Como criar um negócio ‘consciente’

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“Vivi tudo isso em primeira mão quando minha família veio para o Reino Unido”, diz Mursal Hedayat, que se tornou refugiada de sua casa em Cabul, no Afeganistão, quando tinha quatro anos. “Sei como pode ser uma história de refugiados quando recebem tanta generosidade do país em que chegam. Mas também conheço as lutas únicas”.

Hedayat é o fundador e CEO da Chatterbox, uma plataforma de treinamento de idiomas online que trabalha diretamente com refugiados, aproveitando suas habilidades linguísticas e treinando-os para ensinar outras pessoas. “Não os trata como indefesos, mas os fortalece”, explica ela.

“Minha mãe era engenheira civil em Cabul, que teve que trabalhar como faxineira por quase 10 anos no Reino Unido até usar suas habilidades no idioma”, continua Hedayat. “Ela agora é uma professora de idiomas extremamente bem-sucedida e é, sem dúvida, minha inspiração final.”

Aqui, Hedayat explica o que é preciso para criar um negócio que faça a diferença.

Lembre-se, qualquer um pode fazer a diferença

“Uma das coisas mais impactantes que alguém me disse uma vez, foi que as pessoas no comando só parecem saber o que estão fazendo. Na maioria das vezes, eles apenas dão a impressão de que sabem, mas são realmente bons em pensar no local. Acho que muitos de nós têm essa ideia de que o poder de fazer a mudança está fora de nossas mãos, ou a capacidade de liderar uma equipe ou ser responsável por uma empresa é inacessível para nós. Não é, e é importante pararmos de colocar esses limites em nós mesmos.”

Auto aprovação é o primeiro passo

“Se você não sente essa sensação de poder pessoal, que você tem o direito e a capacidade de tomar as mesmas decisões sobre como o mundo deveria ser, então você toma tudo como um dado. E você trabalha dentro das restrições do que é já está lá. Acho que as restrições do nosso sistema educacional atual são tais que você é muito treinado para seguir instruções. Então, você é ensinado a parar de ser criativo e parar de tomar decisões por si mesmo em uma idade jovem. Você precisa dar permissão para criar uma maneira diferente de fazer as coisas. Essa auto-autorização é o primeiro passo. Eu realmente acho que o mundo seria um lugar diferente se as pessoas sentissem que têm uma voz tão importante quanto qualquer outro membro da nossa democracia sociedade.”

Realmente entenda o problema que você está tentando corrigir

“Todo mundo vai te dizer, quando você inicia um aplicativo ou empresa, que você precisa realmente se concentrar em ser bom em uma coisa. Isso é verdade, mas se sua empresa foi criada com um propósito social mais amplo, como o nosso, acho que é realmente importante para entender completamente o problema e o que é necessário.

Estas são pessoas comuns em circunstâncias desesperadoras

“Foi uma viagem aos campos de Calais que me motivou a começar o Chatterbox. Fui com amigos que nunca foram refugiados e o que viram foi uma privação inacreditável. Olhei e vi o centro de Cabul. Entendi que esses caras tinham recriado o cafés e lojas. Não fiquei tão chocada e acho que isso só me mostrou que minha perspectiva era muito diferente da de outra pessoa. Eu sabia o que eles precisariam porque era o que minha mãe precisava quando veio para o Reino Unido. São pessoas comuns em circunstâncias desesperadoras, não são tão diferentes de nós .não são impotentes e acho que foi isso que vi diferente. Muitas vezes, quando as pessoas tentam ajudar, elas não percebem isso – elas as infantilizam e reduzem as oportunidades de que realmente precisam. Minha perspectiva única sobre isso foi o que me fez começar minha empresa.”

Torne seu negócio consciente

“Infelizmente, temos que racionalizar isso e perceber que ainda vivemos em uma sociedade capitalista, e as pessoas só valorizam coisas que dão dinheiro. o que faz esse capitalismo consciente, que muitos veem como o futuro dos negócios: empresas que fazem a diferença, mas também ganham dinheiro.

“Do modo como uma empresa é estruturada, todo CEO tem a responsabilidade fiduciária de entregar retornos monetários a seus acionistas. Claro, isso é realmente contrário ao que são as empresas conscientes. O que fizemos na Chatterbox foi ter proporções iguais de investidores de fundos de investimento de impacto social, e de fundos de lucro. Com um fundo de impacto social, ele é estruturado de forma que o investidor só ganha dinheiro se provar que causou impacto social. Acho que negócios conscientes e fundos como esse são o futuro.”

Obtenha conselhos de outros fundadores

“Não dê ouvidos a ninguém além de outros fundadores de sucesso em seu espaço. Tente abafar o outro barulho e peça conselhos a outros fundadores, porque eles conhecem a verdadeira configuração da terra. Como o empreendedorismo de impacto social é tão empolgante, muitas pessoas querem [se envolver] nisso. Isso é uma coisa boa e ruim, porque há tantos tipos de pistas falsas e becos que você pode passar que não o levam muito longe. Então, minha dica número um é: vá e encontre um empreendedor social de sucesso em sua rede e convença-o a ajudá-lo ou apenas conversar com você. O melhor conselho que recebi é de outros empreendedores.”