Cansado de embalar a lancheira escolar de seus filhos? Veja como facilitar

Young mum and daughter packing backpack for the school
0

Mesmo sem uma pandemia que afete nossas cadeias de suprimentos alimentares, pode ser difícil apoiar uma dieta saudável para toda a sua família. Os problemas comuns incluem encontrar tempo para preparar os alimentos, tornar alimentos nutritivos atraentes para as crianças, fazer orçamentos com o aumento do preço dos alimentos, alimentar pessoas exigentes, comprar de forma sustentável e reduzir o desperdício de alimentos.

Além de tudo isso, há considerações para alergias alimentares e a embalagem de uma lancheira com segurança para higiene alimentar.

Uma maneira de melhorar a nutrição das crianças nas escolas e reduzir o estresse dos pais é mudar para um sistema de fornecimento de merenda escolar às crianças. É claro que isso teria um custo para os contribuintes e, se adotado, levaria tempo para ser implementado. Então, o que os pais podem fazer nesse meio tempo?

As escolas devem encorajar, não envergonhar

Os hábitos alimentares das crianças são mais maleáveis ​​do que os adultos e, por mais de uma década de sua vida, elas passam grande parte do tempo na escola. Esses anos formativos de educação devem incluir habilidades para que as crianças façam escolhas saudáveis ​​ao longo de suas vidas.

Programas para promover lancheiras escolares nutritivas são particularmente importantes porque podem atingir diversos grupos de crianças de todas as classes socioeconômicas.

As escolas devem considerar o fornecimento de alimentos para as crianças

Muitos países ao redor do mundo têm programas de merenda escolar que fornecem comida para crianças, o que significa que as famílias não precisam levar uma lancheira todos os dias.

O Brasil tem o programa mais antigo, começando em 1954, e a Índia tem um dos maiores, alimentando 140 milhões de crianças por ano. O Japão se destaca como o padrão ouro dos programas. Os cardápios escolares são planejados por nutricionistas, com foco em um equilíbrio de alimentos frescos e sazonais, incluindo verduras e frutos do mar. As crianças são ensinadas a respeitar o valor de sua comida, como prepará-la com segurança e entender de onde ela vem.

O programa universal de merenda escolar do Japão ajudou a diminuir a lacuna socioeconômica no consumo de frutas e vegetais em crianças japonesas. Com a menor incidência de desnutrição infantil e obesidade nos países da OCDE, o Japão apresenta um caso ideal para a implementação de programas de alimentação escolar. No entanto, é necessário um modelo universal de merenda escolar para melhorar as classificações de saúde e bem-estar de nossas crianças.

Então, o que os pais podem fazer agora?

Aqui estão as principais dicas para reduzir a ansiedade da lancheira dos pais e aumentar a saudabilidade dos almoços das crianças:

Planeje a semana seguinte: use o fim de semana para planejar e comprar lancheiras e fazer o que puder com antecedência. Lave e corte palitos de frutas e vegetais, asse com seus filhos ou faça sanduíches com pão fresco e congele individualmente, pronto para as crianças retirarem um a cada dia.

Envolva seus filhos: Incentive seus filhos a fazer seu próprio almoço desde a mais tenra idade. Isso ajudará seu conhecimento e independência alimentar. Ajude-os a escolher itens de cada grupo e categoria de alimentos (por exemplo, uma fruta, um vegetal, sanduíche ou bolachas integrais, queijo ou iogurte). Um benefício adicional é que eles estarão mais propensos a querer comer a comida que eles embalam.

Reduza os alimentos pré-embalados: Alimentos embalados e altamente processados, como batatas fritas, geralmente são ricos em sal e gordura saturada e pobres em fibras e nutrientes. Substitua-os por frutas ou vegetais frescos, molhos caseiros, sementes, pipoca, bolachas de arroz integral ou ovos cozidos.

Equilibre custo com conveniência: é mais barato comprar a granel e preparar itens para o almoço do seu filho, mas se o custo não for um problema, economize tempo comprando itens pré-preparados. Por exemplo, você pode comprar queijo em bloco e fatiar, mas o queijo pré-fatiado economizará tempo. Ter recipientes adequados disponíveis para armazenar itens facilitará sua vida e também beneficiará o meio ambiente, minimizando os plásticos descartáveis.

Dê responsabilidade à lancheira de seus filhos: ser responsável pelo que sai de uma lancheira é tão importante quanto o que entra nela. Quando seus filhos voltarem da escola, assuma a responsabilidade de descartar alimentos estragados e limpar seus recipientes. Além disso, se a comida ainda estiver boa, coloque-a na mesa como chá da tarde ou como lanche antes do jantar.