Como reaproveitar uma mangueira de jardim velha em vez de jogá-la fora

Hose watering the plants at garden
0

Colocar seu equipamento de jardinagem em forma às vezes inclui a substituição de uma mangueira que congelou e rachou durante o inverno ou que teve um vazamento. Se você tem uma mangueira velha que precisa substituir, não a jogue simplesmente fora, pois há muitos usos para o material da mangueira além de transportar água. Aqui estão algumas maneiras de reciclar sua mangueira para ajudar a cuidar de outras coisas em casa e no jardim, mantendo o material fora do aterro e facilitando suas tarefas também.

Proteja suas lâminas

Só porque uma mangueira não pode mais transportar água, não significa que não possa ser útil. Uma maneira de reaproveitar uma mangueira velha é usá-la como protetor de lâmina para lâminas de serra (e proteger seus dedos de arestas afiadas). Para usar uma mangueira como protetor de lâmina, basta cortar um pedaço do comprimento da lâmina em que você deseja usá-la (ou a circunferência, já que serve para lâminas de serra elétrica também) e cortar a mangueira aberta de um lado. Deslize a mangueira na borda da lâmina para manter os dentes afiados e os dedos seguros.

Certifique-se de que a mangueira e a serra estejam secas antes de usar o protetor de lâmina, pois a umidade pode fazer com que as lâminas enferrujem. Evitar que se esfreguem em outras ferramentas, especialmente as de metal, ajudará suas lâminas de serra a durarem mais.

Faça um aperto de alça de balde

Cortar um entalhe em um pedaço de mangueira velha também pode lhe dar uma alça de balde que não machuque seus dedos. Quando você está carregando água ou tinta em um balde, a alça de metal pode cavar a parte interna de seus dedos e tornar qualquer tarefa que você esteja fazendo mais desconfortável do que precisa ser. Deslizar um pedaço de mangueira sobre a alça do balde aumentará o diâmetro da alça, espalhando a força da alça contra os dedos e adicionando um pouco de amortecimento. O melhor desse truque é que você pode manter a alça e usá-la em qualquer alça que caia em seus dedos, tornando esse ciclo reutilizável.

Proteja os dedos de crianças em um balanço

Se você tiver um balanço, você pode usar um pedaço de mangueira para proteger os dedos das crianças de ficarem presos nas correntes. Se a corrente for pequena o suficiente, você pode passá-la pela mangueira ou pode cortar uma fenda na mangueira e enrolá-la ao redor da corrente. Isso tem o bônus adicional de não permitir que as correntes fiquem torcidas ou emaranhadas, tornando o balanço mais seguro para os pequenos. Você também pode usar um pedaço de mangueira para proteger qualquer corrente e mantê-la livre de emaranhados. Se você tem uma corrente para acesso à garagem, por exemplo, esse método também pode funcionar para isso.

Apoie uma muda

Outra ótima maneira de reaproveitar uma mangueira velha é usá-la em vez de corda ou barbante para apoiar uma muda. Usar qualquer coisa que possa causar fricção ou cicatrizes na casca de uma árvore jovem pode causar mais mal do que bem. Materiais estreitos, como barbante de jardinagem ou corda sintética, podem cavar a casca de uma árvore ou causar atrito com o vento, desgastando a casca e danificando a árvore. Usar uma mangueira de borracha para prender uma muda às estacas permitirá que ela se mova ao vento sem danificar a árvore jovem, porque é um pouco elástica e tem um diâmetro maior do que a maioria dos fios de jardinagem. Também permitirá que o tronco da muda se expanda à medida que cresce sem sufocar a árvore ou arranhar a casca.

Faça sua própria mangueira de imersão

Você também pode usar sua mangueira para transportar água de uma maneira diferente do uso pretendido. Se sua mangueira tiver alguns vazamentos, você pode transformá-la em uma mangueira de imersão para regar no nível do solo em canteiros. Faça furos ao longo da superfície da mangueira com um prego ou um furador, prenda-o à extremidade de uma mangueira de rega regular, coloque-o no canteiro do jardim e reduza a água.

Isso permitirá que a água penetre no solo sem tanta evaporação quanto regar de cima, e também permite que a água entre no solo onde as raízes precisam, sem molhar as folhas de suas plantas, ajudando a evitar mofo e fungos, mantendo a folhagem seca.