Como se organizar e se manter organizado em seu espaço de Home Office

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Esteja você trabalhando em uma mesa de canto ou em um home office completo, manter seu espaço organizado é fundamental

Isso não é um exercício. Essa é a frase que repetidamente surge na cabeça enquanto se pensa em escrever uma coluna sobre a criação e manutenção de espaços organizados de trabalho em casa com 18 (ou mais) meses de pandemia.

Trabalhar em casa está se tornando uma realidade de tempo integral para muitas pessoas – e pelo menos uma situação de meio período para outras. Usar uma pequena mesa portátil no canto do seu quarto como escrivaninha e a parte superior da cômoda como espaço de arquivamento não é uma solução de longo prazo. Nem transformar seu sofá em seu escritório e a mesa de centro em sua estação principal do Google Meet.

Mas você também não precisa ter uma sala inteira dedicada ao seu escritório em casa. Tudo que você precisa é de um espaço equipado com boa iluminação, uma escrivaninha ou mesa, uma cadeira confortável e um local para guardar sua papelada, aparelhos eletrônicos e material de escritório.

Graças a Deus, essa pandemia não atingiu a década de 1990, antes que todos tivéssemos computadores portáteis e telefones que – para o bem ou para o mal – permitem que muitas pessoas façam grande parte de seu trabalho eletronicamente. Já se foi o tempo em que precisávamos de espaço para armazenar pilhas de papéis, livros de referência e listas telefônicas. Mas só porque há menos itens não significa que sua área de trabalho deva carecer de organização. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a colocar tudo em ordem.

Invista no básico

Não existe um lugar “certo” para ter um escritório em casa. Algumas pessoas gostam de estar em um local mais movimentado, enquanto outras preferem um local mais silencioso. Depende da pessoa e do trabalho – e de quanto tempo essa pessoa gasta em chamadas de vídeo.

Mas você não estará organizado em um espaço onde não se sinta confortável. Se você fica sentado em frente ao computador a maior parte do dia, invista em uma mesa ou escrivaninha de tamanho considerável e uma cadeira confortável. Se você não tiver boa luz natural, compre uma lâmpada ou anel de luz de qualidade. E se você preferir ficar de pé uma parte do dia, compre uma mesa ajustável. Considere também um apoio para os pés para ajudar a apoiar suas costas, um elevador de monitor ou um monitor maior.

Use ferramentas organizacionais adicionais

Papéis e correspondências tendem a se acumular em superfícies quando as pessoas não têm as ferramentas adequadas para se livrar deles facilmente. Recomendo aos clientes que comprem uma trituradora, para que possam se desfazer imediatamente de papéis pessoais e sensíveis. Embora seja verdade que é mais provável que sua identidade seja roubada online do que por alguém que vasculhe sua lixeira, é melhor errar e ser cauteloso. Também tenha uma lixeira e uma lata de lixo nas proximidades.

Designe um local específico, talvez uma bandeja ou uma mesa diferente, para papéis pessoais, como contas de casa, guias de permissão e papéis escolares, para que não se misturem com documentos profissionais.

Mesmo que você lide com quase tudo eletronicamente, alguns documentos precisam ser mantidos em papel: certidões de nascimento, licenças comerciais, passaportes, cartões de previdência social. É aí que um arquivo, uma gaveta ou uma caixa de arquivo portátil podem ser úteis. Também é conveniente para armazenar documentos fiscais e financeiros atuais. Mantenha seu sistema de arquivamento simples para maior eficiência.

Se você é alguém que precisa ver itens para se lembrar deles, use o espaço vertical próximo para um boletim ou quadro magnético, onde você pode postar listas, senhas e calendários. Guarde os suprimentos extras de escritório em um local conveniente e acessível e não compre em excesso. E designe um local para carregar seus dispositivos.

No entanto, nem tudo precisa ser utilitário. Alguns itens pessoais aquecerão o espaço. Por exemplo, você pode colocar algumas de suas fotos emolduradas favoritas ou uma obra de arte nas proximidades. Você também pode adicionar algumas plantas, o que pode ajudar a reduzir o estresse e aumentar a produtividade.

Arrume tudo no final de cada dia

Torne uma rotina passar cinco minutos arrumando seu espaço de trabalho antes de assinar o contrato. Arquive papéis, vidros e pratos de ônibus e recicle ou jogue fora itens desnecessários. Isso o ajudará a se manter organizado e reduzirá ao mínimo a desordem geral da casa, uma cortesia para os outros em sua casa.

Quando a pandemia começou, muitas pessoas se sentaram onde quer que se sentissem confortáveis ​​trabalhando em casa pelo que todos pensávamos que seriam algumas semanas ou um mês. Essa foi uma boa solução de curto prazo. Mas agora que temos um pouco mais de clareza em relação aos nossos futuros arranjos de trabalho, é hora de dar uma nova olhada em nosso espaço e criar uma configuração mais funcional para nossa nova realidade de trabalho.