Como se livrar da acne no bumbum, de acordo com dermatologistas
A acne corporal é irritante onde quer que apareça. Mas a acne nas nádegas – ou “ bumbum ” nos círculos de cuidados com a pele – é mais séria do que uma espinha aparentemente pronta para aparecer, pois se você não fizer nada a respeito, há uma chance maior de infecção, inchaços maiores que se espalham, e uma combinação de descoloração e manchas escuras .
Assim como a acne em qualquer outro lugar, as causas variam de hormônios hiperativos à genética. É possível ver uma combinação de comedões (pontos brancos e cravos), pústulas (que são cheias de pus), pápulas (que não são) e cistos, diz a Dra. Noelani Gonzalez, instrutora clínica do Hospital Mount Sinai. Mas você também pode ter um caso de foliculite, uma inflamação dos folículos capilares, resultando em inchaços que são comumente confundidos com acne. Como a foliculite deixa um rastro de vermelhidão e coceira, a dermatologista Dra. Adeline Kikam, prefere o termo “borbulhas”, enquanto a Dra. Debra Jaliman – professora de dermatologia da Escola de Medicina Icahn em Mount Sinai e autora de Skin Rules- da mesma forma se refere a ele como uma erupção cutânea.
Mas se você tem foliculite ou acne real, a estratégia para derrotar os inchaços nas costas é bastante semelhante. Abaixo, detalhamos como se livrar de uma erupção no bumbum com recomendações de dermatologistas. Embora os especialistas tenham diferido no processo passo a passo exato, a maioria concordou que o melhor plano de jogo para um bumbum suave e de pele clara se resume a limpeza, tratamento e hidratação. (Existem algumas etapas opcionais que observamos também.) E se você estiver com acne persistente no bumbum, marque uma consulta com seu dermatologista o mais rápido possível.
Limpe com uma lavagem com ingredientes ativos que combatem a acne
Qualquer pessoa propensa a acne conhece o peróxido de benzoíla e o ácido salicílico por suas propriedades anti-espinhas. A Dra. Sandra Lee, também conhecida como Dra. Pimple Popper e fundadora da SLMD Skincare, os descreve como “ingredientes de força máxima”, especialmente úteis, pois a pele do bumbum tende a ser mais espessa do que a do rosto. Todos os dermatologistas que foram procurados recomendaram uma lavagem com qualquer um dos ingredientes, mas o peróxido de benzoíla foi o mais popular dos dois.
As lavagens com peróxido de benzoíla foram as mais mencionadas entre os especialistas. O peróxido de benzoíla pode causar coceira, vermelhidão e secura, mas este limpador cremoso apresenta emolientes e umectantes como glicerina para reduzir esses efeitos colaterais e “aumentar a tolerabilidade”, acrescenta Garshick. Apenas certifique-se de enxaguar completamente para evitar manchas de alvejante em toalhas, roupões e lençóis.
O ácido salicílico – um item básico em muitos armários de remédios – é útil para desobstruir os poros e remover as células mortas da pele. “Por esse motivo, os inchaços vermelhos maiores tendem a ser melhor tratados com peróxido de benzoíla, enquanto as espinhas menores geralmente se saem bem com um limpador contendo ácido salicílico”, diz Garshick. (Você pode alternar entre os dois dependendo do que está aparecendo em sua pele.)
A acne no bumbum às vezes é a consequência de não tomar banho após treinos suados, então você pode querer introduzir um sabonete antibacteriano para cuidar das bactérias.
Após a limpeza, você vai querer aplicar um toner com ácidos esfoliantes para ajudar a uniformizar a textura – ácido salicílico (um BHA ou beta-hidroxiácido) ou alfa-hidroxiácidos (AHAs), como os ácidos glicólico e lático.
Garshick gosta de lenços de ácido salicílico porque são fáceis de usar, especialmente em áreas afetadas de difícil acesso. Estes removem o excesso de óleo, sujeira e acúmulo para evitar futuras erupções, e o extrato de chá verde rico em antioxidantes acalma a pele vermelha e irritada.
Faça o que fizer, não esprema suas espinhas. Manchas escuras, ou hiperpigmentação pós-inflamatória, podem resultar de cutucar e espremer, de acordo com o dermatologista Dr. Hadley King, de Nova York. Se você já tem marcas, existem produtos que o ajudarão a iluminar essas áreas com vitamina C, enquanto o ácido lático esfolia levemente e hidrata. King gosta particularmente disso para quem tem pele rica em melanina.
O adapaleno se enquadra na categoria de retinóides, que são melhor explicados pelo especialista em cuidados com a pele Rio Viera Newton como um “termo guarda-chuva para qualquer creme derivado da vitamina A”, incluindo o retinol que aumenta o brilho. Anteriormente apenas com receita médica, o adapaleno é o retinol mais forte que você pode obter no balcão para tratar a acne leve a moderada. Kikam e King aprovam seu uso para acne. Há uma longa lista de benefícios, mas King e Kikam destacam a capacidade do adapaleno de diminuir a descoloração e reduzir o tempo de cicatrização. Atenção: um ácido esfoliante (como os acima) pode “desativar” um retinóide, então, em vez de aplicar um após o outro, espalhe-os em diferentes momentos do dia ou em dias alternados. A outra ressalva em que entramos mais aqui é que, embora os retinóides e o retinol sejam o padrão ouro para problemas de acne, aqueles com pele mais escura devem consultar um dermatologista antes de aplicar, pois pode levar a ainda mais hiperpigmentação.
Se o seu espólio tem apenas uma mancha aqui e ali, um método de aplicação mais direcionado é sua melhor aposta. Este tratamento local é recomendado por Garshick, Green e Gonzalez. O peróxido de benzoíla, que reduz a erupção, ataca as bactérias causadoras de acne, enquanto a pequena porcentagem de lipo-hidroxiácido “micro-esfolia”, diz Gonzalez. Ao aplicar, certifique-se de esfregá-lo completamente para que não saia na roupa.
“Com acne no bumbum, os poros ficam obstruídos, por isso um creme esfoliante é importante”, explica Jaliman. Use cremes que contêm ácido lático, que suaviza a pele (especialmente depois de algo como um toner salicílico ou glicólico).