Como bordar um gramado para um acabamento profissional

0

A borda de um gramado é uma maneira fácil, mas eficaz de moldar seu enredo. Uma tarefa simples e terapêutica, os resultados podem transformar enormemente o visual do seu espaço exterior e permitir-lhe criar limites, pátios e caminhos com um acabamento inteligente e profissional. Também pode tornar a manutenção e trabalhos contínuos, como capina e mulching das bordas, mais fáceis e rápidos de fazer.

Se você está começando do zero cortando bordas de um gramado, redesenhando as existentes ou apenas aprimorando ideias de bordas de gramado já existentes, há apenas algumas dicas de especialistas a serem seguidas em nossos conselhos fáceis de seguir.

Como bordar um gramado

Seja qual for a condição do seu gramado, afiar as bordas fará com que pareça 10 vezes melhor. Uma linha de definição nítida e suave entre a grama e o solo ou pavimentação circundante acentuará o espaço, destacará o plantio e exibirá o design geral do terreno.

Como decidir sobre a forma do gramado

Mudar a forma do seu gramado e seus arredores pode alterar drasticamente a aparência de um jardim. Enquanto bordas retas criam uma sensação formal, linhas mais irregulares e arrebatadoras introduzem uma sensação de movimento e dão um clima muito mais suave.

“Você também pode usar formas para criar ilusões de ótica: bordas retas em ambos os lados de um jardim podem fazê-lo parecer menor, enquanto uma curva arrebatadora pode fazê-lo parecer maior do que realmente é”, diz Rainer Schubert, diretor administrativo da especialista em ferramentas de jardim.

Quando se trata de criar novos ou redefinir leitos e bordas, uma distância máxima de cerca de 3 pés e 2 pol (1 metro) de profundidade é ideal. Isso permitirá espaço suficiente para as plantas se misturarem sem que a borda seja muito difícil de remover ou manter.

Como marcar uma nova borda do gramado

“É muito importante marcar suas ideias de canteiros de flores antes de começar a cortar, para lhe dar uma linha a seguir”, continua Schubert. ‘Não é realmente uma boa ideia tentar fazer isso a olho nu! Para linhas retas, use barbante esticado entre dois bastões. Para um círculo perfeito, use barbante amarrado a uma estaca no chão no ponto central, depois caminhe ao redor dela, segurando a corda esticada, usando tinta de marcação no chão. Para marcar uma curva suave, você pode colocar uma mangueira de jardim no chão ou um pedaço de corda.

Outra técnica para obter bordas super retas é usar uma tábua de madeira como guia. Movendo-o longitudinalmente em etapas enquanto você trabalha ao longo da linha.

Muitos paisagistas profissionais usam tinta de paisagismo de grama para desenhar seus projetos. Vindo em uma lata de spray fácil de usar, basta pulverizar a linha de corte na grama redesenhando quaisquer correções, se necessário. A maioria das tintas é lavada após pulverização com mangueira ou chuva. Criar um contorno com punhados de areia também funciona bem e pode ser lavado com mangueira ou escovado assim que a borda for cortada.

Use as ferramentas certas

Escolha entre ferramentas de afiação manuais e automatizadas. Desde acessórios laterais disponíveis para cortadores de grama a gasolina e elétricos, até afiadores sem fio com lâminas circulares rotativas, há muitas ferramentas elétricas que realizarão o trabalho com competência. Eles realmente se destacam ao manter uma borda recém-criada ou pelo menos cortar um novo crescimento de um contorno aparado regularmente. Se você deseja cortar uma nova borda em um gramado ou alterar significativamente sua forma, uma biseladora manual fornecerá resultados mais limpos e precisos.

A ferramenta manual ideal para cortar linhas nítidas em relva é uma biseladora de relva em meia-lua, também conhecida como biseladora escalonada. Cabo longo com uma lâmina semicircular – às vezes com uma borda serrilhada – foi projetado para ser apoiado com um pé e empurrado de forma limpa na grama para criar um corte limpo.

Comece a cortar a borda

Cortar um gramado com uma roçadeira manual de meia-lua pode demorar um pouco, dependendo do tamanho do gramado, mas é muito satisfatório. Desenvolver uma boa técnica garantirá bons resultados e pode combater a tensão nas costas. Trabalhando em um ângulo de 90 graus com a grama para criar uma borda reta para baixo. A equipe de especialistas em gramados Rolawn também acrescenta: “Coloque a ferramenta de afiação a cerca de 5 cm da borda e cave no gramado a cerca de 5 cm de profundidade. Conforme você levanta a ferramenta de afiação, o excesso de grama e solo deve ser levantado com ela. Isso pode ser jogado em um balde para ser removido para sua caixa de compostagem ou para a instalação de resíduos de jardim local.’

