Como se comportar da maneira correta se você for demitido de seu trabalho

Taking a gap. Concentrated involved melancholy employee standing and packing the box with his belongings while leaving the company and expressing sadness
0

Quer uma “reestruturação” em sua empresa resulte em demissões ou se o seu próprio desempenho no trabalho lhe faça ser demitido, pode ser devastador saber que seu tempo em uma empresa chegou a um fim inesperado.

É importante considerar como você responderia a essas notícias antes que elas aconteçam, porque sua reação naquele momento é fundamental, assim como a maneira como você age nas horas e dias que se seguem. Aqui está o que fazer se você for dispensado do seu trabalho.

Não se irrite na frente do seu empregador

A notícia de uma demissão pode ser um grande choque, mas é melhor não se irritar. Você pode pensar que não importa, já que não tem nada a perder, mas ainda existem coisas a perder.

“No momento, respire fundo e tente não reagir”, diz o especialista em recursos humanos Tim Sackett. “Mais do que provável, você precisará de algo das pessoas que acabaram de demitir você. Pode ser uma referência, ajuda com benefícios, etc. Não queime essa ponte, não importa o quanto você queira.”

Sackett explica que nos bastidores, empregadores e gerentes de contratação se comunicam com frequência, de modo que qualquer movimento precipitado de sua parte pode seguir sua reputação. Não deixe que o fim de um trabalho seja a razão de você não conseguir outro, não importa o quão irritado você esteja.

Faça perguntas e obtenha respostas por escrito, se puder

Você pode pensar que a melhor opção é dar as costas e ir embora, mas você tem que ver essa conversa até o fim, mesmo se estiver se sentindo desmoralizado, em pânico, envergonhado ou irritado.

Faça perguntas, começando com o motivo de isso estar acontecendo. Peça ao seu representante de recursos humanos para colocar as respostas por escrito também, e se você receber essas respostas por escrito, mas elas não corresponderem ao que lhe foi dito na vida real, conteste-as imediatamente, também por escrito. Melhor ainda, se você for demitido pessoalmente, pergunte se pode gravar a conversa para seus registros.

Faça suas perguntas de forma educada, mas direta. Por exemplo: “Estou muito desapontado ao ouvir isso. Você pode me dizer exatamente por que estou sendo demitido?” Embora a resposta possa ser difícil de ouvir, é importante que você entenda por que isso aconteceu, seja para evitar uma empresa como essa no futuro ou para trabalhar nos problemas em seu desempenho que levaram a empresa a tomar essa decisão.

Você também precisa saber os próximos passos. Pergunte se há um pacote de indenização, o que acontecerá com seus benefícios e quando você deve sair. Idealmente, não deve haver confusão em nenhuma das extremidades quando a reunião terminar.

Dê a si mesmo tempo para processar e depois comece a trabalhar

Seu departamento de RH pode fornecer informações sobre como solicitar benefícios de desemprego, mas se não o fizerem, você precisa analisar por conta própria. Dependendo do motivo da rescisão, você pode ou não se qualificar, mas é importante investigar.

Se você acredita, por qualquer motivo, que foi demitido por um motivo ilegal, como discriminação, entre em contato com um advogado trabalhista.

Além dessas duas etapas, você precisa começar a pensar em seu próximo passo na carreira. Os benefícios de desemprego não podem sustentá-lo para sempre, e nem um bom pagamento legal, desde que você se qualifique para ambos. Além disso, ambas as opções levam algum tempo.

“A realidade é que as pessoas são demitidas de empregos todos os dias. Às vezes é culpa sua, às vezes é culpa da empresa, às vezes é culpa do chefe ou da economia, mas a realidade é que a primeira impressão de todos será sua culpa até que você diga a eles outra coisa em que acreditar.”