Como identificar produtos falsificados e avaliações falsas online

Rubber stamp and word fake printed on a paper background with the repeated text authentic. Concept of counterfeit or plagiarism. 3D illustration.

À medida que a vida transita para as normas pré-pandemia, o aumento das compras online provavelmente permanecerá – e junto com ele, o número de produtos falsificados e avaliações falsas para enganar os compradores.

Para neutralizar esses ataques aos consumidores, o Oregon State Public Interest Research Group (OSPIRG) chamou a atenção para o aumento de itens piratas e avaliações falsas e divulgou uma lista de dicas sobre como identificar melhor os golpes.

A OSPIRG disse que produtos falsificados se infiltraram em todos os setores da economia – mas muitos itens que os golpistas on-line estão falsificando atualmente representam sérias ameaças à saúde pública.

“Enquanto os falsificadores costumavam se concentrar em itens de luxo falsos, como bolsas ou sapatos, agora, produtos falsificados, como produtos farmacêuticos ou baterias, tornaram-se muito comuns online”, afirmou o grupo de pesquisa. “Ao contrário de um acessório falsificado, esses produtos falsificados podem ameaçar a saúde e a segurança dos consumidores, com alguns produtos farmacêuticos falsificados contendo quantidades incorretas de ingredientes ativos e algumas baterias falsificadas superaquecendo e causando incêndios.”

Como evitar itens falsificados online

  • Cuidado com os itens em demanda: Um grande negócio nem sempre é o negócio mais seguro. “Se você procurou alto e baixo por um item que está esgotado, não pode necessariamente confiar no que encontra online”, diz a OSPIRG.
  • Verifique a listagem do site para obter pistas: De acordo com o grupo de pesquisa, muitas listagens falsificadas incluem erros de ortografia e rotulagem na descrição do produto, bem como imagens de produtos de baixa qualidade.
  • Não há restrições de idade: Preste muita atenção aos limites de idade para produtos destinados ao público infantil e evite itens sem restrições ou limites de idade que não correspondam aos fabricantes.
  • Verifique as informações do vendedor: Os compradores devem visualizar as informações do vendedor de sites como Amazon, Mercado Livre e Shopee, que hospedam vendedores de terceiros, bem como feedback e outros itens para avaliar a reputação.
  • Entre em contato com o vendedor com perguntas: Nenhuma resposta é uma forte indicação de que os produtos podem não ser como descritos.
  • Os preços são suspeitosamente baixos: Compare os preços de itens semelhantes e tenha cuidado com os custos extremamente baixos dos adesivos.
  • Tenha cuidado com os anúncios de mídia social: Os compradores devem ficar atentos a anúncios de mídia social direcionados. Os dados encontrados nos anúncios de mídia social são uma “tática rápida, fácil, barata e comum” usada para induzir os consumidores a comprar produtos piratas.
  • Evite comprar suprimentos médicos online: “Se um produto for usado dentro ou ao redor do corpo, é melhor comprar em uma loja física ou no site da empresa”, diz a OSPIRG.

A embalagem não é profissional? De acordo com o grupo de pesquisa, lacres de segurança quebrados, falta de marca ou embalagens de baixa qualidade são possíveis indicações de itens falsificados.

“Produtos falsificados podem ser encontrados em todos os mercados online. Injustamente, o ônus é do consumidor para identificar essas falsificações. Nossos guias de dicas ajudarão os consumidores que não estão familiarizados com logotipos de marcas e certificação de produtos”, afirma a pesquisadora. “Mas bandidos serão bandidos. Os produtos falsificados estão online para permanecer até que tenhamos uma legislação mais forte para proteger os consumidores.”

Além de itens falsificados, a OSPIRG alerta que os consumidores também devem estar atentos a avaliações online falsas, que muitas vezes criam uma falsa sensação de segurança para o comprador e influenciam as decisões de compra.

“Se uma avaliação falsa é positiva ou negativa, qualquer avaliação imprecisa ou manipuladora é prejudicial ao consumidor que é induzido a comprar ou não um produto”, afirma a OSPIRG. “Identificar avaliações falsas é difícil, mas essas dicas podem ajudar a classificar as centenas de avaliações que podem ser encontradas ao fazer compras online.”

Dicas para identificar avaliações falsas online

  • Verifique as datas de revisão: De acordo com a OSPIRG, muitos comentários postados em um curto período de tempo podem indicar que eles não são reais. Portanto, produtos com uma variedade de avaliações por um longo período de tempo são uma aposta muito mais segura.
  • Cuidado com a linguagem florida: O grupo de pesquisa citou um estudo da Universidade de Cornell que analisou avaliações de hotéis e descobriu que as avaliações “reais” usavam uma linguagem concisa e direta, enquanto as avaliações “falsas” geralmente usavam palavras descritivas elaboradas para pintar uma cena.
  • Evite produtos com comentários imitadores: Pode parecer óbvio, mas várias avaliações usando linguagem semelhante geralmente são um sinal de respostas falsas.
  • Revise o revisor: A maioria dos sites permite que você visualize informações gerais sobre o revisor. Nomes genéricos ou falta de comentários podem significar que a conta é falsa.
  • Evite comentários de mídia social: Muitos influenciadores são criticados por optarem por não seguir as diretrizes. Os consumidores devem tomar cuidado com as avaliações nas plataformas de mídia social.
  • Verifique se a compra foi verificada: De acordo com o grupo de pesquisa, as avaliações de um comprador verificado são mais confiáveis ​​do que aquelas que não são.

Identificar avaliações falsas leva tempo, concentração e, às vezes, pesquisa. Mas vale a pena para os consumidores diferenciar entre o que é honesto e o que é bom demais – ou ruim – para ser verdade.