Como ajudar um amigo com problemas de imagem corporal

0

É comum nos sentirmos desconfortáveis ​​com diferentes aspectos do nosso corpo ou querermos fazer pequenas mudanças aqui e ali. No entanto, às vezes essa insatisfação pode começar a se tornar um fardo para nossa saúde mental e física. Aqui estão algumas dicas para ajudar um amigo que pode estar lutando com uma imagem corporal negativa e onde encontrar apoio.

O que é imagem corporal?

A imagem corporal refere-se à maneira como vemos nossa aparência física e como imaginamos nossos corpos para os outros. Pessoas com imagem corporal positiva geralmente se sentem confortáveis ​​e confiantes em seus corpos, enquanto pessoas com imagem corporal negativa podem se sentir ansiosas, desajeitadas ou envergonhadas com seus corpos. É importante ter em mente que podemos ver nossos corpos de maneira distorcida ou imprecisa que nem sempre se alinha com a realidade.

Alguém que está lutando com uma imagem corporal negativa pode:

  • Fazer comentários negativos sobre seu tamanho, forma ou aparência.
  • Pesar-se com frequência e/ou sentir-se incomodado com pequenas flutuações de peso.
  • Ficar obcecado com sua aparência ou escolha diferentes aspectos de seu corpo.
  • Tentar esconder o corpo com roupas largas ou largas.
  • Evitar eventos sociais ou outras atividades que exijam um certo código de vestimenta (por exemplo, natação).
  • Fazer esforços contínuos para perder peso, muitas vezes através de dietas extremas ou exercícios intensos.

É importante lembrar que a imagem corporal negativa pode impactar qualquer pessoa, independentemente de sua identidade, idade, sexo ou tamanho corporal.

Como posso apoiar um amigo com imagem corporal negativa?

Dependendo de quão intensamente alguém experimenta uma imagem corporal negativa, pode ser uma questão difícil de superar. Aqui estão algumas maneiras de apoiar um amigo que pode estar passando por uma imagem corporal negativa.

Seja aberto e honesto sobre suas preocupações

Se estiver preocupado com o comportamento de um amigo, informe-o em particular. Tente fornecer exemplos específicos de momentos em que você se sentiu preocupado ou preocupado com eles (por exemplo, eles evitaram um evento ou ocasião por causa de preocupações com comida ou corpo, foram particularmente críticos consigo mesmos, seus hábitos alimentares ou de exercícios mudaram, etc.). Certifique-se de usar declarações “eu” ao expressar suas preocupações. Aqui estão alguns exemplos que você pode usar:

  • “Fico triste quando ouço você falar criticamente sobre você e seu corpo.”
  • “Fico preocupado quando vejo você pular refeições.”
  • “Fico preocupado quando você se pesa repetidamente.”

Dê tempo ao seu amigo para processar e responder às conversas que você tem sobre imagem corporal, especialmente se estiver preocupado. Aproximar-se de seu amigo com compaixão pode percorrer um longo caminho. Evite tentar diagnosticar ou rotular os hábitos ou experiências do seu amigo.

Coloque um exemplo

As pessoas podem se envolver em conversas internas negativas sem nem perceber. Comentar sobre nossa aparência, atividade física ou hábitos alimentares pode ser comum em algumas amizades ou relacionamentos. Se seu amigo está lutando com uma imagem corporal negativa, às vezes a melhor coisa que podemos fazer é dar um exemplo positivo. Praticar a autoaceitação e a autocompaixão nos permite manter espaço não apenas para nós mesmos, mas também para nossos amigos. Também é útil evitar fazer comentários negativos sobre seu próprio corpo e dos outros.

Construa-os

Lembre seus amigos que você os ama por quem eles são, não por sua aparência. Embora não haja nada de errado em elogiar seu amigo pela aparência dele, às vezes pode ser mais útil se concentrar em coisas que não estão relacionadas à aparência dele. Por exemplo, você pode deixar seu amigo saber o quão engraçado ele é, o quão corajoso ele é, o quão inteligente ele é ou o quão grande ele é. Concentrar-se nas qualidades internas pode ajudar a desviar a atenção da aparência de alguém e deixá-los saber que são valorizados como pessoa.

Deixar de seguir contas nas redes sociais

As redes sociais podem impactar nossa autoestima, mesmo que não seja óbvio. Se você ou seu amigo seguem contas que afetam sua imagem corporal, autoestima ou estão afetando negativamente sua saúde mental: deixe de segui-los. Em vez disso, procure relatos que promovam a positividade corporal (ou neutralidade corporal) e o amor próprio.

Conclusão

É normal ver pessoas que possuem algum problema de imagem corporal. Acima foram escritas algumas dicas para ajudar alguém que possua tal problema, porém, é sempre importante orientar a pessoa a buscar orientação médica especializada para realizar o tratamento necessário.