Como escrever um anúncio de emprego

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No mercado de trabalho aquecido de hoje, os empregadores estão lutando para preencher as vagas de emprego com candidatos qualificados. Se você está se perguntando como encontrar funcionários que sejam candidatos ideais para suas posições abertas, você deve entender que o primeiro passo é escrever um ótimo anúncio de emprego.

Resumimos o processo de como redigir um anúncio de emprego em apenas nove diretrizes simples – tudo, desde a definição dos deveres do trabalho até a venda de sua marca de empregador – para que você possa atrair os melhores talentos para sua empresa.

Como criar um anúncio de emprego

Como todo esforço comercial que vale a pena, escrever um anúncio de emprego eficaz exige algum trabalho inicial. Embora você eventualmente precise aprender a contratar funcionários, o primeiro passo é criar um anúncio de emprego que atraia os candidatos certos.

Escrever um ótimo anúncio de emprego é, idealmente, um processo colaborativo entre sua equipe de aquisição de talentos, seus gerentes de remuneração e benefícios e o gerente de contratação para o cargo. O autor do anúncio de emprego deve ter todas as informações necessárias para vender a posição que você está oferecendo (e a cultura da sua empresa) antes de se sentar para escrever. Um modelo de anúncio de emprego também pode ser uma ferramenta valiosa na elaboração de um anúncio de emprego eficaz.

Defina a vaga que deseja preencher

Os candidatos a emprego querem saber no que estão se metendo logo de cara. Fornecer uma descrição breve e clara da posição que você deseja preencher – algumas frases são ideais – no início de sua lista de vagas, permitindo que os candidatos vejam imediatamente se podem ser uma boa opção para sua vaga aberta. Muitos não vão ler além do título de sua listagem, portanto, certifique-se de que seu título seja direto e transparente.

Seja rigoroso consigo mesmo e evite usar palavras desnecessárias nas frases de abertura do seu anúncio. Não diga “profissional de marketing experiente”, por exemplo, quando você poderia dizer “gerente de marketing” e ainda assim transmitir seu ponto principal. Você sempre pode falar sobre como define “experimento” na seção de requisitos e qualificações do trabalho de sua postagem.

Mantenha seu post de trabalho breve e fácil de ler

As listas de empregos são como currículos: criam uma primeira impressão. Saber o que um empregador espera – o que significa sucesso em uma função específica – é um fator chave para o engajamento e a satisfação dos funcionários, bem como para atrair ótimos candidatos. Ao ser direto e claro em sua lista de empregos, você está dando aos candidatos uma prévia da capacidade e disposição de sua empresa em fornecer liderança e suporte.

Seu posto de trabalho deve ser substantivo o suficiente para definir as expectativas, mas listar todas as qualificações interessantes em seu posto tem o potencial de limitar o número de candidatos qualificados que você ouvirá. O candidato perfeito para o seu trabalho pode não marcar todas as caixas que você listou, mas trazer outras habilidades que você pode nem ter pensado em sua posição aberta.

Um estudo do LinkedIn descobriu que os candidatos gastam em média apenas 14 segundos lendo seu post de trabalho. O site de relacionamento profissional também descobriu que postagens de emprego mais curtas – menos de 300 palavras – inspiram o maior número de respostas.

Use o título de trabalho certo

O cargo certo para o seu trabalho não é necessariamente aquele que aparecerá no cartão de visita do seu novo contratado. O título ideal pode comunicar um traço de caráter que você procura em um novo contratado: a vontade de desafiar as normas, talvez. Também pode telegrafar algo importante sobre a cultura da sua empresa. Mas não diz aos candidatos a emprego se eles têm experiência, formação e habilidades essenciais para fazer o trabalho que você está tentando preencher.

Em outras palavras, descrições de cargos insuficientemente claras podem colocá-lo em desvantagem na descoberta. Você pode alterar o título para indicar potenciais candidatos sobre as demandas do trabalho. Ou você pode chamar com um título que comunicaria o nível de conhecimento necessário e a função básica do cargo, além de uma das metas estratégicas de sua organização.

Venda sua empresa na introdução

Muitos cargos de “enfermeiro de UTI” incluem as mesmas responsabilidades de trabalho. O mesmo vale para “gerente de vendas”, “engenheiro de software” e empregos em todos os setores. Mas os candidatos não se preocupam apenas com o que farão, eles se preocupam com a empresa para a qual trabalharão. Portanto, faz sentido incluir um texto em sua lista de empregos que destaque a singularidade de sua empresa, o reconhecimento que recebeu, a posição em seu setor e outros detalhes que distinguem sua empresa de seus concorrentes.

