Como cultivar berinjelas

0

Uma vez que você sabe como cultivar berinjelas, não há como voltar atrás. A berinjela é uma baga saborosa e nutritiva. Sim, você leu certo, estritamente falando, as berinjelas são bagas, não vegetais.

As berinjelas são da família Solanaceae, assim como as batatas, as pimentas e os tomates. Assim como essas plantas, as folhas são venenosas, mas não são as folhas que nos interessam aqui, e sim a fruta roxa brilhante rica em fibras alimentares, que também é uma boa fonte de vitaminas B1, B6 e potássio, manganês, magnésio e cobre.

As berinjelas são a base de receitas populares, como a Mussaca, a berinjela à parmegiana e baba ganoush, então se você cultivar suas próprias berinjelas, poderá preparar algumas dessas receitas para o jantar.

As variedades mais comuns da Berinjela não têm o amargor daquelas disponíveis há 10 anos ou mais, então não há necessidade de encharcá-las com sal antes de cozinhar.

Ao planejar uma horta, lembre-se de que as berinjelas gostam de climas quentes e ensolarados e não sobrevivem em temperaturas abaixo de 20°C. Elas gostam de um solo rico que retém a umidade e, assim como os tomates e os pimentões, precisam de cuidado regular durante a frutificação.

Para melhores resultados, cultive a berinjela em algum lugar quente e propenso ao sol. As estufas são locais ideais, mas colocar sua planta no peitoril da janela também funcionará bem.

É melhor começar utilizando um vaso pequeno. Quando as raízes começarem a encher o vaso, transfira sua planta para vaso um maior. Para estimular a ramificação, corte a ponta principal quando a planta atingir cerca de 30 cm de altura.

Cultive berinjelas em um jardim de flores

As plantas de berinjela também são atraentes, sendo assim ótimas ideias para canteiros de flores. Melinda Myers, especialista em jardinagem, concorda dizendo: ‘Berinjelas são ótimas ideias de recipientes para hortas. Combiná-las com algumas flores complementares pode criar uma bela exibição. As flores e as frutas coloridas fazem dela um complemento atraente e comestível para hortas, canteiros de flores e recipientes.’

No entanto, se você está atrás de alguma variedade da berinjela em particular, vá a um especialista, aconselha Melinda Myers. ‘Centros de jardinagem e viveiros tendem a vender apenas as variedades mais populares. Tente adquirir suas plantas a partir de sementes quando quiser experimentar variedades de berinjela novas ou exclusivas.’

Como cultivar berinjelas a partir de sementes

Para cultivar berinjelas a partir de sementes, você precisa começar a cultivá-las no início da primavera, pois elas podem levar até seis meses para crescer antes que você possa começar a colher.

O ideal é cultivá-las em um jardim, mas se você tiver um local ensolarado e temperaturas consistentes acima de 20° C, ainda é uma boa ideia começar suas sementes dentro de casa, pois elas precisam de temperaturas quentes para germinar.

A berinjela não germinará em solo frio, então semeie dentro de casa ou apartamento oito semanas antes que o solo se aqueça em sua área. Mantida entre 26 a 32 ° C, a germinação é de sete a 14 dias. Transfira as mudas para o jardim. Você pode separar e começar a colher os frutos quando eles atingirem metade do seu tamanho.

As berinjelas são fáceis de cultivar?

Se você posicionar suas plantas de berinjela corretamente e der a elas as condições certas, elas prosperarão e produzirão uma colheita boa e saborosa.

Melinda Myers tem o seguinte conselho: ‘Adicione compostos ou estrume bem apodrecido ao solo do jardim para melhorar a drenagem em solos argilosos pesados ​​e aumentar a capacidade de retenção de água em solos arenosos de drenagem rápida.

‘Incorpore o fertilizante no plantio de acordo com as recomendações do teste de solo ou considere um fertilizante com baixo teor de nitrogênio de liberação lenta que forneça pequenas quantidades de nutrientes ao longo de vários meses. Isso alimenta suas plantas da maneira correta’.

De acordo com Melinda, a rega adequada é a chave para um bom sabor. Ela diz: ‘Mantenha o solo consistentemente úmido para um sabor menos amargo e maior rendimento. Verifique a umidade do solo nos primeiros centímetros a cada poucos dias para novas plantações. Mantenha as raízes e o solo ao redor levemente úmidos e aumente gradualmente o tempo entre as regas à medida que as raízes começam a se expandir no solo ao redor.’

Para plantas estabelecidas, aplica-se o seguinte, diz Melinda: ‘Regue abundantemente, quando o solo estiver quebradiço, mas apenas ligeiramente úmido, e com menos frequência para estimular raízes profundas tolerantes à seca.’

Para solos argilosos pesados, você precisará regar as plantas estabelecidas uma vez por semana, diz Melinda. Segundo ela, ‘você deve regar aquelas em solo de drenagem mais rápida com mais frequência. Quanto mais quente o clima, mais vezes você rega. Espalhar uma camada de folhas picadas ou outra cobertura orgânica sobre a superfície do solo ajudará a manter o solo consistentemente úmido. Remova as ervas daninhas que competem por água e nutrientes e podem atrair insetos e doenças para o jardim.’

As plantas de berinjela precisam de apoio?

Especialistas em jardinagem discordam neste ponto. Claire Ransom, da LazyFlora, diz: “Uma vez que o crescimento esteja em andamento, use algumas varas de bambu para apoiar a planta. As berinjelas podem crescer bastante e acabar bem pesadas.’

Melinda Myers diz que ‘embora as berinjelas sejam parentes dos tomates e requeiram cuidados semelhantes, elas precisam de menos espaço e não precisam de estacas’.

Não há mal nenhum, no entanto, em usar algo tão simples quanto ideias de treliça de horta baixa para proteger sua colheita.

Quanto tempo leva para as berinjelas crescerem?

Pode levar até seis meses desde a semeadura até a colheita das berinjelas, e é por isso que especialistas aconselham semear suas sementes e estabelecer suas plantas no início da estação de crescimento.

“Você pode dizer quando o vegetal está pronto para a colheita, pois eles terão um lindo acabamento brilhante. Uma vez maduros, eles parecerão maçantes”, diz Claire Ransom. “Uma vez colhida a planta, é melhor comê-la imediatamente. Alternativamente, armazene-as na geladeira por alguns dias.’

Problemas comuns com o cultivo de berinjelas

Uma nota de segurança de Melinda Myers. ‘Mesmo que a lista de problemas de pragas da berinjela possa parecer esmagadora, elas geralmente são fáceis de cultivar e causam poucos problemas. Como parentes dos tomates, elas sofrem dos mesmos problemas de insetos e doenças.’

Tenha em mente que a melhor maneira de prevenir doenças ou danos causados ​​por pragas é fornecer as melhores condições de crescimento para garantir plantas fortes e saudáveis ​​e mantê-las bem alimentadas e regadas.

Melinda conclui, ‘o cuidado adequado e a seleção das melhores variedades para suas condições de cultivo podem minimizar muito os problemas.’