Como quebrar seus maus hábitos com dinheiro e começar a economizar

Counting Brazilian Real banknotes. Finance, salary, investment concept.
0

Alguns maus hábitos afetam nossa saúde física, como fumar, roer unhas ou comer muita porcaria. Mas outros afetam nossa saúde financeira. Como você sabe se tem hábitos financeiros pouco saudáveis ​​e o que pode fazer para construir hábitos melhores? Siga os passos abaixo para descobrir.

  1. Mergulhe na sua relação com o dinheiro

As relações com o dinheiro são complexas. Nem sempre é fácil identificar um comportamento financeiramente insalubre. Mas há alguns sinais que você pode procurar. Áreas problemáticas comuns incluem gastar mais dinheiro do que você ganha, deixar de iniciar um fundo de emergência e não poupar para a aposentadoria.

Fazer um teste de saúde financeira pode ser um bom primeiro passo para detectar pontos fracos. No entanto, nossas lutas nem sempre refletem maus hábitos ou tomadas de decisão. Muitos especialistas dizem que é importante considerar o papel que as questões sistêmicas podem desempenhar na formação da saúde financeira.

“Não conseguir um salário digno, não ter seguro médico, ter empréstimos estudantis em uma carreira que você não consegue encontrar emprego. O fato de que não há lugar que alguém que vive com um salário mínimo possa alugar um apartamento de dois quartos. Esses são todos problemas sistêmicos”, diz Saundra Davis, fundadora da Sage Financial Solutions, uma organização sediada na área da baía de São Francisco focada em fornecer serviços financeiros para comunidades de baixa renda.

Se você estiver lidando com esses tipos de problemas sistêmicos, concentre-se em encontrar suporte. Por outro lado, se sua renda deve ser suficiente para cobrir suas despesas, mas não é, é aí que você deve analisar seu comportamento, diz Davis. Que escolhas você está fazendo regularmente e o que você tem o poder de controlar?

Procure padrões. Talvez você faça compras online quando estiver entediado ou chateado. Ou você ignora sua dívida porque é esmagadora. Talvez você tenda a gastar lucros inesperados em vez de usar o dinheiro intencionalmente porque sua família não enfatizou a importância de economizar enquanto crescia.

Emoções e experiências podem ter um grande impacto em nossos hábitos financeiros. É por isso que também é possível desenvolver hábitos pouco saudáveis ​​se você estiver em boa forma financeira. Por exemplo, uma pessoa que paga todas as suas contas em dia e tem muitas economias ainda pode sentir ansiedade em gastar ou discutir sobre dinheiro com um parceiro.

“Muitas vezes, há esse histórico de escassez e perda financeira em algum lugar em seu passado que não foi resolvido que os leva a não serem capazes de se conectar totalmente com o fato de que estão financeiramente seguros agora”, diz Ed Coambs, planejador financeiro e terapeuta financeiro certificado.

Depois de entender melhor o que está por trás de seus hábitos não saudáveis, você pode começar a repará-los.

  1. Defina metas pessoais

Pergunte a si mesmo: “Para onde você está tentando ir? E onde você está agora? E então como você preenche essa lacuna?” diz Davis.

Definir metas financeiras pode colocá-lo no caminho de hábitos mais saudáveis. Seus objetivos podem girar em torno de valores específicos, como ficar livre de dívidas ou economizar três meses de despesas em um fundo de emergência, diz Davis. Ou, o objetivo pode ser mudar sua mentalidade de dinheiro, como se tornar mais atencioso sobre seus gastos ou se sentir à vontade para discutir sobre dinheiro com outras pessoas.

Crie um plano que apoie sua visão de saúde financeira. Digamos que você queira aumentar suas economias de emergência ou fazer pagamentos com cartão de crédito em dia. Automatizar essas transações pode ajudar. Você pode transferir um valor específico da sua conta corrente para a poupança a cada mês ou configurar pagamentos mínimos com cartão de crédito através do site do emissor.

Coambs sugere verificar suas finanças uma vez por mês ou a cada dois meses. Revise seu orçamento e comportamento para determinar se você está no caminho certo para atingir suas metas.

  1. Apoie-se nos recursos

Quebrar hábitos financeiros pode ser um desafio. Mas você não precisa fazer isso sozinho. Há pessoas e atividades às quais você pode recorrer, “seja escrever um diário ou conversar com seu parceiro ou algum outro modo de se sentir seguro novamente em relação ao assunto dinheiro”, diz Coambs.

Há também muitos profissionais que podem oferecer orientação. Um terapeuta financeiro, por exemplo, pode ajudá-lo a descompactar seus relacionamentos financeiros.

“Todos nós temos um histórico de dinheiro. E se o seu histórico de dinheiro é aquele em que há muita dor emocional e caos relacionado ao dinheiro, muitas vezes esses problemas em seu passado precisam ser tratados como qualquer outro tipo de trauma”, diz Coambs.

Você também pode optar por trabalhar com um planejador financeiro ou buscar aconselhamento gratuito sobre como gerenciar seu orçamento, crédito ou dívida de uma agência de aconselhamento de crédito sem fins lucrativos.

Ao longo de sua jornada para melhorar seus hábitos financeiros, aprenda a se defender, diz Davis. “O que isso pode fazer é reduzir ou eliminar a vergonha de buscar ajuda onde quer que você precise. Se isso significa benefícios públicos, se isso significa família e amigos, o que quer que isso signifique para você”, diz ela.