Como fazer chocolate quente mexicano

0

Quente, doce e perfumado com canela e especiarias, o chocolate quente mexicano é uma bebida deliciosa que é igualmente boa por si só ou quando servido com bolos como churros ou pão doce. No México, o chocolate tem sido uma parte importante da história culinária do país por milhares de anos, embora a bebida tradicional tivesse um sabor bem diferente da versão atual. Nos tempos modernos, esse estilo mexicano de chocolate quente também migrou para os Estados Unidos por cortesia de imigrantes mexicanos. Em uma noite fria, talvez não haja nada melhor do que uma xícara de chocolate quente mexicano.

O que torna o chocolate quente mexicano único?

Historicamente, os grãos de cacau eram fermentados e torrados antes de serem transformados em bebida (milho e pimenta eram frequentemente adicionados). Esta antiga bebida de chocolate não tinha açúcar e era usada principalmente para rituais religiosos ou fins medicinais. Pelos gostos modernos, esta bebida de chocolate histórica pode ter um gosto estranho para aqueles acostumados com chocolate adoçado. Não foi até que os espanhóis encontraram o chocolate que a bebida iniciou sua evolução para sua atual iteração adoçada. No início, os espanhóis não gostaram de chocolate, achando o sabor inadequado ao paladar. Eventualmente, esses conquistadores espanhóis trouxeram o chocolate de volta para a Europa. Com o tempo, os ingredientes se transformaram com a adição de açúcar, transformando-o na bebida adoçada comumente apreciada hoje.

Ao contrário do chocolate quente americano, o chocolate quente mexicano está repleto de especiarias. Na cultura mexicana contemporânea, o chocolate quente é uma bebida espumosa e doce, aromatizada com açúcar, canela e, às vezes, baunilha. Embora seja consumida ao longo do ano, a bebida é especialmente popular para as celebrações de feriados como o Natal, o Dia dos Três Reis e o Dia dos Mortos. Nestes feriados, como o Dia dos Mortos, é comum ter doces como pan de Muertos (um pão doce mexicano) com seu chocolate quente.

Um elemento importante do chocolate quente mexicano é sua textura espumosa. A chave para isso é usar um molinillo. Este batedor de madeira é uma criação mexicana nativa e é a ferramenta tradicional usada para criar a textura espumosa única indicativa do chocolate quente mexicano. Também existe uma técnica distinta de mexer. O processo começa pegando o molinillo com as duas mãos e colocando-o em um jarro (jarro que contém os ingredientes da bebida). Em seguida, pressionando as palmas das mãos uma contra a outra, o molinillo é girado para frente e para trás para criar uma espuma na bebida.

Chocolate Quente Mexicano

Esta receita é do Hilton Playa del Carmen, um resort só para adultos com tudo incluído no México. Localizado na região da Riviera Maya e a poucos passos da vibrante Quinta Avenida de Playa del Carmen, este resort à beira-mar oferece vistas deslumbrantes do oceano, praias com palmeiras e areia branca.

Embora esta receita de chocolate quente seja fabulosa por si só, a adição de pastéis como churros ou pan de Muertos é sempre um acompanhamento bem-vindo. Para um toque adulto, o Chef Parra sugere adicionar uma dose de sua tequila favorita para se divertir.

Ingredientes:

  • 1,5 xícaras de chocolate derretido mexicano.
  • 3 colheres de sopa de mel.
  • 4 xícaras de leite (soja, amêndoa, aveia, etc.).
  • 1 pau de canela ou pitada de canela.
  • 1,5 onças de tequila (opcional).

Método de preparo:

  • Pique ou rale o chocolate mexicano.
  • Em fogo baixo, leve quatro xícaras de leite em uma panela pequena para ferver.
  • Misture o chocolate e o mel mexendo sempre com um molinillo, batedeira ou bata até dissolver e formar espuma.
  • Retire do fogo. Enquanto o chocolate estiver quente e espumoso, polvilhe com canela.

Opcional: Adicione sua tequila favorita para obter uma versão deliciosa e enriquecida.