Continue seu caminho ao redor do gramado, seguindo de perto a diretriz, para criar uma borda livre lisa e irregular.

Questões a serem observadas

Você pode encontrar alguma resistência ao cortar a borda do gramado. Se o fizer, é importante identificar a obstrução, para saber como lidar com ela antes de prosseguir. Canos de irrigação, cabos elétricos e raízes substanciais são causas prováveis ​​e não devem ser cortadas. A melhor solução, se eles não puderem ser movidos, é ajustar a direção da borda, se possível, ou pular o obstáculo e pegar a linha de corte do outro lado.

Como corrigir sua linha

Se você precisar redesenhar sua linha de corte, basta marcar sobre a existente – o mais claramente possível – e estar atento ao cortar nesta área. Muitas vezes ajuda a se afastar e dar uma nova olhada em seu esboço proposto apenas para que você tenha confiança em sua decisão.

Se você tiver que alterar uma linha que já foi cortada, então – dependendo de onde você deseja que sua nova linha vá – você pode deixar o relvado excedente no lugar e preencher o corte com composto e sementes de grama ou mover a linha de volta para o gramado existente antes de recortar.

Cortes estreitos em um gramado devem ser capazes de se reparar com algumas semanas e condições climáticas úmidas e quentes.

Obtenha um acabamento inteligente

Depois de estabelecer uma borda vertical e nítida em um gramado, é importante apará-lo regularmente. Durante os períodos quentes de crescimento, como primavera e início do outono, isso pode precisar ser feito semanalmente. A grama diminui o crescimento durante o clima quente e frio, reduzindo a necessidade de qualquer corte.

Qual o melhor momento para bordar um gramado?

A primavera é, sem dúvida, a melhor época para cortar um gramado, pois durante esse período a grama cresce de forma constante e o solo subjacente é macio o suficiente para ser cortado. Ela também dará a quaisquer seções recém-adicionadas ou bordas de gramado reparadas tempo para crescer novamente e se estabelecer antes que o calor do verão se instale.

Como bordar um gramado sem uma biseladora?

Uma pá limpa, afiada e reta é uma boa alternativa para qualquer aparador de grama. Certifique-se de que a lâmina esteja o mais plana possível, muitas pás são ligeiramente côncavas, o que pode levar a bordas recortadas e feias. Use uma tábua de madeira para linhas retas ou uma corda (ou mangueira) como guia para curvas amplas. Pise na sua pá e empurre-a para baixo no solo 5-7,5 cm e puxe a lâmina para trás e para a frente ligeiramente, para criar um sulco. Repita ao longo da linha e uma vez que a ranhura esteja completa, remova cuidadosamente a grama excedente deslizando a pá por baixo.

Cortar a grama ou bordar primeiro?

Há algum debate sobre qual é a melhor prática, mas o RHS sugere cortar a grama primeiro, antes de cortar as bordas com tesouras de cabo longo. Desta forma, os resultados tendem a ser mais limpos e uniformes e há menos chance de comprimir as bordas recém-cortadas com o cortador de grama.

Como reparar uma borda

Se uma seção da borda do gramado estiver muito danificada para criar com sucesso uma borda firme alinhada com o resto do gramado, você pode repará-la.

Se você tiver uma borda aberta quebrada em seu gramado (se uma das bordas não se estender até a borda por uma curta distância), é melhor cortar uma seção quadrada de grama que contém a grama quebrada borda usando seu ferro de afiação ou pá de jardim. Corte o gramado para removê-lo, depois gire-o em 180 graus e recoloque de modo que a borda reta fique alinhada com a borda do gramado. Repare a seção danificada, que agora está dentro do gramado, enchendo com terra e replantando.

Como manter as bordas do gramado

Uma vez que uma borda afiada do gramado tenha sido estabelecida, mantenha-a com a melhor aparência cortando com tesouras de cabo longo uma vez por semana. A grama tende a crescer horizontalmente, por isso é importante cortar qualquer um desses rizomas que se espalham e quaisquer lâminas longas e esparsas para evitar que invadam as fronteiras vizinhas.

Fique no gramado, de frente para a borda e trabalhe ao longo da borda do gramado com a tesoura. Segure a lateral da lâmina da tesoura contra a borda do solo enquanto corta para manter uma linha de corte uniforme. Tenha cuidado para evitar cortar pedaços da borda do gramado com as pontas das lâminas.

Como manter as ferramentas manuais afiadas

Ferramentas afiadas e limpas são a chave para criar uma borda de gramado limpa e profissional. Lixar a aresta de corte com uma lima de metal ou pedra de amolar funciona bem, mas uma maneira mais simples é encher um balde com areia grossa úmida e empurrar repetidamente a lâmina de corte para dentro da mistura. Isso também ajudará a remover a sujeira e combater a ferrugem.