Como dizer não ao trabalho extra da maneira correta

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Antes da pandemia, a Organização Mundial da Saúde identificou o burnout – definido como estresse no local de trabalho não gerenciado – como um fenômeno ocupacional. De fato, a OMS atribuiu mais de 745.000 mortes ao excesso de trabalho.

É difícil dizer “não” a pedidos de trabalho porque somos criaturas pró-sociais, diz Deborah Grayson Riegel, coautora de Go to Help: 31 Strategies to Offer, Ask For, and Accept Help. “Estamos conectados desde o início da humanidade a querer trabalhar em conjunto para a proteção da comunidade”, diz ela.

Além de ser pró-social e querer ajudar uns aos outros, também temos um viés de reciprocidade. “Se você faz algo por mim, quero fazer algo por você e vice-versa”, diz Grayson Riegel. “Dizer ‘não’ a ​​um pedido de ajuda interfere no que consideramos útil, amigável e cooperativo.”

Também podemos temer os custos de reputação e de relacionamento associados a recusar algo, fazendo a nós mesmos perguntas como: “Recusar algo aparecerá negativamente na minha avaliação de desempenho?” ou, “Serei visto como alguém que não é um jogador de equipe?” ou “Se eu disser ‘não’ a ​​isso, eles perguntarão a outra pessoa quando terão um projeto mais empolgante ou de alto perfil da próxima vez?”

E trabalhar remotamente também pode dificultar o “não”. “Há uma perda de visibilidade quando você não está fisicamente próximo”, diz Grayson Riegel. “Acho que dizer ‘não’ às coisas pode parecer mais difícil porque estamos perdendo parte da conectividade relacional que obtemos ao encontrar alguém no corredor ou almoçar juntos.”

Por que você precisa dizer “não”

Embora existam muitas razões pelas quais resistimos a dizer “não”, existem muitas razões para parar de dizer “sim”, diz Grayson Riegel.

Mais importante, se você não recusar as coisas, é provável que fique sobrecarregado. E a verdade é que dizer “não” não significa que seu emprego irá desaparecer e sua reputação será manchada. Na verdade, dizer “sim” a tudo abre um precedente onde as pessoas nos veem como sempre disponíveis e sempre dispostos. E isso pode sair pela culatra.

“Quando você não percebe que tem muitas coisas em mente, é muito mais provável que você cometa erros”, diz Grayson Riegel. “E isso leva ao mesmo tipo de dano à reputação que tememos que dizer ‘não’ nos faria nos envolver.”

A decisão de dizer “sim” ou “não” a um pedido deve vir de uma perspectiva de relacionamento e carreira, diz ela.

“As mulheres, em particular, são questionadas com mais frequência e tendem a dizer ‘sim’ com mais frequência para o que é conhecido como tarefas não promocionáveis”, diz ela. “É acompanhar os aniversários, pegar o bolo, marcar as atas das reuniões. Estas são todas as coisas que não têm um impacto positivo no crescimento da carreira de uma mulher.”

Como começar a dizer “não”

Como qualquer mudança que você faz no comportamento, ajuda começar pequeno com solicitações que não afetam sua trajetória de carreira. Por exemplo, se um colega perguntar se você pode revisar rapidamente algo para ele e você não tiver tempo para adicionar mais alguma tarefa, seria mais fácil dizer “não” a essa solicitação em vez de uma solicitação de seu chefe.

“É algo rápido e é algo que outra pessoa provavelmente poderia fazer”, diz Grayson Riegel. “Comece com coisas simples que não terão o mesmo tipo de ameaça à reputação. Comece com alguém que provavelmente entenderá e perdoará.”

Dizer “não” ao seu chefe é o próximo passo. Grayson Riegel recomenda conversar sobre isso.

“Enquadre-o em termos de: ‘Quero ter certeza de que estou concentrando meu tempo, energia e atenção nas prioridades estratégicas mais importantes para o trimestre ou ano’, diz ela. “Faça mais sobre querer dizer ‘sim’ para as coisas mais importantes. E pergunte ao seu gerente: ‘Você poderia me ajudar a pensar no que essas coisas deveriam ser?’ Então você estará de acordo sobre as coisas certas a fazer.”

Você também pode ficar melhor em dizer “não” definindo metas de carreira. Isso irá ajudá-lo a ter clareza sobre onde você vê sua carreira indo. Então você pode medir se a tarefa é algo no caminho para chegar lá.

“Às vezes, os caminhos são internos à organização, como assumir novos projetos e ser exposto a certas pessoas, educação e experiência”, diz Grayson Riegel. “Se você não tem um objetivo e não teve conversas de carreira com seu gerente, fica difícil identificar as etapas importantes.”

Enquanto Grayson Riegel diz que dizer “não” fica mais fácil com o tempo, você precisa ser claro quando a solicitação é uma solicitação e quando é um comando. “Um pedido é algo para o qual você pode dizer ‘sim’, ‘não’ ou fazer uma contraproposta, dizendo: ‘Não posso fazer isso, mas posso fazer aquilo’”, diz ela. “Se é realmente um comando, dizer ‘não’ não é uma opção.”