Como cultivar hortênsias

0

Se você está se perguntando como cultivar hortênsias, você não está sozinho porque esses arbustos resistentes que florescem do meio do verão ao outono viram um verdadeiro ressurgimento em popularidade na última década.

Arbustos floridos são novamente defendidos e valorizados por seu uso em idéias de canteiros de flores, com hortênsias um claro favorito por sua grande variedade, confiabilidade e grandes flores que variam de creme e rosa a azuis, vermelhos e roxos.

As hortênsias são brilhantes para trazer explosões de cores de verão para o jardim, além de serem uma linda flor de corte. São fáceis de cultivar, toleram a maioria dos solos, inclusive argilosos, crescem ao sol ou à meia-sombra, podem ser plantadas em bordaduras ou vasos e requerem pouca manutenção. Então, o que há para não amar nelas?

Depois de saber quando plantar hortênsias e como cultivá-las, você poderá apreciar as flores desses arbustos robustos em grande parte do ano.

Diferentes tipos de hortênsias

A primeira coisa a considerar ao aprender a cultivar hortênsias é qual tipo você deseja cultivar, pois existem dois tipos principais: arbustivo e trepadeira.

Hortênsias arbustivas: as hortênsias arbustivas estão entre os arbustos floridos que são ótimos para adicionar cor e estrutura do meio ao final do verão às bordas do jardim, mas também podem ser cultivadas em vasos.

Eles são caracterizados por suas grandes cabeças de flores, que podem ser abobadadas ou achatadas em forma. As hortênsias ‘cabeça de esfregão’ abobadadas consistem em muitas flores bem compactadas, enquanto os tipos ‘lacecap’ achatados têm anéis de pétalas grandes e pontiagudas em torno de um aglomerado de flores minúsculas.

O importante a notar sobre a variedade de hortênsias cabeça de esfregão é que a cor das flores varia de acordo com o pH do seu solo. A planta pode ter flores rosa em solo alcalino, flores vermelhas em solos neutros e flores azuis em solos ácidos. É possível controlar a cor das flores ajustando o pH do solo.

Hortênsias trepadeiras: como as hortênsias arbustivas, as hortênsias trepadeiras não se importam com a meia-sombra, por isso são boas escolhas como arbustos para sombra, para crescer em paredes, cercas ou edifícios voltados para o leste e o norte. No entanto, existem algumas variedades que preferem sol pleno. Elas têm delicadas flores brancas rendadas. Hydrangea anomala petiolaris é uma variedade popular bastante conhecida.

Com mais de 70 espécies de hortênsias, existem variedades compactas e com flores perfumadas ou folhagens de outono, e até variedades que florescem duas vezes em madeira velha e nova.

Onde cultivar hortênsias

As hortênsias crescem melhor em solo bem drenado, em um local protegido e sombreado. Eles preferem sol pela manhã com alguma sombra à tarde.

As posições voltadas para o sul devem ser evitadas e protegem o crescimento jovem de geadas. A maioria dos tipos de solo são adequados, tendo em mente que o pH mudará a cor – menos de 5,5 para azul, mais de 6,5 para rosa, entre 5,5 e 6,5 roxo.

Elas não se dão bem em solos secos, então escolha uma posição com solo úmido e fértil. Para ajudar o solo a reter a umidade, o solo pode ser aprimorado com adubo de jardim ou um estrume bem apodrecido.

As hortênsias gostam de umidade confiável no verão, então não as plante em uma posição seca. Seus novos brotos são macios para a geada, então evite bolsões de geada e, se o seu jardim passar pela seca no verão, plante-os na meia-sombra. As pessoas parecem esquecer que são felizes em condições de sombra e, ao cultivar hortênsias, plante-as em sol escaldante, onde parecem desbotadas e estressadas pela seca no verão.

Como podem tolerar alguma sombra, as hortênsias são plantas perfeitas para jardins florestais e ideias de jardins voltados para o norte.

Como plantar hortênsias

A melhor época para plantar hortênsias é na primavera ou no outono.

