Como as telhas certas podem melhorar sua casa
As telhas certas podem transformar sua casa. Além de uma melhor aparência, um novo telhado também oferecerá melhor isolamento e proteção contra umidade e correntes de ar.
No entanto, existem muitos materiais e estilos diferentes disponíveis, cada um com um efeito diferente no design da sua casa. Por exemplo, a ardósia cinza é perfeita para casas mais modernas, enquanto as telhas vermelhas em forma de S dão o charme clássico das casas mediterrâneas e italianas.
A escolha das telhas certas se resume a uma série de fatores, como a inclinação do telhado, design do telhado, restrições de planejamento, localização do desenvolvimento e orçamento. Os estilos de casa também desempenham um papel significativo na escolha, ajudando você a limitar a ampla oferta para encontrar o telhado certo para sua casa.
Embora possa não parecer tão glamoroso quanto as ideias de uma parede da sala de estar, móveis de quarto ou estilos de cozinha, as telhas são um dos elementos mais importantes da sua casa. Oferecendo proteção contra o clima e proporcionando isolamento, elas também ajudam a sua casa quando se trata de aparência. Embora ninguém notará suas telhas por si só, elas desempenham um papel importante na aparência geral da sua casa.
Como escolher as telhas certas
Telhas de barro têm uma absorção de água bastante baixa de cerca de 6%. As telhas com maior taxa de absorção (como o concreto, com cerca de 12%) significam que, quando molhadas, são mais pesadas, consequentemente acrescentando mais peso à estrutura de um telhado, o que também deve ser levado em consideração ao projetar a estrutura de suporte do telhado.
Além disso, as telhas de barro podem manter sua cor original por muitos anos, mesmo com exposição a várias condições climáticas.
A estética também terá um papel importante, pois cada material virá em uma ampla variedade de cores e modelos. A escolha certa dependerá da sua casa, do seu bairro e também do seu gosto, é claro.
Estilo e construção
As telhas podem ser feitas de várias formas. As telhas de concreto feitas por máquinas são a opção mais acessível, além de possuírem uma grande expectativa de duração, embora também estejam disponíveis com argila como matéria prima. Também é fácil substituir telhas soltas ou quebradas por uma telha nova idêntica. Há também uma variedade de modelos, desde os clássicos vermelhos e pretos até telhas recuperadas artificialmente ou com efeito de intemperismo.
Uma outra opção são as telhas artesanais, que são sutilmente diferentes entre si. Os telhas feitas à mão são moldadas e cortadas individualmente. A areia é então aplicada na face do ladrilho, dando a cada ladrilho uma coloração variável. Existem também as telhas feitas por máquinas, mas projetadas para simular a aparência de um produto artesanal.
Existem vários tipos de telhas para se escolher, como as romanas, as esmaltadas e as de vidro, dentre outras.
Com que frequência um telhado precisa ser substituído?
Em média, um telhado precisará ser substituído a cada 60 anos. No entanto, a vida útil das telhas varia de acordo com seu material. Por exemplo, a ardósia pode durar até 200 anos se cuidada corretamente, enquanto a argila e o concreto devem durar entre 30 e 60 anos. Evite telhas asfálticas, pois elas só têm uma vida útil de cerca de 15 anos.
Como você mantém um telhado?
Os telhados devem ser verificados regularmente, especialmente após tempestades. Binóculos podem ser úteis para ajudar a fazer verificações externas.
Telhados danificados devem ser reparados prontamente por um profissional experiente. Nunca use soluções rápidas e provisórias, como impermeabilizantes líquidos. Eles podem reter a umidade, dificultar os reparos e provavelmente impedir a reutilização de materiais.