Como cultivar hortênsias em sua casa

0

Se você está se perguntando como cultivar hortênsias, você não está sozinho, já que esses arbustos resistentes cresceram em popularidade na última década.

Os arbustos floridos são defendidos e valorizados por seu uso em canteiros de flores, com as hortênsias sendo um dos mais escolhidos por sua grande variedade de cores.

As hortênsias são fáceis de cultivar, toleram a maioria dos solos, inclusive argilosos, crescem ao sol ou à meia-sombra, podem ser plantadas em bordaduras ou vasos e requerem pouco cuidado.

Depois de saber quando plantar hortênsias e como cultivá-las, você poderá apreciar as flores desses arbustos robustos em grande parte do ano.

Diferentes tipos de hortênsias

A primeira coisa a considerar ao aprender a cultivar hortênsias é qual tipo você deseja cultivar, pois existem dois tipos principais, que são as arbustivas e as trepadeiras.

Hortênsias arbustivas: as hortênsias arbustivas são ótimos arbustos floridos para adicionar cor e estrutura em seu jardim, mas também podem ser cultivadas em vasos. Elas são caracterizadas por suas grandes cabeças de flores, que podem ser abobadadas ou achatadas.

Hortênsias trepadeiras: assim como as arbustivas, as hortênsias trepadeiras não se importam com a meia-sombra, por isso são boas escolhas como arbustos para sombra, para crescer em paredes, cercas ou edifícios. No entanto, existem algumas variedades que preferem sol pleno.

Com mais de 70 espécies de hortênsias, existem variedades compactas e com flores perfumadas ou folhagens de outono, e até variedades que florescem duas vezes.

Onde cultivar hortênsias

As hortênsias crescem melhor em solo bem drenado, em um local protegido e sombreado. Elas preferem sol pela manhã com alguma sombra à tarde.

A maioria dos tipos de solo são adequados, tendo em mente que o pH mudará a cor das flores. Menos de 5,5 para azul, mais de 6,5 para rosa, entre 5,5 e 6,5 roxo.

Elas não se dão bem em solos secos, então escolha um local com solo úmido e fértil. Para ajudar o solo a reter a umidade, ele pode ser aprimorado com adubo de jardim ou um estrume bem apodrecido.

As hortênsias gostam de umidade no verão, então não as plante em um local seco.

Como plantar hortênsias

A melhor época para plantar hortênsias é na primavera ou no outono.

  • Se você estiver plantando uma hortênsia, primeiro cave um buraco com o dobro da largura da raiz do arbusto. Antes de plantar, você pode melhorar o solo colocando matéria orgânica ou composto bem apodrecido na base do buraco para ajudar o solo a reter a umidade.
  • Antes de plantar, regue a hortênsia.
  • Coloque a planta no buraco.
  • Preencha o buraco de plantio e regue bem.
  • Finalmente, cubra a base da planta para ajudá-la a reter a umidade.
  • As hortênsias trepadeiras devem ser plantadas da mesma maneira, mas precisarão ser plantadas a pelo menos 22 cm de altura.

Como cultivar hortênsias em vaso

Se você estiver cultivando hortênsias em vasos, você pode manipular o composto deles para a cor que deseja. Hortênsias arbustivas crescem bem em vasos e são perfeitas para trazer um toque de cor ao local em que você as deixar. Certifique-se de escolher variedades pequenas para cultivar.

A primavera e o outono são as melhores épocas para plantar hortênsias em vasos, embora isso possa ser feito em qualquer época do ano.

Ao plantar arbustos em vasos, recomenda-se usar solo à base de argila em vez de um composto à base de turfa, pois os compostos à base de turfa podem secar mais rapidamente e conter menos nutrientes.

  • Antes de plantar sua hortênsia em um vaso, primeiro você precisa regá-la.
  • Ao replantar um arbusto, o novo recipiente deve ser cerca de 5 cm maior em diâmetro e profundidade do que o recipiente atual.
  • Certifique-se de que o recipiente tenha orifícios de drenagem e coloque-o em tijolos ou blocos para garantir a drenagem livre.
  • Para melhorar ainda mais a drenagem, coloque potes sobre os orifícios de drenagem e adicione material de drenagem no fundo do vaso.
  • Coloque a planta no vaso e preencha com terra, garantindo que haja espaço entre o solo e o vaso para que você possa regar.

Como cuidar de hortênsias em vasos

Hortênsias cultivadas em vasos geralmente exigem mais cuidados do que as que são plantadas em jardins, pois têm menos umidade e nutrientes para extrair. Ao cultivar hortênsias em vasos, é importante mantê-las bem regadas, pois podem secar rapidamente em climas quentes. Elas também podem se beneficiar de fertilizante líquido duas ou três vezes durante a estação de crescimento.

Certifique-se de que seu vaso seja grande o suficiente para que a hortênsia cresça ao longo do tempo e, se ainda não houver um orifício de drenagem no fundo, crie uma abertura.

Como cultivar hortênsias

Depois de plantadas, mantenha as hortênsias bem regadas para que não murchem. Para manter as hortênsias azuis, use apenas água da chuva. Adubar a cada primavera com estrume, composto ou bolor de folhas irá ajudá-los a prosperar, e elas não precisam de alimentação, pois isso criará o crescimento das folhas em oposição às flores.

Enquanto as hortênsias arbustivas florescem no crescimento da nova estação, as variedades trepadeiras tendem a florescer no crescimento da estação anterior, o que significa que ambas têm diferentes requisitos e épocas de poda. É importante aprender a podar hortênsias para mantê-las com a melhor aparência e melhorar o vigor da planta.

Como cultivar hortênsias a partir de sementes

Embora você possa cultivar hortênsias a partir de sementes, isso não é recomendado, já que leva algumas temporadas para que a planta tenha um espécime considerável. As porcentagens de germinação das sementes são baixas.

Além disso, a maioria das hortênsias de hoje são um cruzamento de duas ou mais variedades.