  • Se você estiver plantando uma hortênsia cultivada em contêiner, primeiro cave um buraco com o dobro da largura da raiz do arbusto. Antes de plantar, você pode melhorar o solo cavando matéria orgânica ou composto bem apodrecido na base do buraco para ajudar o solo a reter a umidade.
  • Antes de plantar, regue a hortênsia.
  • Coloque a planta no buraco. O nível do solo ao redor da planta deve estar no mesmo nível do solo – para verificar você pode colocar uma cana de bambu.
  • Preencha o buraco de plantio com uma mistura de solo e matéria orgânica e firme usando o calcanhar para evitar bolsas de ar ao redor das raízes e regue bem.
  • Finalmente, cubra a base da planta para ajudá-la a reter a umidade.
  • As hortênsias trepadeiras devem ser plantadas da mesma maneira, mas precisarão ser plantadas a pelo menos 22 cm de uma parede, cerca ou casa.

Como cultivar hortênsias a partir de estacas

Como muitos arbustos, as hortênsias crescem bem a partir de mudas, o que é uma opção simples se você estiver procurando uma maneira econômica de cultivar hortênsias. As estacas podem ser tomadas como estacas de madeira macia no final da primavera ou estacas semi-maduras no verão.

Para tirar estacas de madeira macia:

  • As estacas de arbustos de madeira macia são melhor feitas na primavera. As estacas de madeira macia devem ser feitas pela manhã.
  • Selecione brotos não floridos saudáveis ​​​​de novo crescimento e, usando tesouras de podar, corte uma seção com 3 a 5 pares de folhas. Sele em um saco plástico e coloque em um local sombreado até que estejam prontos para serem preparados.
  • Apare as folhas inferiores e reduza as estacas para 8 a 10 cm, cortando abaixo de um nó.
  • Usando um lápis como um dibber, faça buracos em um vaso cheio de composto de sementes e insira as estacas.
  • Regue as estacas e coloque-as em um propagador a 18-21°C. Alternativamente, você pode selar um polietileno de volta por cima.
  • Uma vez que as estacas tenham enraizado, endureça-as e transplante em vasos individuais. Regue, rotule e mantenha em um local sombreado para crescer.
  • Eles podem ser transplantados para sua posição final na primavera seguinte.

Você também pode tirar estacas semi-maduras. Para isso, “use hormônio de enraizamento em uma estaca semi-maduro, coloque-a em um pote com mistura de propagação, mantenha-a aquecida e, em cerca de 2 semanas, a estaca desenvolverá raízes”, aconselha Lorraine Ballato, autora de Sucesso com Hortênsias.

“Essa muda precisa ser replantada em terra para vasos e levemente fertilizada regularmente para cultivá-la por cerca de 2 meses antes de ser plantada”, acrescenta ela.

Como cultivar hortênsias em vaso

Se você estiver cultivando hortênsias em recipientes, você pode manipular o composto de vasos para a cor que deseja. Você pode até colocá-las no recipiente no canteiro do jardim para preencher as lacunas durante o verão.

Hortênsias arbustivas crescem bem em vasos e são perfeitas para trazer um toque de cor edificante como uma ideia de pátio no final do verão. Certifique-se de escolher variedades pequenas a médias para cultivar como idéias de jardinagem em contêineres.

A primavera e o outono são as melhores épocas para plantar hortênsias em recipientes, embora isso possa ser feito em qualquer época do ano.

Ao plantar arbustos em vasos, recomenda-se usar solo à base de argila em vez de um composto à base de turfa, pois os compostos à base de turfa podem secar mais rapidamente e conter menos nutrientes.

  • Antes de plantar sua hortênsia em um vaso, primeiro você precisa dar uma boa água.
  • Ao replantar um arbusto, o novo recipiente deve ser cerca de 5 cm maior em diâmetro e profundidade do que o recipiente atual.
  • Certifique-se de que o recipiente tenha orifícios de drenagem e coloque-o em tijolos ou blocos para garantir a drenagem livre.
  • Para melhorar ainda mais a drenagem, coloque potes sobre os orifícios de drenagem e adicione uma polegada de material de drenagem no fundo do vaso.
  • Ao plantar arbustos em vasos, recomenda-se usar solo à base de argila em vez de um composto à base de turfa, pois os compostos à base de turfa podem secar mais rapidamente e conter menos nutrientes.
  • Coloque a planta no vaso e preencha com terra, garantindo que haja um espaço de 1,5 polegadas (4 cm) entre o solo e o vaso para permitir espaço para regar.

