Como tornar sua porta da frente mais segura
Melhorar a segurança de sua casa não precisa envolver grandes reformas. Para começar, será preciso avaliar sua porta da frente e fazer algumas pequenas – porém importantes – mudanças. Saiba que há várias coisas que você pode fazer para tornar o ponto de entrada principal da sua casa mais seguro.
Antes de fazer qualquer coisa, avalie sua entrada principal. Se sua porta for núcleo sólido (mais sobre isso abaixo), com janelas que estão longe das travas, você terá um bom começo. Avalie seu cadeado e travas para ter certeza de que eles estão funcionando da maneira que deveriam e não grudando ou travando.
Se você já tiver uma trava, certifique-se de que ela deslize bem. Se a sua porta estiver em boas condições e funcionando corretamente, você já estará na maior parte do caminho. Se não, você pode começar substituindo fechaduras ou outras peças básicas.
Instale uma porta de núcleo sólido
Se você não tem uma porta de núcleo sólido, ou seja, uma porta que é preenchida com madeira de alta densidade ou composta, em vez de ser oca, vale a pena investir em uma. Essas são resistentes ao serem dobradas ou chutadas, tornando-as mais seguras.
Para substituir sua porta, você precisará medir suas dimensões e anotar em qual direção ela abre. As portas geralmente vêm em tamanho padrão, então, uma vez que você tenha suas medidas e a direção em que a porta abre, não deve ser difícil encontrar uma substituição em uma loja de ferragens.
Para fazer a troca, basta desparafusar as dobradiças do caixilho da porta (primeiro a parte inferior, depois a parte superior). Sua nova porta provavelmente veio com dobradiças, mas se não, você pode usar as da sua porta antiga se estiverem em boas condições. Aparafuse primeiro as dobradiças na porta.
Em seguida, começando pela dobradiça superior, aparafuse o outro lado da dobradiça no revestimento da porta. Enquanto você faz isso, você pode usar um calço ou um pedaço de papelão para manter a porta na altura certa para alinhar com o peitoril.
Adicione uma trava de boa qualidade
Para adicionar uma trava ou substituir uma, a melhor escolha é uma trava de grau 1 ou 2. Essas classificações, feitas por organizações como o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), são realizadas colocando as travas em vários testes e dando-lhes classificações com base no número de batidas que podem suportar.
As fechaduras de grau 1 são as melhores que você pode comprar, enquanto as fechaduras de grau 2 são geralmente consideradas aceitáveis para fins residenciais.
A maioria das portas vem com recortes que acomodam uma trava, mas se a sua não tiver, você precisará de uma broca de serra, um remo grande o suficiente para acomodar sua trava, uma furadeira, uma fita métrica, um quadrado e uma faca ou furador para marcar o centro de seus furos.
Seu kit de trava virá com um modelo, então você também precisará de fita adesiva para esta parte. Siga as instruções em sua trava para instalá-la, medindo para alinhá-la com seu modelo. Uma dica é fazer primeiro o furo para o cilindro da fechadura e depois fazer o furo na lateral da porta. Dessa forma, é fácil ver o quão profundo deve ser o furo da trava, porque ele cruzará com o que você já perfurou para o cilindro da fechadura.
Para facilitar a obtenção de todos os tamanhos certos, você pode optar por um kit de instalação que vem com tudo o que você precisa para instalar uma trava, além de algumas instruções sobre posicionamento e medição.
Mais melhorias que você pode fazer
Se você quiser ir mais longe e garantir ainda mais segurança, você pode adicionar uma corrente para possibilitar a abertura parcial da porta sem permitir que ela abra totalmente, ou você pode usar uma câmera de campainha para adicionar segurança extra ao atender a porta. Você também pode considerar a substituição para uma trava de teclado que permite alterar o código periodicamente para maior segurança.
Outras coisas para tornar sua porta da frente mais segura são coisas como adicionar iluminação com sensor de movimento, manter as sebes aparadas (se for seu caso) ou inserir um bloqueio inteligente, que se conectará aos seus dispositivos sem fio, permitindo bloqueio e desbloqueio remoto e bloqueio automático.