Como fazer extrato de baunilha em casa

WASHINGTON, DC - NOVEMBER 16: How to make vanilla for column in Voraciously at The Washington Post in Washington, DC on November 16, 2021 (Laura Chase de Formigny for The Washington Post; food styling by Diana Jeffra for The Washington Post)
0

A esta altura, já pensamos em milhares de receitas para servir durante a ceia de Natal, e o peru realmente precisa de acompanhantes. Nossos pensamentos mudaram firmemente para a temporada de férias e suas armadilhas, a mais proeminente das quais é, talvez, dar presentes.

Encontrar a coisa certa para cada pessoa pode ser um desafio, mas aqui está um presente caseiro que requer apenas uma fração do seu tempo: extrato de baunilha.

O extrato de baunilha é tão fácil, tão econômico e tão satisfatório que você pode decidir que nunca mais gastará seu suado dinheiro por um produto pré-fabricado em um pequeno frasco. Em vez disso, faça o extrato em recipientes maiores e maravilhe-se com sua própria diligência.

Para começar o seu próprio extrato, você precisará obter grãos de baunilha gordos, úmidos e, com sorte, de origem ética, e comprar bebidas destiladas de qualidade decente, como a vodka. Nenhum dos dois é barato, mas se você o preço para comprar o extrato em um mercado, os cálculos podem te agradar.

Para os recipientes, você não precisa ir muito longe: use potes de geléia existentes, garrafas de suco usadas (prefirimos recipientes com boca larga o suficiente para pescar a fava de baunilha, caso queira usar caviar de baunilha real em algo como sorvete feito em casa) ou qualquer coisa que não tenha retido o cheiro de qualquer coisa que uma vez habitou.

Assim que você estiver armado com o espírito de sua escolha, grãos de baunilha e um recipiente, é hora de fazer o extrato. Você enche o jarro ou garrafa com o álcool, adiciona vários grãos correspondentes ao volume total do recipiente (uma orientação geral é usar uma fava de baunilha para 2 a 3 onças de uma bebida espirituosa). Agora, você pode soltar os grãos de baunilha como estão, ou você pode cortar os grãos de baunilha no meio e depois jogá-los no líquido. Aparafuse a parte de cima ou feche a tampa, coloque em um lugar fresco e escuro, e pronto!

Quer dizer, quase.

Agora, você precisa esperar: você precisa de cerca de um mês para que seu extrato de baunilha se torne utilizável e um check-in diário, que nada mais é do que um par de batidas vigorosas para misturar tudo. Se você perder um dia de tremores, não entre em pânico.

Quando o mês acabar, você pode dividir seu extrato em pequenos frascos e entregá-los aos poucos sortudos que você escolheu. Se você quiser distribuir o extrato antes disso, divida o líquido em recipientes menores e adicione o número apropriado de grãos de baunilha. Adicione uma data de vencimento ao rótulo e diga ao destinatário para agitar diariamente até atingir essa data. E, se eles invadirem o lote antes, nenhum dano será causado – o extrato pode não ser tão potente, mas ainda assim será perfumado e saboroso.

E mesmo que o recipiente não asse, apresente o extrato como um intensificador instantâneo do humor. Faça-os enxugar os pulsos com uma gota da substância e inspirar. Não conheço uma única alma que não sinta o cheiro de baunilha de qualidade e sorria.

Notas de armazenamento: O extrato pode ser armazenado em local fresco e escuro por tempo indeterminado. É melhor armazenar o extrato em potes de boca larga, para que você possa remover facilmente os grãos para outros usos.

Obs: Se você quiser fazer uma quantidade diferente de extrato de baunilha, uma diretriz geral é 1 feijão de baunilha por 2 a 3 onças (90 mililitros) de álcool.

Para um suprimento infinito de extrato, finalize com uma bebida espirituosa e vagens de baunilha frescas conforme necessário, adicionando quantidades proporcionais de cada um. Dependendo de quanto você adiciona ou pouco, você pode querer esperar uma semana ou mais antes de usar o extrato, ou se a quantidade for um terço do pote ou menos, você pode usá-lo imediatamente.

Depois que o extrato estiver macerado, você pode remover os grãos partidos e usá-los em outro lugar como faria normalmente, raspando as sementes de baunilha e adicionando-as aos seus doces.

Quando terminar de usar uma fava de baunilha (ou seja, ela foi usada no extrato e você raspou as sementes para outros fins), enxágue rapidamente a vagem restante, seque e guarde em sua lata de açúcar para fazer açúcar de baunilha.

Ingredientes

  • 10 a 12 grãos de baunilha
  • Uma garrafa (750 mililitros) de vodka, bourbon, rum ou conhaque

Passo 1

Pegue uma jarra de vidro hermética de boca larga, com cerca de um litro, e coloque-a perto de sua área de trabalho. Usando uma faca afiada, divida os grãos no sentido do comprimento. Se houver sementes de baunilha que grudem na lâmina, transfira-as para o frasco. Coloque os grãos de baunilha no pote e adicione vodka o suficiente para cobrir. Feche a tampa e guarde por pelo menos 1 mês em local fresco e escuro, até que o líquido se transforme em extrato de baunilha.

Passo 2

É melhor agitar suavemente o frasco diariamente; com o tempo, você verá o líquido ficar mais escuro, com mais do sabor de baunilha se dissipando e colorindo o líquido. (Isso será mais difícil de dizer com destilados mais escuros, como bourbon ou conhaque, mas você ainda deve esperar ver escurecimento.) O extrato estará pronto quando o líquido ficar escuro como tinta e perfumado. Use conforme necessário.

Informação nutricional

Os ingredientes básicos são muito variáveis ​​para uma análise nutricional significativa.

Esta análise é uma estimativa baseada nos ingredientes disponíveis e nesta preparação. Não se deve substituir o conselho de um nutricionista.