Como soldar fios e eletrônicos

0

Melhore suas habilidades de solda fazendo este circuito simples em uma placa de circuito impresso em branco, usando um potenciômetro para controlar o brilho de um LED.

Esqueça protoboards e cabos de jumper. É hora de aprender a soldar fios e eletrônicos. Junte-se a nós enquanto construímos um circuito básico para demonstrar uma variedade de técnicas que você pode aplicar em seus próprios projetos e reparos.

O que estamos fazendo?

Escolhemos um circuito incrivelmente simples para começar este projeto. Um potenciômetro é usado para controlar o brilho de um LED que é alimentado por uma bateria de 9V, dando a você a chance de soldar uma variedade de componentes sem o desafio de trabalhar com uma complexa rede de fios.

O que você precisa?

  • 1 x potenciômetro de 10kΩ (quiloohms).
  • 1 x LED.
  • 1 x resistor de 1kΩ.
  • 1 x bateria de 9V.
  • 1 x chicote do conector da bateria de 9V (opcional).
  • 1 x PCB em branco (opcional).
  • 22 a 28 AWG PVC ou fio revestido de silicone.

O potenciômetro de 10kΩ

Os potenciômetros desempenham um papel semelhante aos resistores, restringindo o fluxo de corrente em um circuito, mas oferecem controle variável na forma de um botão giratório ou controle deslizante. Isso nos permite tornar nosso LED mais brilhante ou mais escuro, aumentando ou reduzindo a corrente que pode fluir para ele.

O LED

Os LEDs, ou diodos emissores de luz, são pequenos componentes eletrônicos capazes de produzir luz quando passam energia por eles. O nosso LED tem duas pernas, uma para positivo e outra para negativo, tornando-o muito fácil de trabalhar.

O resistor de 1kΩ

Nosso LED simplesmente piscará se permitirmos que toda a corrente da bateria passe por ele, e isso significa que precisamos de um resistor para restringir a corrente e manter nosso LED seguro. Você pode dizer o valor de um resistor por sua sequência de bandas de cores.

A bateria de 9V e o chicote do conector da bateria

Qualquer bateria de 9V será suficiente para alimentar um circuito de projeto portátil como este por um longo tempo. Soldamos os fios diretamente em nossa bateria, mas é recomendável que você use um chicote de conectores para garantir que não danifique sua bateria e crie uma bagunça desagradável.

O PCB em branco

Semelhante às placas de ensaio, PCBs em branco facilitam a criação de circuitos, mantendo os componentes no lugar para você. Você não precisa usar uma placa de circuito impresso em branco para este projeto, mas tornará o resultado final mais robusto, por isso recomendamos.

O diagrama de circuito

Como você pode ver no diagrama de circuito acima, você só precisa fazer algumas conexões para que este projeto funcione. O PCB em branco foi deixado de fora para facilitar a leitura do diagrama, mas mostraremos como usar esse componente à medida que avançamos no restante da compilação.

Etapa 1: Soldar o potenciômetro de 10kΩ

Começamos soldando nosso potenciômetro de 10kΩ em nossa placa de circuito impresso em branco. As pernas se encaixam perfeitamente nos orifícios do PCB, tornando muito fácil criar uma junta de solda segura para cada um, embora vale a pena ter cuidado para evitar um encaixe instável.

Etapa 2: Soldando o LED

Em seguida, é hora de soldar o LED na placa de circuito impresso em branco. Simplesmente empurre as pernas através dos orifícios do PCB, soldando-as na base antes de cortar o excesso de fio. Optamos por fazer o nosso LED nivelado com o PCB, mas você pode ter o LED montado mais alto, se preferir.

Etapa 3: Soldar o resistor de 1kΩ

Nosso LED não duraria muito tempo com toda a corrente da bateria passando por ele, mas podemos resolver isso com um resistor de 1kΩ colocado entre a perna positiva do nosso LED e o pino de 5V do potenciômetro.

Para garantir que isso ficasse bom e arrumado, decidimos empurrar uma extremidade do resistor através da placa de circuito impresso em branco para soldá-la no lugar, seguida de soldar a outra extremidade na perna positiva do LED.

Etapa 4: Conectando o potenciômetro de 10kΩ ao LED

O potenciômetro é o componente mais complexo que estamos usando para este projeto, com três pernas para conectá-lo ao nosso circuito: VIN, VOUT e GND. VIN é a perna direita e é projetada para receber uma corrente de uma fonte de energia, enquanto VOUT, a perna do meio, é capaz de emitir energia com base na posição do botão/slider do potenciômetro. A perna da extrema esquerda é o GND.

Por enquanto, só precisamos conectar as pernas VOUT e GND do nosso potenciômetro ao LED. A perna VOUT precisa ser soldada ao resistor, enquanto a perna GND pode ser soldada diretamente à perna negativa do LED.

Etapa 5: Soldar o chicote da bateria

Conforme mencionado anteriormente no artigo, não usamos um chicote de bateria para este projeto, mas recomendamos adicionar um ao seu build para garantir que ele seja seguro. Nossas PCBs em branco vêm equipadas com almofadas de solda nas bordas, dando-nos uma posição segura para soldar nosso chicote de bateria. Fizemos questão de manter algum espaço entre os dois fios, pois isso facilitará a conexão da bateria na próxima etapa.

Etapa 6: Conectando o chicote da bateria ao potenciômetro de 10kΩ

Esta é a etapa final deste processo. Só precisamos conectar nosso chicote de bateria ao potenciômetro de 10kΩ que usamos. A conexão positiva da bateria precisa ser conectada à perna direita do potenciômetro (VIN), enquanto a conexão negativa da bateria deve ser conectada à perna GND esquerda do potenciômetro.

Solucionando problemas do seu circuito

Nesta fase, contanto que você tenha uma bateria conectada, você poderá girar o botão do potenciômetro para escurecer e iluminar o LED. Você pode seguir as etapas de solução de problemas abaixo se o seu projeto não funcionar, e deve ser bom e fácil resolver quaisquer problemas que você possa ter.

  • Teste o circuito: A maioria dos multímetros vem equipada com a capacidade de testar circuitos para garantir que estejam completos. Se você tiver uma ferramenta como essa, poderá usá-la para encontrar conexões ruins em seu circuito que precisem ser soldadas novamente.
  • Teste a bateria: Baterias descarregadas podem dificultar a vida dos seus eletrônicos, por isso vale a pena certificar-se de que sua bateria tenha energia antes de tentar muito mais. Usar um dispositivo que comprovadamente funciona é uma boa maneira de conseguir isso.
  • Substituir componentes: nem sempre é fácil saber se um LED, resistor ou potenciômetro está funcionando. Substituir ou ressoldar componentes em seu circuito podem ser boas maneiras de consertar seu projeto.

Aprendendo a soldar

Assumir projetos como esse pode ser uma boa maneira de melhorar suas habilidades de soldagem, dando a você a chance de trabalhar em construções mais complexas no futuro. Você pode encontrar inúmeros projetos eletrônicos divertidos e criativos na web que o levarão a experimentar coisas novas com seu hobby favorito.