Como clarear os dentes: remédios caseiros

0

Um sorriso expressa suas emoções. Mas se seus dentes estiverem amarelos, manchados ou descoloridos, você pode estar constrangido em mostrar seu sorriso ao mundo. E você não está sozinho.

Com uma variedade de novos produtos e remédios caseiros para manter aqueles brancos perolados da melhor qualidade, foi realizada uma entrevista com a dentista Anne Clemons, para saber quais tratamentos podem ser experimentados em casa com segurança.

Você pode clarear os dentes em casa?

Sim, existem vários métodos que podem fazer seus dentes parecerem mais brancos. Mas a Dra. Clemons alerta que alguns tratamentos apresentam efeitos colaterais. “A maioria dos efeitos é temporária”, diz ela. “Você pode sentir sensibilidade ou irritação gengival.”

Além disso, é importante entender que tipo de manchas você pode ter. A maioria dos produtos caseiros trata manchas extrínsecas – descolorações na parte externa dos dentes. Esses tipos de manchas são causados ​​por coisas como vinho tinto, chá, café e fumo.

As manchas intrínsecas são o resultado da descoloração do próprio dente, seja no esmalte ou na dentina. Às vezes, isso pode acontecer devido a doenças genéticas ou medicamentos que você pode ter tomado quando criança. A idade também tem muito a ver com isso.

“Uma coisa que acontece com o envelhecimento é que a superfície externa do dente, o esmalte branco, fica mais fina e a dentina, que fica por baixo, fica amarela”, diz o Dr. Clemons.

Se você deseja clarear os dentes, aqui estão alguns tratamentos caseiros populares.

Peróxido de hidrogênio

O peróxido de hidrogênio, que é um agente clareador natural, pode ser usado para clarear os dentes. O branqueamento é um processo químico que usa o químico oxidativo para quebrar as moléculas que causam a cor e alterar ou remover essas ligações. Você pode ter sensibilidade dentária e inflamação da gengiva.

“O clareamento é realmente mais específico para mudar a percepção da brancura dentro do dente”, diz a Dra. Clemons. “O branqueamento é realmente o que vai mudar essas manchas intrínsecas.”

O peróxido de hidrogênio é normalmente seguro para uso quando encontrado em produtos como enxaguatórios bucais e creme dental, mas preste atenção na quantidade usada.

“As concentrações podem variar muito”, diz a Dra. Clemons. “Procure algo que seja formulado especificamente para uso dentário porque você terá uma porcentagem mais controlada disso.”

Em vez de usar peróxido de hidrogênio puro em casa (o que não é recomendado), Clemons diz que usar um gel ou tiras de clareamento fornecerá resultados seguros e eficazes. Apenas certifique-se de seguir as instruções e não use mais do que o indicado.

“O que dá a você um bom resultado é a quantidade de tempo de contato do peróxido com o dente”, diz ela. “Algo como um gel ou uma tira que fica no dente por um longo período de tempo terá melhores resultados do que pasta de dente ou enxaguatório bucal.”

Bicarbonato de sódio

O ingrediente da despensa fiel tem muitos usos, incluindo clareamento de dentes. Mas, novamente, a Dra. Clemons sugere procurar produtos odontológicos que contenham bicarbonato de sódio.

“O que é bom sobre o bicarbonato de sódio é que ele é menos abrasivo do que muitos outros ingredientes”, diz ela. “Se você compará-lo com outro creme dental branqueador, ele não tem a mesma textura, então é um pouco mais suave para os dentes.”

Na verdade, ela diz que a pasta de dente feita com bicarbonato de sódio é mais eficaz na remoção de manchas do que vários outros tipos de pasta de dente.

“O que você quer ter certeza com qualquer um desses cremes dentais é que você ainda está recebendo flúor”, diz ela. “Um dos principais benefícios de uma pasta de dente é que você obtém pelo menos duas aplicações diárias de flúor nos dentes.”

Extração de óleo

Uma prática tradicional indiana, a extração de óleo pode ser demorada e pode não oferecer o tipo de resultado que você espera. “Eu não vi nenhuma evidência boa de que clarearia os dentes”, disse a Dra. Clemons.

O processo envolve o uso de 1 colher de sopa de óleo como gergelim, coco ou girassol para passar 15 a 20 minutos por dia. O processo de pensamento é que o óleo está limpando não apenas os dentes, mas também entre eles.

“A extração de óleo não é um substituto para manter os dentes limpos”, diz ela. “Não vai substituir a escovação e o uso do fio dental, mas pode ser usado em combinação com eles.”

Fitas ou bandejas de clareamento

Uma forma popular de clarear os dentes, fitas ou bandejas de clareamento podem ter um efeito positivo no seu sorriso.

A maioria dos produtos contém peróxido de carbamida (um produto químico que contém peróxido de hidrogênio) ou peróxido de hidrogênio. Normalmente, você terá que usar a solução nos dentes por 30 a 45 minutos diariamente.

“Ao usar peróxido de carbamida ou peróxido de hidrogênio, você obterá o verdadeiro resultado de clareamento”, diz a Dra. Clemons. “Esses produtos químicos estão quebrando as ligações dessas moléculas causadoras de cor e você realmente verá um resultado”.

Com tantas opções disponíveis para uso doméstico, a principal diferença a procurar é o ajuste. Um ajuste personalizado, especialmente em bandejas, dará a você mais controle sobre para onde o gel ou fórmula vai e por quanto tempo permanece. Isso ajuda não só a eficácia do tratamento, mas também protege as gengivas e os dentes de efeitos colaterais como sensibilidade e irritação gengival.

Quanto tempo durarão os resultados?

Aproximar-se de um sorriso brilhante depende de qual tratamento você usa e por quanto tempo você o usa. “Pode levar algumas semanas para obter os mesmos resultados com um tipo de tira, em comparação com talvez sete dias para algo um pouco mais forte”, diz Dra. Clemons.

Mas antes de iniciar qualquer tipo de tratamento de clareamento, é importante certificar-se de que seus dentes estão saudáveis. “Se houver uma cavidade ou doença gengival subjacente e você colocar uma solução clareadora nos dentes e nas gengivas, é mais provável que tenha efeitos adversos”, diz ela.

Dicas para prevenir manchas nos dentes

Embora haja alegações de que outros produtos como carvão ativado, argila de caulim, vinagre de maçã e frutas como abacaxi e morango são eficazes na remoção de manchas, Clemons não viu prova de que funcionem. Na verdade, o ácido do vinagre de maçã e das frutas e a abrasividade do carvão ativado podem prejudicar o esmalte dos dentes.

Mas prevenir manchas nos dentes pode ser uma batalha sem fim, então, além de usar um tratamento de clareamento, você pode combater as manchas antes que elas se formem:

  • Limitar a mancha de alimentos e bebidas como café, chá e vinho.
  • Parar de fumar.
  • Escovar os dentes e passar fio dental duas vezes ao dia.
  • Agendar limpezas dentais regulares para ajudar a remover mais placa bacteriana e manchas superficiais.

“As principais coisas a fazer são manter seus dentes limpos e saudáveis ​​escovando e usando fio dental todos os dias e certificando-se de ver seu higienista dental regularmente para ajudar a remover qualquer uma dessas manchas extrínsecas de seus dentes”, completa Clemons.