Se você puder demonstrar o excelente crescimento de sua empresa, faça-o. Isso sugere que os funcionários terão oportunidades de avançar em suas carreiras. Se você fez a lista dos melhores lugares para trabalhar, mencione-a. Detalhes como “ empresa de propriedade de mulheres” ou “empresa verde certificada” podem ajudá-lo a se conectar com os valores dos candidatos. De acordo com a Society for Human Resources Management (SHRM), a cultura da empresa é o fator número um que os candidatos consideram ao escolher um empregador. Na verdade, é mais importante do que o salário.

Incluir salário e benefícios o mais rápido possível

Os candidatos a emprego podem não mencioná-lo como uma aspiração profissional em suas cartas de apresentação, mas ganhar um salário justo – ou até grande – é uma meta que a maioria dos funcionários compartilha. Salários mais altos se correlacionam com maior satisfação no trabalho, em parte porque fazem os funcionários se sentirem valorizados por seus empregadores.

Mas mesmo que você não esteja oferecendo os melhores salários para o seu cargo, fornecer aos candidatos uma faixa salarial e informações importantes sobre os benefícios em seu anúncio de emprego funciona a seu favor. Os candidatos que digitalizam as listas de empregos estão procurando especificamente informações sobre remuneração. Muitos vão pular toda aquela conversa sobre cultura da empresa e responsabilidades do trabalho para encontrá-lo e, infelizmente, abandonar seu anúncio de emprego se você não o fornecer.

Explique as responsabilidades do cargo

O trabalho que você publica pode ter muitos deveres atribuídos a ele. Sua tarefa ao descrever as responsabilidades do trabalho é priorizar as mais importantes.

Lembre-se de que, se o cargo do seu cargo for claro, ele poderá transmitir automaticamente certas responsabilidades aos candidatos com experiência na função ou aqueles que já estão em uma carreira para o cargo que você está anunciando. Portanto, você pode querer manter sua lista de responsabilidades assumidas curta e se concentrar nos requisitos exclusivos da função.

Liste as habilidades e qualificações necessárias

Esta é outra seção da sua lista de empregos que exigirá alguma disciplina. Não crie uma lista exaustiva – apenas mencione os itens obrigatórios. Você precisa de um candidato que seja fluente em uma língua estrangeira? É necessário um diploma ou certificação? Tenha cuidado para não repetir ou reformular o que você já abordou na seção Responsabilidades. Ambas as seções se beneficiarão do uso de marcadores em vez do formato de parágrafo. Você manterá sua listagem mais breve e mais escaneável dessa forma.

Forneça informações adicionais sobre o processo de contratação em sua conclusão
Quanto mais transparente você for sobre seu processo de contratação, mais os candidatos provavelmente confiarão em você logo de cara. Você pode receber centenas de consultas de candidatos qualificados para sua posição aberta, mas sua equipe de aquisição de talentos pode automatizar facilmente o processo de resposta até mesmo a candidatos com polegares para baixo. É a coisa educada a se fazer. E os candidatos preferem ouvir algo de você do que nada.

Compartilhe o anúncio de emprego

Escolher o quadro de empregos certo para sua listagem é fundamental para uma contratação tranquila e rápida. Não importa se você é uma pequena empresa em ascensão ou uma grande corporação em busca de vantagens competitivas, procure sites de anúncios de emprego para empregadores que tenham um amplo alcance e recrutem ativamente candidatos qualificados para você. Você pode ficar tentado a postar sua listagem em um site especializado em seu setor – e isso não pode prejudicar se você estiver publicando sua posição em vários lugares – mas os candidatos em todos os setores se voltam primeiro para os principais sites de busca de emprego.

Quão fácil é definir parâmetros geográficos para uma busca de emprego? Mais candidatos a emprego estão procurando oportunidades remotas, portanto, certifique-se de que o site forneça uma maneira fácil de procurar vagas remotas. Descubra quanto tempo e trabalho leva para um candidato se candidatar a um emprego. Os melhores sites facilitam a conclusão do processo de inscrição e o upload de cartas de apresentação e outros documentos de apoio.

Além de postar sua vaga aberta em um ou mais quadros de empregos, use suas páginas de mídia social para promover sua listagem. Candidatos que seguem sua empresa no Facebook e Twitter, por exemplo, já manifestaram preferência pela sua empresa. Eles podem estar esperando por uma oportunidade para se juntar à sua equipe.