Como cultivar plantas carnívoras

0

As samambaias são bonitas, mas não são exatamente plantas que executam alguma ação. Então, se você deseja que suas plantas de casa sejam mais dinâmicas ou quer uma vegetação verdadeiramente mortal para insetos, considere cultivar plantas carnívoras.

Além de parecer bonitas, como bônus, essas plantas de casa, que não deveriam ser, lutam contra pragas, mosquitos e outros insetos pequenos em sua casa e jardim.

Além disso, se você as mantiver vivas, elas o marcarão como um tipo de excêntrico único que escolhe cultivar um jardim com plantas carnívoras.

O que são plantas carnívoras?

Atualmente, existem mais de 630 espécies de plantas carnívoras conhecidas no mundo, todas as quais não deveriam existir. Pois, elas geralmente crescem em pântanos que não têm grandes quantidades de nutrientes no solo e na água.

No entanto, essas plantas desenvolveram a capacidade de obter o que precisam da carne, geralmente insetos, mas às vezes também lagartos, sapos e pequenos roedores.

As plantas que se alimentam de insetos capturam suas presas atraindo-as para armadilhas, colando-as em adesivos naturais pegajosos ou lançando armadilhas sobre elas.

As três plantas carnívoras mais fáceis de cultivar em casa

A Drosera do Cabo, a planta-jarro e a Armadilha de Vênus são geralmente consideradas as plantas carnívoras mais fáceis de manter vivas em casa. Sendo que a Drosera do Cabo é a planta carnívora mais vigorosa, por consequência, ela não morre facilmente.

Drosera do Cabo

Nativa do Cabo, na África do Sul, essa planta produz grandes rosetas cor de rosa que brilham com uma mucilagem pegajosa.

Quando um mosquito ou mosca doméstica pousam em um tentáculo, eles ficam presos, e a folha os puxa para dentro e os envolvem. Em seguida, eles são digeridos lentamente.

Plantas-jarro (Nepenthes)

As plantas-jarro capturam os insetos de forma mais passiva do que as outras plantas carnívoras.

Suas folhas em forma de vaso formam um recipiente para o néctar. Desse modo, quando um inseto desavisado entra na zona de morte, eles escorregam pela lateral do jarro e rapidamente descobrem que as paredes são lisas demais para sair. Já o néctar funciona como fluido digestivo.

Armadilha de Vênus (Dionaea muscipula)

Consideradas as estrelas do rock do mundo das plantas carnívoras, as Armadilhas de Vênus esperam que algo rasteje inocentemente para suas “folhas”. E, então, a armadilha se fecha e o processo de digestão começa.

Essas três plantas podem ser as plantas carnívoras menos difíceis para ter em sua casa, mas cultivá-las ainda será um desafio.

Afinal, suas adaptações evoluíram em resposta a condições ambientais específicas. Portanto, para mantê-las vivas, você precisa criar algo semelhante ao habitat natural delas.

Que tipo de solo é preciso ter para uma planta carnívora?

O solo de envasamento regular matará uma planta carnívora. Pois, as três espécies listadas aqui precisam de solo úmido e altamente ácido, livre de nutrientes e minerais, como você encontraria em um pântano.

Você pode fazer seu próprio solo combinando uma parte de musgo de turfa e uma parte de perlita – ou você pode pegar algumas coisas pré-fabricadas.

Plantas carnívoras precisam de água destilada

A água da torneira e de nascente matarão suas plantas que comem insetos tão rapidamente quanto o fertilizante.

Em vez disso, regue-as com água destilada – não contém os minerais que elas odeiam – e regue-as muito. Já que essas plantas vêm de lugares pantanosos e úmidos.

Considere fazer um terrário para alguns carnívoros

Todas essas plantas se dão bem em ambiente fechado e úmido, como de um terrário, desde que recebam muita luz.

Vale ressaltar que em terrários fechados as plantas não serão capazes de pegar insetos. Então, você terá que alimentar suas plantas carnívoras de modo manual.

As plantas carnívoras precisam de muita luz

Durante a maior parte do ano, a maioria das espécies carnívoras precisa de muito calor e luz. Então, as coloque em uma janela sem sombra e deixe o sol entrar – até o inverno.

A planta-jarro e a Armadilha de Vênus precisam de um ambiente diferente durante o período de dormência que ocorre, geralmente, no inverno. Portanto, entre junho a setembro, mova-as para um local escuro e fresco, como um galpão ou porão. As plantas droseras não entram em dormência.

Podando sua planta carnívora

Saiba que se partes da sua Armadilha de Vênus ficarem pretas, é perfeitamente normal. Você pode cortar essas partes cuidadosamente com uma tesoura, mas não corte nenhuma parte verde das folhas.

Os cuidados com as Droseras do cabo são basicamente os mesmos, no entanto elas não precisam de poda com muita frequência.

Já as regras de poda para as Plantas-jarro são as mesmas de qualquer flor: corte as flores mortas na base do caule.

Alimentando sua planta carnívora

A grande decepção com as plantas que comem insetos é que elas não precisam de muita carne para viver. Além disso, elas ainda fazem toda a fotossíntese para a maioria dos nutrientes que precisam.

Então, para a saúde delas é mais importante garantir que tenham a quantidade certa de luz, o solo certo e água suficiente do que ter um suprimento constante de carne.

Sua planta comedora de pragas terá todos os insetos de que precisa se for plantada ao ar livre. Mas, se estiver dentro de casa, talvez seja necessário ajudá-la.

Neste caso, alimente-as com coisas que elas poderiam pegar apenas na natureza, por exemplo, larvas, minhocas e grilos. Já que estes podem ser dados a todas as plantas listadas aqui.

Ainda assim, vale dizer que com as Armadilhas de Vênus, a alimentação pode ser complicada. Pois, elas não fecharão a menos que sintam algo se movendo.

Dito isto, você terá que ajudá-las empurrando seus pequenos pelos de gatilho enquanto a comida está lá. Você poderia usar insetos vivos, mas não nos culpe se eles escaparem da armadilha.

Não cutuque uma Armadilha de Vênus

Todo mundo quer cutucar a Armadilha de Vênus e vê-la em ação de perto, mas não faça isso.

Não estamos dizendo isso porque sua planta ficará desapontada ao perceber que a ponta do seu dedo não é uma mosca suculenta. Mas sim, porque cada armadilha só pode ser ativada quatro ou cinco vezes antes de morrer ou parar de funcionar.