Como decorar balcões de cozinha

0

Saber decorar balcões de cozinha se resume a encontrar o equilíbrio perfeito entre estilo e praticidade. A cozinha deve ser uma área convidativa da casa, cheia de personalidade e charme, bem como um espaço de trabalho funcional onde você pode cozinhar, entreter e armazenar todos os seus utensílios e acessórios de cozinha, e as ideias de bancada de cozinha têm um papel importante a desempenhar.

A chave para decorar balcões de cozinha é considerar os itens do dia a dia que você usa com frequência que podem se beneficiar de estarem expostos na bancada, bem como as peças decorativas que fazem com que as ideias da cozinha pareçam únicas e pessoais para você.

Como decorar balcões de cozinha

O estilo da cozinha envolve a curadoria dos objetos que você deseja exibir, além de selecionar o melhor posicionamento. Inspire-se com conselhos sobre como decorar balcões de cozinha com dicas de especialistas.

Mantenha o visual limpo e organizado

‘Limpo e organizado é o nome do jogo quando se trata de estilizar bancadas de cozinha. Enquanto outros espaços da casa se beneficiam de um toque mais pesado, as bancadas não”, diz Elizabeth Krueger, fundadora da Elizabeth Krueger Design.

De todos os cômodos da casa onde você precisa que o espaço seja altamente funcional e prático, a cozinha é a número um. Deixar espaço suficiente em suas bancadas e ilhas de cozinha para preparar alimentos e fazer com que as pessoas se sentem e comam é uma prioridade, portanto, nunca encha demais as superfícies.

Utilize acessórios com plantas e flores

Decorar com plantas e flores em casa sempre criará um ambiente calmo e tranquilo, inclusive em uma cozinha que muitas vezes pode ser um centro movimentado e agitado.

A design de interiores Kara Childress, diz: ‘Adoro colocar pequenos esconderijos de ervas plantadas como alecrim, manjericão e tomilho ao lado de uma janela, não apenas para cozinhar, mas para os aromas calmantes e inebriantes que eles tecem em toda a cozinha.’

Se você tem lindas flores em um vaso, ou vasos de ervas e plantas ao lado de uma janela ou perto de áreas de preparação, decorar balcões de cozinha dessa maneira pode criar um espaço convidativo cheio de cor e beleza natural.

Estenda as prateleiras

Estender um design de prateleira para incluir uma bancada de cozinha cria mais espaço para oportunidades de estilo de prateleira e cria um efeito chique e em camadas.

Nesta cozinha, a bancada é tratada como uma prateleira adicional, decorada com uma mistura eclética de itens que espelham o estilo acima.

Esta decoração de prateleira e bancada cria um ponto focal atraente na cozinha, bem como uma área central e zoneada onde itens decorativos e acessórios práticos são armazenados juntos.

Agrupe itens em pequenas zonas

Ao decidir onde colocar os itens para decorar os balcões da cozinha, planeje reunir os objetos em zonas. Ele irá criar um espaço de estilo limpo e arrumado. Elizabeth Krueger aconselha: ‘Comece com uma lousa em branco e procure criar pequenos agrupamentos para fornecer profundidade e altura vertical.’

Os cantos das bancadas da cozinha permitem que os itens sejam cuidadosamente afastados da superfície da bancada principal e, nesta cozinha, as alcovas abaixo dos armários da cozinha foram utilizadas para criar duas zonas separadas, uma para livros e outra para itens mais práticos, como tábuas de cortar e moedores.

Use bandejas decorativas

Bandejas decorativas podem criar uma área para você organizar e exibir objetos e acessórios favoritos e é uma maneira de decorar balcões de cozinha que é elegante e prático.

Ótima para colocar vasos de flores, porta-copos e outros pequenos acessórios de cozinha, uma bandeja reúne todos os itens em um só lugar, deixando mais espaço para cozinhar e preparar alimentos. Uma bandeja também pode ser facilmente pega e movida dependendo de quando você usa diferentes áreas da cozinha.

Priorize o essencial

Existem alguns itens que sempre pertencerão aos balcões da cozinha, então descobrir onde eles vão primeiro ajudará você a avaliar o espaço que resta para outras peças. Comece colocando utensílios essenciais, como chaleiras e torradeiras, em suas bancadas, depois passe para peças decorativas secundárias, como vasos, velas e livros.

Coloque itens em camadas para criar profundidade

Colocar objetos em camadas nos balcões da cozinha pode ajudar a tornar o espaço acolhedor e aconchegante.

“Colocar arte em camadas ou cortar tábuas inclinando-as fornece profundidade, ou usar um pedestal ou bandeja de madeira coberta com três itens de alturas diferentes chamará a atenção verticalmente”, diz Elizabeth Krueger.

Cerque-se de desings significativos

Opte pelo significativo ao decorar balcões de cozinha. “Concentre-se em criar momentos preciosos usando produtos que você adora ver, bem como aqueles que o ajudam a entreter sem esforço”, diz Kara Childress. Isso ajudará a fazer com que o espaço reflita verdadeiramente sua identidade e estilo.

A cozinha muitas vezes pode ser esquecida ao adicionar toques decorativos pessoais, então seja criativo com suas soluções de armazenamento e use lindos vasos, entranhas e bandejas para adicionar personalidade, interesse visual e praticidade às suas bancadas.

Coloque detalhes coloridos

Ter objetos coloridos espalhados pela cozinha pode criar belos detalhes e elementos de contraste atraentes no espaço. Ideias de cores de destaque e decorar seus balcões de cozinha com acessórios que contrastam com as cores e elementos principais da sala podem levantar o esquema de design sem esforço.

Abrace um tema

Pensar no cenário geral e no estilo da sua cozinha ao descobrir como decorar os balcões da cozinha criará um esquema coeso. Abraçar um tema na hora de decorar pode facilitar na hora de escolher os tipos de objetos que você quer nas bancadas da sua cozinha. Escolher objetos da mesma cor, estilo ou textura pode ajudar a deixar o espaço bem pensado e organizado.

Como decorar um balcão de cozinha vazio?

Ao decorar um balcão de cozinha vazio, considere sempre seus itens essenciais, peças decorativas que despertam alegria e objetos que podem enriquecer e complementar o esquema de design da sua cozinha.

Manter os balcões da cozinha organizados e decorados com uma coleção de peças selecionadas garantirá que seu espaço permaneça funcional e com personalidade.

No geral, escolha designs multifuncionais que tenham um uso prático, mas também adicionem um elemento de design elegante ao espaço.