos no local de trabalho que é um terceiro neutro – pessoas como Omar nos ajudam a usar nossas palavras. Ao contrário de um representante de recursos humanos, os ombuds não estão vinculados aos mesmos requisitos de documentação legal, mas nem todos os locais de trabalho têm ombuds.

“A percepção é 100% desse conflito – a razão pela qual você está em conflito é porque você [tem] percepções diferentes”, diz Omar. Se você aceitar esse ponto de partida, poderá se concentrar em comportamentos perturbadores, não em traços de personalidade.

Entre no espaço certo para se concentrar no problema real.

Se você está se sentindo frustrado com o comportamento de alguém, provavelmenten não terá uma conversa produtiva se entrar na conversa pensando o pior de uma pessoa, diz Omar.

Aquele colega de trabalho ou supervisor que parece estar te ignorando depois que você falou em uma reunião? Talvez eles não estejam bravos com você. Talvez eles tenham estado estressados ​​em casa com um parceiro doente. Em vez de presumir que eles não são confiáveis ​​ou esquisitos, você pode quebrar a tensão e conversar com eles sobre o que sentiu ser uma mudança de comportamento.

Tenha uma conversa e certifique-se de ouvir ativamente

Se você não tem certeza de como iniciar uma conversa com alguém com quem está em conflito no trabalho, você tem algumas opções. Você pode se encontrar pessoalmente, pode ter um ombud como Omar mediando sua conversa ou pode pedir ajuda a um representante de recursos humanos. Em cada cenário, algumas estratégias úteis para ter essas conversas levarão a um resultado mais frutífero e positivo.

Depois de abordar o problema com um colega, concorde com uma solução. Omar diz que um exemplo de solução é concordar sobre como o feedback deve ser fornecido: “Se você tiver feedback para mim, prefiro que o façamos por telefone ou pessoalmente. Não me escreva e-mails”.

Seja seu próprio melhor defensor – e proteja sua paz

Se as coisas não melhorarem depois da sua conversa – ou talvez até tenham escalado – procure fontes confiáveis ​​no trabalho.

Se você tiver sorte e seu representante de RH for útil, apoie-se neles. Mas se você estiver em uma situação em que o RH foi parte do problema, não deve sentir o fardo de consertar um local de trabalho tóxico.

“Se você vai trabalhar dia após dia, mês após mês, e nomeou adequadamente os desafios, soluções propostas que podem funcionar para você, e você não está recebendo feedback e não está recebendo nenhum tipo de flexibilidade em seu direção – para mim, o que isso significa é que você não é valorizado como funcionário”, e isso pode significar que é hora de encontrar um novo lugar para trabalhar, diz Jana. “Se o seu atual empregador não pode cuidar de você, eu prometo que outra pessoa o fará.”