Como fazer flores cortadas durarem mais

0

As flores são lindas. Mas assim como cada pepita de beleza que a Mãe Natureza já nos deu, eles murcham e morrem. Assim é o cíclo da vida.

A boa notícia é que, mesmo que um arranjo floral não faça mais parte de uma planta enraizada, você pode manter os botões firmes e as cores vibrantes por um bom tempo. Como acontece com todos os seres vivos, cuidar de flores cortadas é apenas uma questão de gerenciar e controlar as condições básicas: água, comida, temperatura e crescimento bacteriano.

Água

A água é essencial para toda a vida na Terra (incluindo você) e desempenha o papel mais importante quando se trata de manter flores cortadas florescendo. Portanto, a primeira coisa que você precisa fazer é garantir que elas estejam bebendo o suficiente.

Logo depois de pegar seu buquê, abra-o e use tesouras de jardinagem limpas ou tesouras para aparar as hastes em um ângulo de 45 graus. Isso dará às suas flores uma área maior para beber e evitará que elas fiquem planas no fundo do vaso. Repita o corte a cada dois dias para dar às suas flores uma vida ainda mais longa.

Os buquês também costumam vir com muita vegetação ornamental para torná-los mais cheios. E enquanto alguns deles servem a um propósito estético, você certamente não precisa de tudo. Assim como no mundo, a água em um vaso é um recurso finito, e quanto mais flores e folhas você tiver, menos hidratado cada uma estará.

Quando você colocar suas flores no vaso, remova todas as folhas que afundam abaixo do nível da água. Isso também evitará a podridão e o crescimento de bactérias indesejadas – chegaremos a isso em um momento. Você pode continuar colhendo algumas das folhas restantes ou até mesmo remover todas elas se quiser – quanto menos houver, mais água a flor receberá. Em seguida, adicione qualquer raminho por raminho, para que você saiba exatamente quanto você realmente deseja manter.

Finalmente, você não beberia de um copo que está lá há dois dias, e suas flores também não. Para flores verdadeiramente duradouras, troque a água e dê-lhes um vaso completamente limpo a cada 48 a 72 horas.

Comida

Sim, suas flores precisam comer. Mas antes de começar a agendar refeições para eles duas vezes ao dia, saiba que alimentar seu buquê colorido é um pedaço de bolo – ou pelo menos tão doce quanto um.

Enquanto ainda presa a uma planta, uma flor se alimenta de carboidratos produzidos pelas folhas como resultado da fotossíntese. Quando uma flor é cortada, não há mais tantas folhas para produzir comida para ela, e se você fizer uma colheita séria, o suprimento de nutrientes será ainda menor. Para compensar, adicione açúcar. Se o seu buquê veio com um pacote de alimento para flores rico em sacarose, certifique-se de ler as instruções e usar a quantidade certa por volume de água. Se você não tiver comida para flores, 2 colheres de chá de açúcar por litro de água farão o truque.

Alguns sites recomendam adicionar ¼ xícara de refrigerante claro ao vaso (sim, como Sprite). Apenas certifique-se de que contém açúcar – dieta e bebidas “zero” simplesmente não servem. Você pode até usar um refrigerante escuro se não tiver um claro à mão, mas definitivamente parecerá um pouco nojento.

Tenha em mente que diferentes tipos de flores têm tolerâncias diferentes para o açúcar adicionado. A mosquitinho, por exemplo, precisa de uma quantidade maior de açúcar quando os botões estão abertos, enquanto os narcisos não se beneficiam de soluções açucaradas.

Prevenir o crescimento bacteriano

Se você já fez pão ou qualquer coisa que envolva fermento, sabe que as bactérias também amam o açúcar. E você definitivamente não quer muitos desses bichinhos vivendo em seu vaso com suas flores.

Para impedir o crescimento bacteriano, existem vários produtos domésticos que, na proporção certa, ajudarão suas flores a prosperar por mais tempo. Pequenas quantidades de alvejante de cloro (em oposição ao alvejante de oxigênio) podem ajudar a se livrar de pequenos microorganismos – basta adicionar ½ colher de chá por litro de água. A desvantagem é que o alvejante se degrada rapidamente na presença de água e luz (como em um vaso de vidro), então você precisará trocar a água todos os dias em vez de a cada dois dias.

Outra maneira de evitar que as bactérias se multipliquem é diminuindo o pH. Duas colheres de sopa de vinagre branco por litro de água farão o truque, mas se você quiser ser realmente específico, a melhor escolha é o ácido cítrico. Usado na culinária e até mesmo para limpar sua chaleira elétrica, o ácido cítrico não apenas diminui o pH, mas também faz a água viajar mais rápido no sistema interno das flores. No entanto, obter a quantidade correta pode ser complicado – você precisará de uma balança para medir entre 0,35 e 0,5 gramas de ácido cítrico por litro ou litro de água.

Temperatura

Temperaturas frias atrasam os processos biológicos e, portanto, ajudam a preservar todos os tipos de coisas, de alimentos a produtos para a pele e isso também vale para as flores.

Uma boa ideia é fazer como floristas e colocar seu buquê na geladeira durante a noite para prolongar sua beleza – ninguém vai olhar ansiosamente para ele às 4 da manhã, de qualquer maneira. A viabilidade disso dependerá muito da quantidade de alimentos perecíveis que você tem atualmente em estoque e do tamanho do seu arranjo. Ainda assim, há outras coisas que você pode fazer para ajudar suas flores a ficarem frescas.

Primeiro, há a localização – evite colocar suas flores sob luz solar direta e perto de fontes de calor, como aparelhos de longa duração, computadores de mesa e aberturas de aquecimento. Evitar correntes de ar também ajudará a prevenir a desidratação.

Então, há a água. Adicionar cubos de gelo ao seu vaso ajudará a manter a água gelada por mais tempo – pontos de bônus se você usar água fria da geladeira também.

Mantenha longe de frutas

Se você já viu uma tigela de frutas estragando em uníssono com o passar dos dias, saiba que não é porque suas bananas, peras e maçãs fizeram um pacto para conferir ao mesmo tempo. É por causa do gás etileno.

Este produto químico é liberado por algumas frutas e vegetais e estimula a maturação. As plantas também fazem isso e – você adivinhou – as flores também são afetadas. É por isso que os arranjos florais e de frutas nunca devem ser colocados juntos.

Mas se for preciso, a solução pode estar no seu bar. O álcool, um dos principais ingredientes da vodka e outras bebidas destiladas claras, é um conhecido inibidor de etileno. Ele até foi usado como um gotejamento para neutralizar o envenenamento do etilenoglicol, um ingrediente tóxico do anticongelante que causa insuficiência renal quando ingerido.

O princípio é o mesmo, embora as proporções variem. Para ajudar suas flores a combater esse gás do envelhecimento, adicione 20 mililitros (aproximadamente 1 ¼ colher de sopa) de 40% de vodka ABV por litro ou litro de água. Outros destilados claros, como gin, por exemplo, também podem funcionar, mas você precisará ajustar as quantidades para que a concentração de álcool por litro de água não seja superior a 8%.