Como Salvar Pássaros: 4 Passos Fáceis Para Fazer do Seu Quintal um Santuário

0

Existem milhares de pássaros no mundo em extinção, o que significa que seus números estão em declínio severo.

Algumas das adições recentes à lista vermelha são consideradas pássaros comuns de jardim, como o verdilhão. Outros, como o swift e house martin, só passam a primavera e o verão visitando o Reino Unido antes de migrar para climas mais quentes. Mas o ambiente que eles encontram, bem como ao longo de suas rotas de migração, afeta significativamente sua sobrevivência.

Muitas das espécies que alimentamos em nossos jardins e varandas estão ameaçadas. Aqui estão quatro maneiras de ajudá-los.

Limpe seus alimentadores de pássaros e banheiras de pássaros

Na natureza, com algumas exceções, como estorninhos, os pássaros não entram muito em contato uns com os outros. Essa falta de contato torna mais difícil a propagação de doenças.

Os alimentadores de pássaros mudam essa dinâmica. A presença de um alimentador de pássaros significa que muitos pássaros individuais de muitas espécies diferentes se alimentam na mesma área. Isso leva à propagação de doenças , porque os pássaros muitas vezes fazem cocô onde se alimentam, deixando os patógenos infectarem o próximo visitante.

O greenfinch, um pássaro de jardim comum agora adicionado à lista vermelha, sofreu por causa disso. A doença tricomonose, que costumava infectar apenas pombos e pombas, se espalhou para os verdilhões com consequências mortais. A limpeza regular dos alimentadores de pássaros do jardim e dos banhos de pássaros pode reduzir esse risco.

Instale caixas de nidificação de pássaros

Muitas pessoas ajudam os pássaros colocando caixas-ninho em seus jardins. Mas essas caixas são feitas principalmente para tordos e chapins que nidificam em caixas abertas ou com pequenos buracos. Essas caixas-ninho imitam as fendas e buracos que estariam disponíveis em árvores maduras.

Andorinhões e andorinhões são novos ingressantes na lista vermelha, e ambos usarão prontamente locais de nidificação artificiais se os fornecermos – com algumas modificações para suas necessidades.

Os martins da casa aninham-se em um copo de ninho pré-fabricado ou caseiro que imita os ninhos de barro que os martins da casa fazem para si mesmos.

Andorinhões se aninham em caixas, mas exigem um pouco mais de trabalho para serem atraídos. A melhor maneira de fazer isso é tocar sua chamada estridente de um alto-falante colocado perto da caixa-ninho, para levá-los a investigar e, com sorte, aninhar.

Você pode tornar as caixas-ninho atraentes para essas espécies instalando-as nos beirais de sua casa, pois elas precisam estar no alto para que possam voar facilmente.

Adicione algumas plantas amigáveis aos insetos

Muitas das espécies que entram na lista vermelha, como o martim doméstico e o pardal doméstico, se alimentam de insetos. O número de insetos diminuiu rapidamente, então não é surpresa que esses predadores aviários estejam encontrando dificuldades para alimentar a si mesmos e seus filhotes.

Você pode adorar um jardim ou varanda organizada e arrumada, mas reserve uma área que seja um pouco mais bagunçada e com menos ervas daninhas para atrair insetos. Adicionar plantas amigáveis ​​aos polinizadores, como lavanda, dedaleira e sedum, pode realmente aumentar o número de insetos – comida natural para pássaros – em seu jardim.

Reduzir os perigos para as aves

Gatos de estimação são predadores e podem atacar espécies como pardais domésticos, que permanecem na lista vermelha. Mesmo a presença de gatos pode ser suficiente para assustar os pássaros, reduzindo o número de filhotes que eles podem ter. Isso pode ter um impacto mais prejudicial sobre as populações de aves do que o número de aves mortas por gatos.

Se você possui um gato, existem maneiras de reduzir seu efeito sobre o número de pássaros. Uma coleira com um sino é uma forma eficaz de avisar os pássaros e outros animais sobre a presença de um gato.

Além disso, você pode considerar restringir quando os gatos podem sair apenas durante o dia, pois os pássaros podem ser mais vulneráveis ​​no início da manhã, quando acordam e começam a procurar comida. Alternativamente, você pode manter os gatos totalmente dentro de casa. É muito comum na Austrália e nos EUA que os gatos permaneçam dentro de casa.

Essas mudanças podem parecer pequenas e seu jardim ou espaço ao ar livre podem não ser grandes, mas os jardins cobrem uma área que pode equivaler a várias reservas naturais juntas. Incentivar a vida selvagem nesses habitats de jardim pode fazer uma grande diferença.