Como pintar um teto com acabamento profissional

Young Painter In White Uniform Painting With Paint Roller On Wall
0

A pintura precisa de uma atualização? Aprender a pintar um teto significa que você nem sempre precisa chamar profissionais para obter um resultado impecável. Quando você assume um projeto de bricolage e decide que quer aprender a pintar um quarto, logo perceberá que o teto é a primeira coisa que você enfrenta com o pincel.

Siga estas dicas de especialistas para garantir que você tenha um acabamento profissional para suas ideias de teto que você ficará feliz em exibir.

Como pintar um teto como um profissional

A pintura pode transformar um cômodo, mas, além de saber pintar uma parede, você precisará de experiência em pintura de teto. Siga nosso guia passo a passo sobre como pintar um teto para um acabamento impecável com as principais dicas de especialistas.

Pegue as ferramentas certas

Em primeiro lugar, certifique-se de que está equipado com todas as ferramentas certas para o trabalho. Você vai precisar de:

  • Escova de faixa angular de 2 ½ pol.
  • Fita de pintor.
  • Rolo de 9 polegadas.
  • Manga e panela.
  • Pólo de extensão.
  • Escada.
  • Tinta de teto.

“Além da tinta, certifique-se de que o pincel e a manga do rolo sejam de alta qualidade e que a manga do rolo seja adequada para a textura do teto”, diz Helen Shaw, da Benjamin Moore.

Aplique a fita adesiva e remova as aberturas

“Com a fita adesiva, comece por colar os pontos de encontro entre o teto e a parede”, aconselha Ed Edrosa, gerente de projetos da BEHR. Em seguida, remova todas as aberturas com uma chave de fenda.

Preparar

Se o teto tiver manchas ou remendos antigos, é uma boa ideia começar aplicando um primer. “Use um primer bloqueador de manchas para preparar sua parede e cobrir todos os remendos adequadamente”, diz Ed.

Comece a cortar

Abra a lata de tinta e vá em frente. “Comece pintando a borda do teto onde ela encontra a parede”, sugere Helen Shaw. “Corte o teto como se fosse cortar um canto. Começando na linha do teto, escove no canto, depois use o pincel para cortar em uma linha reta ao longo da borda da parede.”

Se você quiser dar um passo adiante, pode até calafetar sua fita. Ed diz: “Para obter uma linha reta a laser, use uma fita especial, como a Frog tape, e use um calafetar transparente para selar a borda da fita.”

Role com ele

Agora é hora de mudar de pincel para rolo para começar a pintar o resto do teto.

“Comece a partir do canto do teto e comece a rolar mais perto de uma janela, para que você possa ver a luz da janela refletindo a tinta molhada”, diz Helen. ‘Em seguida, atravesse a sala, rolando lentamente quando estiver perto da parede para evitar bater nela.’

Ed diz: ‘Pegue seu rolo e prenda a haste de extensão antes de saturar totalmente o rolo com tinta. Comece a pintar a partir de um canto em uma linha tão reta quanto possível até que o teto esteja completamente coberto de tinta.’

Helen acrescenta: “Cada vez que você carregar seu rolo, comece em uma área não pintada e volte para uma área pintada. Pinte o teto em uma sessão, para que a tinta seque uniformemente.

‘Espere a demão secar para determinar se uma segunda demão é necessária. Verifique as instruções do rótulo para tempos de secagem.’ A melhor dica do Ed? ‘Se for necessária uma segunda demão, aplique a tinta na direção perpendicular.’

Remova a fita do pintor

Remova a fita do pintor enquanto a tinta ainda estiver molhada. Em seguida, substitua suas aberturas, lave suas ferramentas e afaste-se e admire seu trabalho manual. Reposição de tinta? Você pode querer mantê-lo para retoques, mas esteja ciente de como descartar a tinta com segurança e consciência.

O que você pita primeiro, o teto ou as paredes?

Uma pergunta comum é: ‘O que devo pintar primeiro, o teto ou as paredes?’

Helen Shaw, de Benjamin Moore, diz: “Sempre pinte o teto antes das paredes e sempre cubra tudo abaixo do teto com panos. Tente esvaziar a sala completamente para facilitar o trabalho. Além disso, tente remover luminárias suspensas. Se você não conseguir remover os acessórios, use fita adesiva para protegê-los de respingos ou use seu pincel para cortá-los com cuidado.”

Ed Edrosa, da BEHR, concorda, acrescentando: “A ordem de pintar uma sala é primeiro o teto, depois as paredes e depois os acabamentos (rodapé, sancas, trilhos de cadeiras, etc.) por último.”

Você deve sempre pintar o teto de branco?

“Enquanto a pintura de teto branca clássica é normal para os proprietários, por que não considerar a cor?” diz Helen Shaw.

“Um teto azul marinho ou preto profundo pode borrar os limites de uma sala, fazendo com que pareça interminável, mas íntimo. Ou pintar um teto com um tom mais claro ou uma leve variação da cor da parede dá profundidade e dimensão, sem quebrar a unidade dos esquemas de cores existentes.

Você também pode fazer uma declaração de design com seu teto – e pintar a quinta parede com uma cor vívida e contrastante para suas paredes para um efeito espetacular.