Como elaborar um currículo perfeitamente personalizado e direcionado

0

Os candidatos a emprego muitas vezes se perguntam se sua rejeição é pessoal ou devido à própria natureza da procura de emprego.

Em média, 118 candidatos se candidatam a uma vaga , mas apenas 20% conseguem uma entrevista. Para empregos de alto nível, os gerentes de contratação podem examinar milhares de candidatos. Os empregadores modernos têm usado tecnologia, como os Sistemas de Rastreamento de Candidatos (ATS), para tornar o processo de contratação mais preciso.

Os ATS tornaram mais evidente a necessidade de currículos personalizados e direcionados, e sua prevalência torna necessário que os candidatos se adaptem. Veja como criar o currículo perfeito.

Como funcionam os ATS’s

Criar um currículo personalizado com foco nas habilidades e experiências necessárias para um determinado trabalho nunca é uma perda de tempo. Currículos genéricos, mesmo antes do software ATS, têm menos probabilidade de render uma entrevista aos candidatos. Agora, é quase impossível que um currículo genérico se converta em um emprego.

Muitas empresas usam Sistemas de Rastreamento de Candidatos para escanear seu currículo em busca de palavras-chave antes que ele alcance os olhos humanos. Escrever um currículo direcionado dá a você uma chance melhor de ser entrevistado.

Essas amostras de currículo grátis podem ajudar os candidatos a emprego a conseguirem a posição desejada, independentemente do mercado de trabalho ou nicho. No entanto, você ainda precisará personalizar ainda mais seu currículo para conseguir o emprego.

Como criar os melhores currículos baseados em dados

Um currículo personalizado irá diferenciá-lo de outros candidatos no mercado de trabalho atual. Você também terá uma classificação mais fácil no software ATS se ajustar ao seu algoritmo. Veja como fazer ambos.

Adicionar palavras-chave com base na descrição do trabalho

Faça uma pesquisa rápida por um cargo em sua área e você notará que as mesmas palavras ou frases aparecem. Ao pesquisar “Contador” no Google, você já está usando palavras-chave para localizar posições em seu setor. O ATS faz o mesmo com o seu currículo, mas usa palavras-chave específicas.

Palavras-chave segmentadas são mais específicas. Em vez de usar “Banco”, um empregador pode usar “Caixa do banco” ou “Banco online”. A descrição do trabalho de uma empresa pode usar sinônimos ou palavras-chave do setor, como Instituição financeira ou manuseio de dinheiro.

Outras práticas recomendadas para palavras-chave incluem:

  • Use sufixos diferentes para palavras, como “criativo” e “criando”.
  • Os plurais quase sempre sinalizam o mesmo se terminarem em “s”.
  • Não sature demais suas palavras-chave, ou você pode ser colocado na lista negra.
  • Modifique sua seção de experiência e perfil de desempenho para a posição para a qual você está se candidatando, mas tente agilizar suas escolhas de palavras. O uso de palavras-chave desconhecidas pode não sinalizar o ATS.

Pesquise a empresa para obter informações relevantes

Uma descrição do trabalho por si só não lhe dirá tudo o que você precisa saber sobre uma empresa. Algumas empresas levam a cultura da empresa a sério, então inclua palavras-chave que chamem a atenção para seus objetivos. Pesquise o site e a mídia social de um empregador para obter essas informações.

Depois de saber quais são os valores de seu empregador em potencial, você pode ajustar sua experiência para alinhá-la com sua missão. Por exemplo, se a cultura da empresa elogia o trabalho em equipe, mas você trabalhou principalmente em um ambiente solo, use a experiência voluntária da comunidade para provar que você é pessoal.

Limitar a personalização e fluff do creativo

A menos que você tenha certeza de que seu currículo será visto primeiro por um empregador, é recomendável evitar adicionar tabelas, cabeçalhos, rodapés, cores agressivas, fontes ou formatos de currículo desconhecidos. Muita criatividade pode sobrecarregar o ATS e transformar seu arquivo em uma bagunça confusa.

Como regra geral, personalize as seguintes partes em seu currículo:

  • Título: A primeira coisa que um ATS vê é um cargo. Personalize-o para o local desejado.
  • Resumo de Qualificações: Resuma seu currículo com base em palavras-chave.
  • Habilidades e competências: misture e combine verbos e substantivos usando uma lista com marcadores.
  • Habilidades em primeiro lugar, experiência em segundo: Mostre habilidades acima de sua experiência de trabalho.
  • Remover Fluff: Tudo o que for irrelevante para o seu currículo deve ser removido.
  • Use Currículos Cronológicos ou Combinados: Evite Funcionais.

Você não precisa jogar fora todo o seu currículo toda vez que se inscrever, mas precisa estar ciente das seções e palavras-chave que podem impedi-lo de ganhar a entrevista.