Como cuidar de hortênsias em vasos

Hortênsias cultivadas em recipientes geralmente exigem mais cuidados do que aquelas plantadas em bordas, pois têm menos umidade e nutrientes para extrair. Ao cultivar hortênsias em vasos, é importante mantê-las bem regadas, pois podem secar rapidamente em climas quentes, elas também podem se beneficiar de um fertilizante líquido duas ou três vezes durante a estação de crescimento.

Certifique-se de que seu vaso seja grande o suficiente para que a hortênsia cresça ao longo do tempo e, se ainda não houver um orifício de drenagem no fundo, retire suas brocas e crie uma abertura.

Como cultivar hortênsias

Depois de plantadas, mantenha as hortênsias bem regadas na primeira temporada para que não murchem. Para manter as hortênsias azuis, use apenas água da chuva. Adubar a cada primavera com estrume, composto ou bolor de folhas irá ajudá-los a prosperar, e eles não precisam de alimentação, pois isso criará o crescimento das folhas em oposição às flores.

Enquanto as hortênsias arbustivas florescem no crescimento da nova estação, as variedades trepadeiras tendem a florescer no crescimento da estação anterior, o que significa que ambas têm diferentes requisitos de poda e épocas de poda. É importante aprender a podar hortênsias . para mantê-los com a melhor aparência e melhorar o vigor da planta.

Como cultivar hortênsias a partir de sementes

Embora você possa cultivar hortênsias a partir de sementes, isso não é recomendado, “já que leva algumas temporadas para que a planta tenha um espécime considerável”, explica Lorraine Ballato.

“As porcentagens de germinação das sementes são baixas, então a propagação é melhor feita com estacas”, acrescenta ela.

“Além disso, a maioria das hortênsias de hoje são um cruzamento de duas ou mais variedades. Nesse caso, a semente não é verdadeira para o pai. É mais provável – se germinar – obter um dos pais, não a prole ou a planta desejada. Por outro lado, alguns “acidentes” extraordinariamente bem-sucedidos resultaram em novas plantas comercializáveis’, acrescenta.

Lidando com problemas ao cultivar hortênsias

  • Danos de geada: Se o novo crescimento das hortênsias tiver danos de geada, corte-o logo acima do primeiro par de botões não danificados.
  • Escama de hortênsia: Isso aparece como bolhas brancas e cerosas no verão e é melhor prevenido por uma inspeção cuidadosa no início da primavera. Cuide das plantas para mantê-las o mais saudáveis ​​possível, incentivando predadores como as joaninhas, e pense cuidadosamente sobre o que plantar com hortênsias para serem bons companheiros.
  • Falta de flores: é mais provável que seja porque a poda foi feita na hora errada, então verifique cuidadosamente o rótulo da planta que você compra.
  • Pedaços arrancados das folhas: Este é um sinal de gorgulhos da videira, com as larvas brancas também comendo as raízes. Verifique à noite quando eles estão mais ativos, pegue e esmague-os. Você também pode aplicar um controle biológico.

Como fazer com que as hortênsias cresçam melhores

Com a ampla variedade de opções e estilos disponíveis, as hortênsias crescem melhor em várias situações. Eles crescem lindamente em massa como cobertura informal, misturado nas bordas, todas as flores brancas em um esquema clássico ou para iluminar uma área sombreada, bem como em contentores, tanto para jardins urbanos como rurais.

As hortênsias ficam fantásticas reunidas em uma variedade para um resultado impressionante.

As hortênsias são fáceis de cultivar?

As hortênsias são fáceis de cultivar e precisam de pouca atenção e você certamente encontrará uma variedade de opções ideais para enfeitar seu jardim e também fazer flores de corte impressionantes.

Para iniciantes, hortênsias paniculatas são fáceis de cultivar e mais tolerantes, você não pode errar com elas. A maioria das hortênsias são muito fáceis de se cultivar, e é por isso que são tão brilhantes.